Bilingues utilizam mais áreas do cérebro
por Lusa, publicado por Ana Meireles - 19 setembro 2013
Fotografia © Wikimedia
Commons
As pessoas bilingues desde pequenas
utilizam mais áreas cerebrais e têm uma maior capacidade cognitiva, indica um
estudo apresentado hoje num encontro sobre Bilinguismo e Neurociência Cognitiva
na Universidade Pompeu Fabra (UPF) de Barcelona.
Aqueles bilingues têm ainda uma maior capacidade de se adaptarem às mudanças
do que os monolingues, embora tenham um processamento da linguagem menos
eficiente, concluiu o estudo "Consolider Brainglot".
A investigação, com seis anos, estudou os mecanismos de cognição neurológica que possibilitam a aquisição e o uso de línguas diferentes e permitiu compreender que a morfologia do cérebro é determinada pelo número de línguas que são aprendidas simultaneamente, disse Núria Sebastián, coordenadora do estudo e professora na UPF.
O estudo foi realizado em Espanha porque o país constitui o "cenário perfeito" para tal, dada a existência de muitos indivíduos que utilizam línguas muito semelhantes, como o catalão e o castelhano, ou diferentes, como o castelhano e o basco.
As pessoas bilingues desde que aprendem a falar têm um processamento da linguagem menos eficiente porque "o seu cérebro tem que estar sempre a escolher o idioma em falam (...) e capacidade neurológica (...) tecnicamente conhecida como flexibilidade cognitiva", referiu Núria Sebastián, citada pela agência noticiosa espanhola EFE.
O estudo também analisou a aprendizagem de uma segunda língua, explicando a maior dificuldade em aprender uma segunda língua mais tarde com o facto de a primeira ter ocupado um espaço prioritário no cérebro.
A investigação, que observou diferenças cerebrais morfológicas entre os indivíduos nativos e os que aprendem uma segunda língua quando são mais velhos, abre caminho à identificação de padrões cerebrais relacionados com as melhores estratégias de aprendizagem.
FONTE
A investigação, com seis anos, estudou os mecanismos de cognição neurológica que possibilitam a aquisição e o uso de línguas diferentes e permitiu compreender que a morfologia do cérebro é determinada pelo número de línguas que são aprendidas simultaneamente, disse Núria Sebastián, coordenadora do estudo e professora na UPF.
O estudo foi realizado em Espanha porque o país constitui o "cenário perfeito" para tal, dada a existência de muitos indivíduos que utilizam línguas muito semelhantes, como o catalão e o castelhano, ou diferentes, como o castelhano e o basco.
As pessoas bilingues desde que aprendem a falar têm um processamento da linguagem menos eficiente porque "o seu cérebro tem que estar sempre a escolher o idioma em falam (...) e capacidade neurológica (...) tecnicamente conhecida como flexibilidade cognitiva", referiu Núria Sebastián, citada pela agência noticiosa espanhola EFE.
O estudo também analisou a aprendizagem de uma segunda língua, explicando a maior dificuldade em aprender uma segunda língua mais tarde com o facto de a primeira ter ocupado um espaço prioritário no cérebro.
A investigação, que observou diferenças cerebrais morfológicas entre os indivíduos nativos e os que aprendem uma segunda língua quando são mais velhos, abre caminho à identificação de padrões cerebrais relacionados com as melhores estratégias de aprendizagem.
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