Brasileiro de 15 anos supera Apple com tecnologia de reconhecimento de língua portuguesa
Por Redação
Um brasileiro de 15 anos de idade conseguiu aquilo que a empresa multimilionária Apple ainda não conseguiu: adaptar o sistema de reconhecimento de voz Siri, lançado com o recente modelo iPhone 4S, à língua portuguesa, quando oficialmente as únicas línguas suportadas são o inglês, o alemão e o francês.
O adolescente, entendendo que a empresa não prestava a devida atenção à língua portuguesa, não esperou por um update da Apple e meteu mãos à obra e conseguiu que o sistema de reconhecimento de voz «entendesse» português.
A ideia terá surgido de uma conversa com os amigos, que sentiam a falta de poder utilizar o aparelho na língua materna.
Pedro Francheschi explica que a adaptação foi feita a partir da interceção da comunicação entre o dispositivo de reconhecimento de voz do iPhone e os servidores da Apple. Para isso, o programador utilizou a aplicação Dragon Dictation, que transcreve dados de voz em português.
O jovem explica no seu blogue que apesar da funcionalidade ainda não estar disponível para os utilizadores comuns, vai tentar inverter tal facto: «assim que o Jailbreak [método através do qual é possível desbloquear o iPhone para permitir a instalação de programas não aprovados oficialmente pela Apple] do iPhone 4S estiver disponível, trabalharei arduamente para fazer o Siri em português brasileiro funcionar no iPhone 4S, não dependendo assim da Apple para isso!»
Desde a divulgação da descoberta, o jovem autodidata recebeu várias ofertas de trabalho. Apesar disso, mantém-se na empresa onde já colaborava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário