sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Uso frequente de aspirina pode elevar perda de visão em idosos, diz estudo

Uso frequente de aspirina pode elevar perda de visão em idosos, diz estudo

Risco sobe de 1% para 1,8%, mas valor é importante do ponto de vista estatístico, dizem especialistas.

Da BBC

Aspirina (Foto: BBC)
Pesquisa sobre efeitos da aspirina para a visão
foi feita ao longo de 20 anos nos EUA (Foto: BBC)
Tomar aspirina regularmente durante períodos prolongados pode aumentar o risco de uma pessoa apresentar degeneração macular, transtorno associado à idade que provoca perda de visão. Essa é a conclusão de um estudo com quase 5 mil participantes feito nos Estados Unidos.
Baseado em dados colhidos ao longo de 20 anos, o trabalho foi publicado na revista científica "Journal of the American Medical Association" (Jama).
O aumento no risco foi relativamente modesto: participantes que tomaram aspirina regularmente (mais de duas vezes por semana durante três meses) ao longo de dez anos ou mais apresentam quase duas vezes mais chances de desenvolver degeneração macular do que os que não tomaram o medicamento.
A probabilidade de sofrer do problema é de 1% para quem não tomou aspirina e de 1,8% para quem tomou. Quando se leva em conta o fato de que um alto número de pessoas consome aspirina com frequência, esse aumento do risco passa a ser significativo, dizem os especialistas.
Benefícios da aspirina
A degeneração macular é a principal causa da perda de visão entre pessoas maiores de 60 anos. A enfermidade afeta a mácula – parte do olho que permite ver imagens em detalhes – e pode, gradualmente, levar à cegueira.
Embora exista um tratamento para retardar a perda de visão, não há cura ou uma forma de recuperar o que foi perdido.
Nos últimos anos, estudos vêm apontando os efeitos protetores da aspirinas contra várias enfermidades. Especialistas acreditam, por exemplo, que as propriedades anti-inflamatórias dessa substância ajudem a prevenir infartos e acidentes vasculares, como o derrame cerebral.
O remédio também é usado para aliviar a dor e a inflamação causadas pela artrite. Também há estudos que vinculam o usa da aspirina à proteção contra alguns tipos de câncer. Como resultado, milhões de pessoas tomam o medicamento regularmente no mundo.
Nos EUA, por exemplo, estima-se que 19,3% da população adulta tome aspirina com frequência. E o consumo tende a aumentar com a idade.
O país também apresenta uma alta incidência de casos de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Segundo a Macular Degeneration Association, 9 milhões de americanos maiores de 40 anos sofrem desse problema.
Há duas formas de DMRI: a "seca", em que a visão lentamente fica embaçada, tipo que responde pela maioria dos casos, e a "úmida", menos comum, quando aparecem novos vasos sanguíneos sob a retina, provocando o vazamento de fluidos e levando, eventualmente, à cegueira. Esse segundo tipo foi o visto nos voluntários que tomaram aspirina.
O estudo
Para estudar a relação entre ingestão de aspirina e a DMRI, a pesquisadora Barbara Klein, da Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, em Madison, analisou dados de um estudo populacional sobre doenças oculares associadas à idade.
Klein e sua equipe também fizeram testes de visão nos participantes, que tinham idades entre 43 e 86 anos no início da pesquisa. Os testes foram feitos a cada cinco anos, durante duas décadas.
Ao analisar os resultados, os cientistas levaram em conta fatores como idade, sexo e nível socioeconômico dos participantes. A incidência de casos de DMRI em indivíduos que haviam ingerido aspirina durante mais de dez anos foi de 1,8%. Entre os que não tomaram aspirina, a incidência foi de 1%.
'Estatisticamente importante'
"A associação entre o uso regular de aspirina e a incidência de DMRI neovascular (úmida) é pequena, porém estatisticamente importante", ressaltaram os autores. Eles acrescentaram que é necessário fazer mais estudos para confirmar os resultados.
"Se (os resultados) forem confirmados, é importante definir os mecanismos causais para que se desenvolvam métodos que bloqueiem esse efeito e previnam ou atrasem o desenvolvimento de DMRI neovascular em pessoas que tomem aspirina."
FONTE

Cães são usados em tratamento de crianças com câncer no Equador

Cães são usados em tratamento de crianças com câncer no Equador

Pacientes suportam melhor a quimioterapia, apontam estatísticas.
Nível de adrenalina dos pequenos aumenta quando os bichinhos chegam.

Do G1, com informações da AP

Câncer cães 4 (Foto: Dolores Ochoa/AP)Após a brincadeira, a paciente com câncer desenha o cãozinho que acabou de vê-la (Foto: Dolores Ochoa/AP)
O hospital da Sociedade de Luta contra o Câncer (Solca) do Equador, em Quito, tem usado cães para ajudar no tratamento das crianças atendidas no local.
Câncer cães (Foto: Dolores Ochoa/AP)
O menino Edison se despede da cadelinha Juci após receber a visita no hospital (Foto: Dolores Ochoa/AP)
Todas as quartas-feiras, os pequenos recebem os animais, o que, segundo estatísticas do hospital e depoimentos dos pais, faz com que os pacientes suportem melhor a quimioterapia.
Câncer cães 2 (Foto: Dolores Ochoa/AP)
O pequeno Pablo sorri enquanto tenta acariciar a cadela parson russell terrier Juci (Foto: Dolores Ochoa/AP)
Isso ocorre porque os níveis de adrenalina das crianças aumenta quando elas recebem a visita dos bichinhos, o que acaba elevando a resistência aos efeitos colaterais dos medicamentos.
Câncer cães 3 (Foto: Dolores Ochoa/AP)
A menina Paola brinca com Lancelot, que visita as crianças uma vez por semana (Foto: Dolores Ochoa/AP)
Entre os cães, estão o cocker spaniel americano Lancelot e a parson russell terrierJuci.
FONTE
.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Médicos empregam teias de aranha na cirurgia reconstrutiva

Médicos empregam teias de aranha na cirurgia reconstrutiva

Os índios sul-americanos já conheciam as propriedades curativas das teias de aranha. Ultrarresistente, flexível e biodegradável, a seda da "Nephila clavipes" permite restabelecer fibras nervosas ou tendões rompidos.
Teias de aranha são verdadeiras obras de arte. Num antigo escritório da Faculdade de Medicina de Hannover, 30 dessas estruturas, com até um metro de diâmetro, pendem de galhos altos, encostados nas paredes. No centro de cada uma está pousada uma aranha do gênero Nephila, comum na América do Sul, com as pernas rajadas de negro e medindo um palmo.
Fêmeas do gênero "Nephila" alcançam um palmo de tamanho
Com habilidade, Christina Allmeling retira da teia uma das aranhas e a leva para a sala ao lado. Debatendo-se, o animal é fixado com uma compressa de gaze presa por pequenos alfinetes, de modo que apenas seu abdômen fique exposto.
Logo Allmeling encontra a ponta do fio de seda e a puxa para fora, explicando que o procedimento não causa qualquer dor à aranha. Então, cola o fio ultradelgado numa espécie de roda de fiar movida a eletricidade, com 30 centímetros de diâmetro.
A pesquisadora liga o aparelho. "A aranha produz seda em uma de suas sete glândulas fiandeiras. Ela própria não tem como interromper essa produção", explica. A quantidade de seda extraída, que pode chegar a até 200 metros, depende, em primeira linha, do tamanho do animal, mas também de sua alimentação.
Dos índios à cirurgia plástica
Diferentes ramos da ciência têm se interessado pelas propriedades dos fios tecidos pela aranha. A cirurgia reconstrutiva, por exemplo, estuda sua aplicação na cura de tendões rompidos e no tratamento de fibras nervosas.
O professor universitário Peter Vogt, diretor da Clínica de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina de Hannover, aposta nos fios como material de sutura, por possuírem "resistência e flexibilidade muito elevadas e uma superfície extremamente lisa".
Uma das principais vantagens da seda é o fato de ser um material natural, ao contrário do plástico. "Os plásticos não se decompõem. E o quando o fazem, possivelmente desencadeiam reações inflamatórias", completa o professor.
As populações indígenas da América do Sul já se beneficiavam das propriedades da seda das aranhas, ao depositar teias inteiras sobre feridas com sangramento forte. Em geral, no dia seguinte as lesões já estavam curadas.
Cada aranha produz até 200 metros de seda
Dos carneiros aos seres humanos
Vogt pretende empregar os fios de seda como material high-tech, por exemplo, no caso de lesões nervosas. É comum motociclistas sofrerem de rupturas dos nervos na região do ombro, em consequência de acidentes. A insensibilidade de braços e mãos resultante é geralmente duradoura, pois as novas fibras nervosas não encontram mais o caminho até os membros. A ideia é que fios de aranha implantados nos ombros mostrem aos nervos o trajeto certo.
Uma veia de porco, da qual foram retiradas as células, serve como invólucro biológico, explica Vogt. "Centenas de fios de aranha são colocados nesse invólucro. As fibras nervosas que se formam encontram então o caminho ao longo dos fios." Até mesmo feixes de fibras inteiros se orientam pelos fios de aranha, e assim se unem e se reconstituem.
Em testes com carneiros e primatas, o novo procedimento tem tido resultados positivos. Num próximo passo, os humanos passarão também a se beneficiar da seda da teia das aranhas.
Autoria: Michael Engel/Gudrun Heise (av)
Revisão: Soraia Vilela

DW.DE

Ciêncistas confirmam que mundo vai acabar...mas não será hoje

Ciêncistas confirmam que mundo vai acabar...mas não será hoje
Por Redação   -   00:13 - 21-12-2012
Vida no planeta acaba daqui a milhões de anos (foto de arquivo) (foto AP)

A profecia Maia que aborda um eventual fim do mundo está a levar a uma onda de histeria em vários pontos do planeta. A comunidade científica confirma que mundo vai acabar...mas não será hoje.
O fim do mundo, salvo algum acontecimento cataclísmico do qual não há qualquer previsão, é uma certeza científica, e deverá ocorrer daqui a mais de cinco mil milhões de anos, com o desaparecimento do Sol. Antes disso, daqui a mil milhões de anos, o planeta continuará a existir mas sem vida, uma vez que o aquecimento constante do Sol deverá atingir nessa altura temperaturas que impossibilitam a existência de água na Terra, pelo menos em estado líquido.
Há quem venda bunkers em montanhas para escapar ao apocalipse, quem acredite que numa povoação em França um óvni vai aparecer e levar os poucos sobreviventes da tragédia, quem defenda que vão cair meteoritos e dizimar a vida no planeta, ou quem preveja a ocorrência de tsunamis gigantes capazes de engolir cidades inteiras. Estas são algumas das fatalidades anunciadas num fenómeno que atrai o interesse de inúmeros crentes, e que os astrónomos criticam.
O diretor do Observatório de Astronomia de Lisboa, Rui Agostinho, contou ao Público que desde o ano passado que o observatório tem recebido questões sobre o fim do mundo. Agostinho revelou que uma das explicações para a crença neste tipo de teorias se pode explicar com a falta de cultura científica.
Para tirar quaisquer dúvidas sobre o tema, foram organizadas palestras no ciclo Sessão Apocalíptica, e termina às 21.30 horas com o colóquio intitulado «Maias 2012: O fim dos tempos?»


sábado, 8 de dezembro de 2012

La terapia psicológica para reducir la depresión


La terapia psicológica para reducir la depresión

Última actualización: Sábado, 8 de diciembre de 2012
Las personas con depresión que no responden a tratamiento con fármacos pueden reducir sus síntomas con la terapia cognitivo conductual, afirman científicos.
Depresión
La terapia cognitivo conductual ayuda a cambiar la forma como el paciente piensa.
El estudio, publicado en The Lancet, encontró que la terapia cognitivo conductual (TCC), benefició a casi la mitad de los 234 pacientes que la recibieron combinada con un apoyo normal de su médico general.
Casi 70% de las personas con depresión no responden a los fármacos antidepresivos.
Por eso, tal como señala la organización de salud mental Mind, estos pacientes deben tener acceso a una variedad de tratamientos.
La TCC es una forma de psicoterapia diseñada para ayudar a la gente con depresión a cambiar su forma de pensar, a mejorar su estado de ánimo y alterar su conducta.
El estudio siguió a 469 pacientes con depresión resistente a tratamiento seleccionados en clínicas de medicina general en Inglaterra durante 12 meses.
Un grupo de pacientes continuó con el cuidado normal que le ofrecía su médico general, el cual incluía medicación con antidepresivos.
El segundo grupo recibió también TCC.

Variedad de tratamientos

Después de seis meses los investigadores encontraron que 46% de los que habían recibido TCC informaron por lo menos una reducción de 50% en sus síntomas.
"Recibimos positivamente este estudio porque reconoce que los pacientes deben tener derecho a una variedad de opciones de tratamientos basados en sus necesidades individuales"
Paul Farmer
El primer grupo sólo experimentó una reducción de 22%.
El estudio concluye que la TCC es efectiva para reducir los síntomas y mejorar la calidad de vida de los pacientes.
Las mejoras, agrega, lograron mantenerse por un periodo de 12 meses.
La doctora Nicola Wiles, del Centro de Investigación de Salud Mental, Adicción y Suicidio de la Universidad de Bristol, expresa que "aunque la adición de TCC fue efectiva en pacientes que no habían respondido a antidepresivos, no todos los que recibieron TCC mejoraron".
"Estos pacientes tenían depresión severa y crónica así que es poco probable que un tratamiento sea efectivo para todos".
"Necesitamos invertir en otra investigación para encontrar tratamientos alternativos para pacientes cuyos síntomas no han respondido a tratamiento con antidepresivos" agrega.
Los pacientes que sí se beneficiaron con la terapia cognitivo conductual pasaron una hora a la semana con un psicólogo clínico aprendiendo a cambiar la forma como piensan.
Chris Williams, profesor de psiquiatría psicosocial de la Universidad de Glasgow, quien participó en el estudio, afirma que "la investigación utilizó una intervención de TCC junto con un tratamiento de antidepresivos".
"Esto confirma cómo estos enfoques, el psicológico y el físico, pueden complementarse".
"El hallazgo también es alentador porque encontramos que el enfoque tuvo un buen efecto en toda una variedad de personas de distintas edades que vivían en varios ambientes".
Medicinas
70% de pacientes con depresión no responden a las medicinas.
Por su parte, Paul Farmer, presidente ejecutivo de Mind, señala que no existe un tratamiento de "una sola talla para todos" los que tienen problemas de salud mental.
"Recibimos positivamente este estudio porque reconoce que los pacientes deben tener derecho a una variedad de opciones de tratamientos basados en sus necesidades individuales" dice.
"Las iniciativas como los programas de acceso a terapias psicológicas han ayudado a asegurarnos de que hay más opciones de tratamiento disponibles para trastornos como depresión".
"Sin embargo, sabemos que todavía hay una enorme diferencia entre el tratamiento que una persona desea y lo que realmente puede conseguir", agrega el experto.
FUENTE

80 formas como o açúcar pode arruinar a sua saúde


80 formas como o açúcar pode arruinar a sua saúde

Parece apetitoso? Pense duas vezes antes e consumir. (Foto: Thinkstock)
O açúcar já é considerado vilão por muitos motivos: seu alto consumo pode provocar cáries dentárias, engordar, aumentar o surgimento de espinhas na adolescência, influenciar em quadros de diabetes... Enfim, apesar de ser um tempero muito gostoso para alimentos e bebidas, seu consumo em excesso pode ser prejudicial para a saúde de diversas maneiras e em para pessoas em diferentes idades.
Além desses efeitos negativos, existem muitos outros que poucas pessoas conhecem. Para desmascarar todo o mal que o açúcar pode fazer, a especialista em alimentação e nutrição Nancy Appleton, baseando-se em inúmeros trabalhos científicos, elaborou uma lista com inúmeros itens que revelam como o açúcar pode ser prejudicial à saúde.

Confira 80 desses itens da lista e veja como algo tão doce pode trazer resultados tão amargos para o corpo:


  1. Crianças que bebem refrigerantes (que contém altas taxas de açúcar), em geral, ingerem menos leite.
  2. O açúcar pode deprimir o sistema imunológico.
  3. Pode desequilibrar a relação entre os minerais no organismo.
  4. Pode causar hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração e distúrbios de humor em crianças.
  5. Pode produzir um aumento significativo dos triglicerídeos.
  6. Reduz as defesas orgânias contra infecções bacterianas.
  7. Causa perda da elasticidade e função dos tecidos – quanto mais açúcar você come, mais elasticidade e função você perde.
  8. Reduz lipoproteínas de alta densidade (HDL).
  9. Pode levar à deficiência de cromo.
  10. Pode estar associado ao câncer de ovários.
  11. Pode elevar rapidamente os níveis de glicose.
  12. Causa deficiência de cobre.
  13. Interfere na absorção de cálcio e magnésio
  14. Pode tornar os olhos mais vulneráveis à degeneração macular relacionada à idade.
  15. Pode produzir acidez no trato digestivo.
  16. Pode causar um rápido aumento nos níeis de adrenalina em crianças.
  17. Pode causar envelhecimento precoce.
  18. Pode causar deterioração dos dentes.
  19. Pode levar à obesidade.
  20. Aumenta o risco de doença de Crohn e colites ulcerativas.
  21. Pode causar úlceras gástricas ou duodenais.
  22. Pode causar artrite.
  23. Pode causar distúrbios de aprendizado em crianças
  24. Contribui para a proliferação da Candida albicans – fungo responsável pela candidíase vaginal, entre outras infecções.
  25. Pode ausar cálculos biliais.
  26. Pode causar doenças do coração.
  27. Pode causar hemorroidas.
  28. Pode causar varizes.
  29. Pode levar a doenças periodontais.
  30. Pode contribuir para a osteoporose.
  31. Pode causar diminuição da sensibilidade à insulina.
  32. Pode diminuir a quantidade de Vitamina E no sangue.
  33. Pode reduzir o nível de hormônio do crescimento.
  34. Pod eaumentar o colesterol.
  35. Aumenta a AGEs.
  36. Pode interferir na absorção de proteínas.
  37. Causa alergia alimentar.
  38. Pode contribuir para o eczema em crianças.
  39. Pode causar doenças cardiovasculares.
  40. Pode prejudicar a estrutura do DNA.
  41. Pode alterar a estrutura das proteínas.
  42. Pode causar rugas pela alteração da estrutura do colágeno.
  43. Pode causar catarata.
  44. Pode causar aterosclerose.
  45. Pode aumentar as lipoproteínas de baixa densidade (LDL).
  46. Reduz a capacidade de funcionamento das enzimas.
  47. Seu consumo está associado ao desenvolvimento da doenças de Parkinson.
  48. Pode aumentar a quantidade de gordura no fígado.
  49. Pode aumentar o tamanho e produzir alterações patológicas nos rins.
  50. Pode danificar o pâncreas.
  51. Pode aumentar a retenção de líquidos no organismo.
  52. Causa constipação.
  53. Pode tornar os tendões mais frágeis.
  54. Pode causar dores de cabeça, inclusive enxaqueca.
  55. Desempenha papel no câncer de pâncreas nem mulheres.
  56. Aumenta o risco de câncer no estômago.
  57. Pode aumentar o risco de desenvolver gota.
  58. Pode contribuir para a doença de Alzheimer.
  59. Pode causar adesividade plaquetária, o que contribui para a formação de coágulos sanguíneos.
  60. Pode causar desequilíbrio hormonal; alguns hormônios tornam-se hipoativos e outros se tornam hiperativos.
  61. Pode levar à formação de cálculos renais.
  62. Pode produzir radicais livres e estresse oxidativo.
  63. Pode levar ao câncer do trato biliar.
  64. Aumenta a concentração de ácidos biliares nas fezes e de enzimas bacterianas no cólon, o que pode produzir compostos cancerígenos a câncer de cólon.
  65. É uma substância que causa dependência.
  66. Pode ser tóxico, como o álcool.
  67. Pode agravar a SPM (Síndrome Pré-Menstrual).
  68. Pode diminuir a estabilidade emocional.
  69. Pode piorar os sintomas de crianças com déficit de atenção.
  70. Pode induzir à morte celular.
  71. Pode aumentar a quantidade de alimento que você ingere.
  72. Pode levar ao câncer de próstata.
  73. Desidrata os recém-nascidos.
  74. Pode aumentar os níveis de homocisteína na corrente sanguínea.
  75. Aumenta o risco de câncer d emama.
  76. Pode causar câncer de reto.
  77. Pode causar câncer de rim.
  78. Pode causar câncer de fígado.
  79. Pode aumentar o ácido úrico no sangue.
  80. É um fator de risco para câncer do intestino delgado.
Depois de conferir alguns itens dessa lista, você com certeza não deve mais sentir tanta vontade assim de consumir esse alimento. Contudo, o sabor doce é quase indispensável à dieta de qualquer pessoa. Se você faz questão de adoçar sua receita, opte por outras alternativas como mel (natural e nutritivo), melado de cana ou adoçantes naturais (como o stevita). Contudo, mesmo essas opções devem ser acrescentadas comedidamente, em pequenas quantidades.
**Veja a lista completa aqui

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

8/8 - EL VERDADERO ARTE DE SANAR - INFLUENCIA NUTRICIONAL SOBRE LA ENFERMEDAD


FUENTE

7/8 - EL ORIGEN DE LAS ENFERMEDADES - INFLUENCIA NUTRICIONAL SOBRE LA ENFERMEDAD


FUENTE

6/8 - PENSAMIENTO MEMORIA Y APRENDIZAJE - INFLUENCIA NUTRICIONAL SOBRE LA ENFERMEDAD


FUENTE

5/8 - SIN EXCUSA - INFLUENCIA NUTRICIONAL SOBRE LA ENFERMEDAD


FUENTE

4/8 - INFLUENCIA NUTRICIONAL - INFLUENCIA NUTRICIONAL SOBRE LA ENFERMEDAD


FUENTE

3/8 - SOBRE TODA COSA GUARDA TU CORAZÓN - INFLUENCIA NUTRICIONAL SOBRE LA ENFERMEDAD


FUENTE

2/8 - DESCUBRIENDO LAS TRAMPAS - INFLUENCIA NUTRICIONAL SOBRE LA ENFERMEDAD


FUENTE

1/8 - EL ESPIRITU COMPROBADO POR LA CIENCIA - INFLUENCIA NUTRICIONAL SOBRE LA ENFERMEDAD


FUENTE

domingo, 2 de dezembro de 2012

Revolución rusa en la cirugía cardiovascular


En el mundo de la ciencia y la tecnología

  Revolución rusa en la cirugía cardiovascular

1.12.2012, 17:02



19.05.2011 бокерия операция бокерия сердце медицина
Foto: RIAN

Los médicos rusos realizaron una revolución en la cirugía cardiovascular mundial. Ahora miles de personas con cardiopatías podrán vivir normalmente.

Los especialistas del Centro Nacional de Cirugía Cardiovascular Bákulev diseñaron y aplicaron en la práctica por primera vez una válvula cardíaca artificial de flujo completo que no provoca complicaciones postoperatorias.
La paciente Nina Golovid fue hospitalizada en un estado de suma gravedad. Padecía de una cardiopatía grave. A causa de esta enfermedad en el mundo mueren anualmente millones de personas. Les mata la insuficiencia cardíaca o el infarto que complican con frecuencia las cardiopatías. Para salvar a la paciente se decidió implantarle la nueva válvula. La operación de tres horas fue practicada por Leo Bokeria, uno de los mejores cirujanos cardíacos del país y director del Centro Cardiovascular Bákulev:
—La paciente tiene sesenta y tres años. Ingresó con grave estenosis de la válvula aórtica, dice Bokeria. Es decir la paciente se encontraba en un estado de máxima gravedad. Ahora su estado es satisfactorio. Se la desconectó del aparato de respiración artificial y ella respira por sí misma. Del servicio de reanimación se la pasó a una unidad de cuidados postoperatorios Tiene buenas perspectivas, porque ahora la válvula no presenta resistencia alguna. A la paciente no se le impone limitación alguna.
La nueva válvula cardíaca es un invento ruso. Permite que la sangre pase libremente a la aorta. Tiene un riesgo de rechazo mucho menor que sus antecesores. Además es más duradera. Las válvulas biológicas de la generación anterior que se hacían con tejidos animales se reemplazaban cada siete años. La nueva válvula rusa, de un material ligero y resistente, funcionará más de diez años.
Pero su ventaja fundamental consiste en que actualmente es la válvula más segura. Puede implantarse incluso a niños de corta edad. Hablando con propiedad, se diseñaba especialmente para ellos. Las variantes anteriores de válvulas a menudo producían complicaciones. Por ejemplo, se alteraba la coagulabilidad de sangre y se desarrollaba la trombosis, una amenaza para la vida.
El invento ruso es una revolución en el tratamiento de las enfermedades cardiovasculares, asevera Yuri Gorbatij, director del Centro de Cardiocirugía Infantil del Instituto de Patología de la Circulación de Novosibirsk:
—La idea es muy buena. La válvula tricúspide de flujo completo de diseño ruso presenta características de funcionamiento en el flujo de sangre muy cercanas a una válvula normal del corazón. No conozco válvulas tricúspides extranjeras similares.
Ahora ha aparecido la esperanza de salvación para los pacientes de cardiopatías. Tan solo en Rusia necesitan anualmente tal operación decenas de miles de personas. Entre ellas hay no pocos niños que aguantan mucho peor las afecciones cardíacas que los adultos.
Comienza campaña contra el hambre en Portugal
2.12.2012, 15:52




Португалия протест Португалия
Foto: EPA
Desde el 1 hasta el 9 de diciembre, el Banco Benéfico de Alimentos de Portugal lleva a cabo una campaña para luchar contra el hambre en el país.
En los súpermercados hacen guardia voluntarios quienes, amable pero firmemente, proponen a los compradores solidarizarse con los que pasan hambre y compartir los alimentos.
Si en el año 1992, en Portugal solo había quince mil personas por debajo del límite de pobreza absoluta, en este año ya son trescientos setenta mil personas pobres.
Moscú resurge de la nieve
2.12.2012, 13:16




москва снегопад москва красная площадь москва зима москва
Foto: Ria Novosti
Los servicios municipales de Moscú en los últimos días han retirado de las calles de la ciudad a los puntos de acopio cuatrocientos mil metros cúbicos de nieve.
“Desde el inicio de la nevada, en los puntos de acopio de nieve de la ciudad, se han recogido 1,13 millones de metros cúbicos de nieve. Solo en los últimos días se recogieron cuatrocientos mil metros cúbicos de nieve”, informó un representante de las autoridades locales.
En la limpieza y recogida de nieve en Moscú trabajaron trece mil máquinas quitanieves.
Científicos advierten el acelerado deshielo polar
30.11.2012, 23:45




Арктика лед вечная мерзлота таяние глобальное потепление
Foto: SXC.hu
El deshielo de los polos se disparó a partir de 1992, principalmente en la isla de Groenlandia, advirtieron científicos de la Universidad británica de Leeds y del Laboratorio de Propulsión a Chorro (JPL) de la NASA.
La mayor estimación sobre la pérdida de hielo desde la década de los noventa, evidencia que este fenómeno ocurre tres veces más rápido que en esos años y provocó un aumento del nivel de los mares de 1,25 centímetros.
Andrew Shepherd, autor principal del estudio publicado en la revista Science, señaló que las conclusiones de esta investigación envían un mensaje a los negociadores de la XVIII Conferencia de las Partes de la Convención Marco (COP18) de las Naciones Unidas sobre Cambio Climático que sesiona en Doha, capital de Qatar.

Egipto

Accidente mortal con turistas ocurre en Egipto
2.12.2012, 15:21




Египет авария дтп пострадавшие
Foto: EPA
Cuatro turistas alemanes y tres egipcios que los acompañaban fallecieron en un accidente de tráfico al sur de Egipto.
También hay otros dos turistas alemanes heridos de gravedad. La colisión de dos autobuses ocurrió en la carretera de Hurghada a Safada.
Este es el segundo accidente mortal de tránsito en los últimos tres días donde han estado involucrados turistas extranjeros.
El viernes se estrelló un microbús donde iban ocho turistas rusos a Sharm el-Sheikh. Como resultado, fallecieron dos ciudadanos rusos y otros dos quedaron heridos.