quarta-feira, 31 de agosto de 2011

5- O Sinal de Deus no Apocalipse

5- O Sinal de Deus no Apocalipse

by Brazilian Temple TV

5- O Sinal de Deus no Apocalipse from Brazilian Temple TV on Vimeo.

FONTE

MEIO AMBIENTE

Mudanças no clima afetam saúde mental, alerta estudo
Sofrimento causado por eventos extremos coloca adultos e crianças em risco
Estudo mostra que desequilíbrio climático deixa crianças vulneráveis à ansiedade (Thinkstock)
Um estudo realizado pelo Instituto de Mudanças Climáticas da Universidade Nacional Australiana mostra que mudanças climáticas podem afetar a saúde mental das pessoas. Resultado: stress nos adultos e angústia nas crianças.
"Os danos causados pelas mudanças climáticas não são só físicos. O passado recente mostra que os eventos climáticos extremos trazem também sérios riscos para a saúde pública, inclusive a saúde mental e o bem-estar das comunidades", destacou o estudo.
Ao comparar fenômenos climáticos, como secas e inundações observadas nos últimos anos em algumas regiões da Austrália, o estudo constata que "a comoção e o sofrimento provocados por um evento extremo pode persistir durante anos". Segundo estimativas dos pesquisadores, uma em cada cinco pessoas seria afetada em comunidades atingidas pelas mudanças climáticas.
Segundo o instituto, o abuso de álcool pode ocorrer após eventos climáticos extremos. Alguns estudos inclusive estabelecem um vínculo entre ondas de calor, secas e taxas de suicídio mais elevadas. As crianças parecem particularmente vulneráveis à ansiedade e à insegurança geradas pela incapacidade dos adultos de lutar contra o desequilíbrio climático.
Embora haja vários estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas em termos econômicos, existe uma lacuna sobre as "consequências das mudanças climáticas para o bem-estar e a saúde humana", constatou Tony McMichael, professor de saúde pública da Universidade Nacional Australiana. "Este é um ponto cego sério, limita nossa visão de futuros possíveis e da necessidade de uma ação eficaz e urgente".
(Com agência France-Presse)

Carolina do Norte e Nova Iorque


Furacão Irene: Obama declara estado de "grande catástrofe"
por Lusa
O Presidente norte-americano, Barack Obama, declarou hoje o estado de "grande catástrofe" na Carolina do Norte e Nova Iorque na sequência da passagem do furacão "Irene", que provocou 49 mortos nos Estados Unidos, Canadá e Caraíbas.
A decisão permitirá desbloquear fundos federais para as operações de socorro naqueles dois estados, onde a passagem do furacão, no fim de semana, originou inundações e danos significativos, deixando milhões de pessoas sem energia elétrica.
Os estragos causados pela tempestade poderão custar entre 5.000 e 7.000 milhões de dólares (3,4 mil milhões de euros e 4,8 mil milhões de euros), segundo uma avaliação da sociedade de gestão de risco Eqecat.
Três dias após a passagem da tempestade, os serviços de socorro continuavam hoje a tentar ajudar milhares de pessoas isoladas por inundações e muitas localidades permaneciam sem energia elétrica.
Em várias zonas, a ajuda de urgência tem de ser distribuída por barcos ou por meios aéreos.
"O problema é a inacessibilidade", disse à agência francesa AFP o chefe das operações de socorro, Dave Miller.
Segundo dados oficiais, pelo menos 43 pessoas morreram em 11 estados norte-americanos atingidos pela passagem do "Irene". Antes de atingir os Estados Unidos, a furacão já tinha feito cinco mortos nas Caraíbas e foi registada uma vítima mortal no Canadá, pelo que o balanço total é de 49 mortos.

País menos religioso do mundo: Estônia

País menos religioso do mundo, Estônia mantém o desinteresse pela religião dos tempos soviéticos
Atualizado em 31 de agosto, 2011 - 11:07 (Brasília) 14:07 GMT
Para alguns especialistas, os cultos pagãos são parte do folclore, e não uma tradição antiga
Vinte anos após o colapso da União Soviética, a Estônia, uma das antigas repúblicas do regime comunista, mantém praticamente intacto um traço marcante dos anos em que era dirigida por Moscou - o desinteresse pela religião.
Uma pesquisa do Instituto Gallup, de 2009, indica que os estonianos são o povo menos religioso do mundo, pelo menos estatisticamente. Apenas 16% da população considera que a religião desempenha um papel importante em suas vidas (contra 99% dos habitantes de Bangladesh, os mais religiosos).
O repórter Tom Esslemont, da BBC, foi ao país báltico conhecer a espiritualidade dos seus habitantes:
A princípio, as ruas da cidade litorânea da capital estoniana Tallinn podem até dar ao visitante uma sensação distinta: cúpulas fazem parte da paisagem, sinos tocam aos domingos e hinos religiosos são ouvidos nas catedrais.
Uma olhada mais atenta, no entanto, revela a realidade da espiritualidade estoniana. Cerca de 70 dos fiéis que participavam do culto dominical da Igreja Luterana de Tallinn eram turistas holandeses. Apenas 15 eram estonianos.
O pastor Arho Tuhkru não vê a baixa frequência como um problema: "As pessoas creem, mas não querem se ligar a uma igreja. Por aqui não temos a tradição de uma família inteira vir à igreja", disse.

Hostilidade histórica
Embora a Igreja Luterana seja a maior denominação religiosa da Estônia, ela representa apenas 13% da população do país.
A falta de interesse pela religião começa já nas escolas, onde os alunos aprendem que o Cristianismo foi imposto no país pelos invasores germânicos e dinamarqueses.
Ringo Ringvee, especialista em religião, diz que a Estônia "é uma sociedade secular onde a identidade religiosa e nacional não se cruzam".
A língua também cumpriu um papel determinante na rejeição de muitos estonianos à religião, segundo Ringvee."Os luteranos falavam alemão. Os russos ortodoxos chegaram no século 19 e até o século 20 continuavam falando russo", disse.
Com a fundação da Igreja Ordoxa Estoniana, em 1920, o culto passou a ser na língua local (com o ramo estoniano fiel ao patriarca de Constantinopla, e não ao de Moscou).
Nos anos 1940, a União Soviética anexou o país báltico. Até o fim do regime comunista, em 1991, a religião foi desincentivada pelo Estado.
Diferente de outros países, que experimentaram um reavivamento religioso após a desintegração soviética, a Estônia continuou pouco crente. Mas o desapego às igrejas tradicionais não significa que os estonianos não acreditem em nada.
Culto à natureza
A 300 km de Tallinn, no meio da floresta, um grupo de fiéis cultuam as forças da natureza.
"Somos pagãos", diz Aigar Piho. "Nosso deus é a natureza. Você deve parar, sentar e ouvir".
"As pessoas acreditam, mas não querem se ligar a uma igreja. Por aqui não temos a tradição de uma família inteira vir à igreja" Pastor Arho Tuhkru
Como muitos estonianos, Piho se considera um espiritualista. Ele também é membro da comunidade Maausk, um culto pagão que venera a terra e as árvores, sem rituais pré-estabelecidos.
Durante um festival religioso, os seguidores cantam e dançam ao redor de uma grande fogueira.
Tradições como essa estão arraigadas na sociedade local, onde mais de 50% dos estonianos dizem acreditam em alguma força espiritual, mesmo que não consigam definí-la.
Folclore
Para alguns pesquisadores, no entanto, as tradições não são tão antigas quanto parecem.
"Elas são geralmente baseada no folclore do século 19 e 20", segundo o arqueólogo Tonno Jonuk, especialista em religião pré-histórica.
"É algo que eles acreditam e seguem. Mas não é nada medieval ou anterior ao Cristianismo", diz.
A concepção de Jonuk não é, no entanto, compartilhada pelo grupo Maavalla Koda. A organização com 400 integrantes diz ser baseada no antigo calendário rúnico (baseado em runas).
Entre os seguidores estão Andres Heinapuu e seu filho Ott. Para ambos, espiritualidade é uma experiência intensamente pessoal.
"A árvore não tem ouvido. Eu penso na questão em frente à árvore. Então, sinto que recebo a resposta", diz. Para o estoniano, "a árvore é um sujeito, não um objeto".

VÍRUS QUE ATACA CÉLULAS CANCERÍGENAS

Cientistas desenvolvem vírus que ataca células cancerígenas
Atualizado em 31 de agosto, 2011 - 17:22 (Brasília) 20:22 GMT
Até agora, vírus eram injetados diretamente no tumor e não administrados na corrente sanguínea
O implante na corrente sanguínea de um vírus modificado que combate especificamente células cancerígenas pode ser a nova promessa da ciência no combate ao câncer. A descoberta é fruto de uma pesquisa internacional conjunta liderada pela Universidade de Otawa, no Canadá.
O estudo publicado pela revista Nature mostra que uma versão modificada do vírus vaccinia, intitulada JX-594, combate exclusivamente células doentes, deixando incólume o tecido saudável.
A pesquisa ainda não é conclusiva, já que apenas 23 pacientes foram submetidos aos testes. Mas o artigo, assinado por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, do Canadá e da Coreia do Sul, diz que a descoberta “transformará” de maneira efetiva o tratamento da doença do futuro.
O JX-594 (modificado a partir do vírus usado na vacina contra a varíola) foi aplicado em diferentes dosagens nos 23 pacientes, portadores de tipos de câncer que se espalham rapidamente por vários órgãos do corpo humano.
No grupo de oito pessoas que recebeu alta dosagem, o tratamento teve resultados positivos em sete pacientes, nos quais o vírus modificado atacou apenas as células cancerígenas após introdução via corrente sanguínea.
Os pesquisadores observaram que o vírus interrompeu momentaneamente o crescimento dos tumores em seis pacientes após a aplicação. Por questões de segurança, apenas uma dose foi administrada.
Otimismo
Para o professor John Bell, da Universidade de Otawa, que liderou o time de pesquisadores, “a administração intravenosa (do vírus) é crucial para o tratamento do câncer porque permite atacar tumores espalhados pelo corpo”.
A terapia viral no combate ao câncer não é novidade. Até agora, no entanto, o vírus era diretamente aplicado no tumor, e não na corrente sanguínea.
"Estamos muito empolgados porque pela primeira vez uma terapia viral se mostrou consistente e efetiva com o vírus replicando no tecido cancerígeno após aplicação intravenosa em humanos", diz Bell.
Apesar do estágio inicial da pesquisa, o cientista diz acreditar que "um dia vírus e outras terapias biológicas podem transformar efetivamente nossa maneira de lidar com o tratamento do câncer".
Ouvido pela BBC, o diretor do Barts Cander Institute da Grã-Bretanha, Nick Lemoine, considera a descoberta "uma promessa real" para "cânceres de difícil tratamento".
"O estudo é importante porque mostra que um vírus previamente usado na vacinação contra varíola em milhões de pessoas pode, uma vez modificado, atingir o câncer por meio da corrente sanguínea, mesmo quando o câncer já se espalhou pelo corpo do paciente", diz.

Cebola – Propriedades

Cebola – Propriedades
A cebola possui um alto poder desinfectante e anti-inflamatório e bactericida, podendo ser utilizada como antídoto em picadas de aranhas, cobras, elimina parasitas causadores de putrefacções, expulsa os agentes nocivos da região afectada, pode ser utilizada também em furúnculos juntamente com o mel.
Nas infecções de garganta, para eliminar catarros, rouquidão, afonia e reumatismo. Em doenças infecciosas e inflamatórias como: varíola, tifo, sarampo, escarlatina, febres, gripes, pneumonias, amigdalites, rouquidão, eczemas, contra caspa e queda do cabelo.
Exerce acção benéfica ao organismo como um todo: esófago, garganta, estômago, intestinos, fígado, rins, sangue, pele, cérebro. Macerada adicionada de mel cura asma e bronquite. Age também no combate a angina, arteriosclerose, alergias, cancro, colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares, da pele, hipertrofia, intestino, próstata, rins, trombose, vesícula, pâncreas e tumores em geral.

GENÉRICOS

Pesquisa
Quase metade dos médicos desconfia de genéricos
Para os médicos, processo de avaliação e controle de qualidade dos genéricos é menos exigente que o do medicamento de marca
Genéricos: médicos desconfiam, população aprova (Thinkstock)
Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), nesta terça-feira, revela que 46% dos médicos ainda têm dúvidas sobre a eficácia e a segurança dos genéricos. Entre os consumidores, 83% disseram confiar nesse tipo de droga.
Entre abril e junho, foram entrevistados 690 adultos e 119 médicos. Para quase metade dos profissionais, o processo de avaliação e controle de qualidade dos genéricos é menos exigente que o do medicamento de marca. Para 44%, esses remédios sofrem mais falsificações.
Para Regina Parizi, da Faculdade de Saúde Pública da USP, é fundamental que entidades médica e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizem campanhas para melhorar a imagem dos genéricos. Já Maria Inês Dolci, da Proteste, defende a realização de testes independentes para comparar a eficácia do medicamento de marca com o genérico e dar mais segurança aos prescritores. “Hoje todos os testes são feitos pelo próprio fabricante”, diz.
(Com Agência Estado)
FONTE

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Óleo de coentros pode servir para atacar bactérias

Óleo de coentros pode servir para atacar bactérias
por Lusa    Hoje

O óleo de coentros pode atacar várias bactérias nocivas ao homem, segundo um estudo de investigadores Filomena Silva, Susana Ferreira, João Queiroz e Fernanda Domingues, da Universidade da Beira Interior (UBI).
O estudo, intitulado "Óleo essencial de coentros: a sua actividade anti-bacteriana e modo de acção avaliados por citometria de fluxo", indica, segundo Fernanda Domingues - que liderou o trabalho de investigação -, que o óleo de coentros ataca a membrana que envolve células bacterianas e acaba por
destruí-las.
Esta conclusão sugere que o óleo poderá ter "importantes aplicações em aditivos usados na indústria alimentar e farmacêutica".
A descoberta poderá ajudar a combater a transmissão de doenças através de alimentos, situação que afecta, todos os anos, "até um terço da população dos países desenvolvidos".
A investigadora da UBI acrescenta que "o óleo de coentro poderá também tornar-se numa alternativa natural aos antibióticos comuns".
A utilização em medicamentos poderá assumir a forma de loções ou comprimidos, "para combater infecções bacterianas multi-resistentes que de outra forma não poderiam ser tratadas e, com isto, melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas".
O grupo de investigadores da UBI testou o óleo de coentro em doze estirpes bacterianas, incluindo Escherichia Coli, Salmonella enterica, Bacillus cereus e MRSA.
O óleo de coentro actuou como bactericida para quase todas as bactérias testadas, "à excepção da Bacillus cereus e da Enterococcus faecalis", referiu.
Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista científica Journal of Medical Microbiology.

SÍFILIS

EUA reconhecem morte de 83 guatemaltecos em estudo sobre sífilis
Atualizado em 29 de agosto, 2011 - 19:06 (Brasília) 22:06 GMT

Sífilis pode causar cegueira, distúrbios mentais e até a morte, caso o paciente não seja tratado
O governo dos Estados Unidos reconheceu nesta segunda-feira a morte de 83 cidadãos da Guatemala, infectados nos anos 1940 com doenças sexualmente transmissíveis (DST), como sífilis e gonorreia, durante experimentos médicos.
Uma comissão de inquérito, formada a pedido do presidente americano, Barack Obama, concluiu que cerca de 1.300 pessoas foram expostas às doenças.
Ao todo, 5.500 pessoas participaram dos estudos, sem saber dos riscos que corriam, segundo declarações de um dos investigadores, Stephen Hauser.
Entre os infectados, apenas 700 receberam tratamento médico. Ao fim, 83 morreram.
A sífilis pode causar cegueira, distúrbios mentais e até a morte, caso os doentes não recebam o devido tratamento.
Menos nociva e mais fácil de curar que a sífilis, a gonorreia pode se espalhar pelo organismo e até causar infertilidade nos homens.
A comissão reconheceu que os cientistas americanos infectaram prisioneiros, pacientes psiquiátricos e órfãos guatemaltecos em estudos que testavam a abrangência do uso da penicilina.
A presidente da comissão, Amy Gutmann, classificou o estudo como “um pedaço vergonhoso da história médica”. Um relatório deve ser publicado em setembro com as conclusões finais sobre o caso.
Obama fez um pedido de desculpas por telefone ao presidente da Guatemala, Álvaro Colom, dizendo que os estudos contrariam os valores americanos.
No início deste ano, vários cidadãos guatemaltecos infectados à época e familiares das vítimas anunciaram que estavam abrindo um processo contra o governo americano.
Pesquisa
A história dos experimentos americanos na Guatemala veio à tona no ano passado, fruto de uma pesquisa histórica da professora Susan Reverby, do Wellesley College, de Massachusetts.
Segundo a acadêmica, o governo guatemalteco da época deu permissão aos estudos, que ocorreram entre 1946 e 1948.
Os cientistas usaram prostitutas portadoras da sífilis e fizeram inoculações nos pacientes para determinar se a penicilina também poderia evitar a doença, e não apenas curá-la.
Na ocasião, o presidente Colom classificou os estudos como “crime contra a humanidade” por parte dos Estados Unidos.

Prosperidade leva violência das drogas ao nordeste

Prosperidade leva violência das drogas ao nordeste, diz 'NYT'
Atualizado em 30 de agosto, 2011 - 07:11 (Brasília) 10:11 GMT
Agências de turismo se dizem preocupadas com aumento de assaltos no Pelourinho
Uma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário americano The New York Times relaciona o boom econômico brasileiro a um aumento na violência relacionada às drogas no nordeste do país.
O jornal comenta que "a geografia da violência no Brasil virou de ponta cabeça nos últimos anos", com uma queda de 47% nos homicídios no Rio de Janeiro e em São Paulo entre 1999 e 2009, enquanto no nordeste do país os índices de assassinatos quase dobraram na última década.
A reportagem observa que o nordeste é "uma região pobre que mais se beneficiou dos programas de transferência de renda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu durante seus oito anos no cargo".
"O nordeste há muito tempo é atormentado pela criminalidade, mas o aumento mostra como o boom econômico brasileiro está levando a violência relacionada às drogas - a principal causa para o flagelo dos homicídios - a migrar para outras partes do país conforme os traficantes buscam novos mercados, sobrecarregando as forças policiais", diz.
Mercado mais forte
Para o jornal, "a mesma onda econômica que colocou mais dinheiro nos bolsos de milhões de brasileiros pobres, especialmente no norte do país, também estimulou mais tráfico de drogas e os crimes fatais associados a ele".
"Os traficantes de drogas, percebendo o potencial de um mercado mais forte, se concentraram mais fortemente no nordeste, gerando guerras do tráfico e violência fomentada pela dependência", comenta o jornal.
A reportagem observa que os Estados da Bahia e de Alagoas foram especialmente afetados pela explosão da violência, citando dados que mostram um aumento de 430% nos homicídios na Bahia em dez anos.
O jornal relata que no ano passado o índice de homicídios na Bahia foi de 34,2 por 100 mil habitantes, mais alto que os 29,8 por 100 mil habitantes verificados no Rio de Janeiro. "As autoridades da Bahia dizem que após um desnivelamento em 2010, os homicídios caíram 13% em 2011 até julho comparado com os primeiros sete meses de 2010", observa a reportagem.
Segundo o jornal, as agências de viagem estão preocupadas com o aumento da criminalidade violenta nas favelas baianas e com pequenos assaltos ligados à droga na região do Pelourinho, no centro histórico de Salvador.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

vírus H5N1

vírus H5N1
Alerta para eventual ressurgimento da gripe das aves
por Lusa            Hoje
A agência da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO) recomendou hoje "uma vigilância reforçada" do vírus da gripe das aves, num momento em que uma estirpe mutante do vírus H5N1 foi identificada na Ásia.
"O último caso mortal ocorreu no início do mês no Camboja, onde foram registados este ano oito casos de infeção humana, todos mortais", referiu a FAO num comunicado divulgado em Roma (sede da organização).
Na nota, a mesma agência das Nações Unidase evocou "os riscos imprevisíveis [do vírus] para a saúde humana", admitindo um eventual ressurgimento de um novo surto da doença.
Desde 2003, ano em que foi identificado o primeiro caso, 565 pessoas foram infectadas pelo vírus H5N1, das quais 331 não resistiram e morreram, recordou a FAO, citando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A presença do vírus obrigou também as autoridades a abaterem mais de 400 milhões de aves em todos o mundo desde 2003.
A erradicação do vírus, que chegou a afectar 63 países em 2006, o apogeu da epidemia, provocou prejuízos na ordem dos 20 mil milhões de dólares (cerca de 13 mil milhões de euros) em todo o mundo.
A FAO informou agora que os surtos de gripe das aves têm vindo a aumentar desde 2008, ano que marca o início de uma nova expansão geográfica do vírus H1N5, tanto em aves selvagens como em aves domésticas.
"As aves selvagens podem introduzir o vírus, mas a actuação das pessoas ao nível da produção avícola e da respectiva comercialização pode determinar a sua propagação", referiu o chefe de veterinários da FAO, Juan Lubroth, que responsabiliza os fluxos migratórios das aves pelo ressurgimento do H5N1 nos últimos 24 meses em países que estavam livres do vírus há vários anos.
Segundo Lubroth, outro motivo de preocupação é o aparecimento na China e no Vietname de uma variante do vírus que é aparentemente capaz de "desviar" as defesas que fornecem as actuais vacinas.
Os serviços veterinários do Vietname estão em estado de alerta, uma vez que a propagação desta variante do vírus poderá representar uma ameaça directa para outros países, como o Camboja, a Tailândia, a Malásia e o Japão.
"A tendência geral desde o declínio progressivo do vírus observado entre 2004 e 2008 poderá significar o desenvolvimento de um novo surto do H5N1 neste outono ou inverno", concluiu Juan Lubroth.

Programa Nacional de Controle do Tabagismo

Programa Nacional de Controle do Tabagismo
29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Você está na mira da indústria do tabaco há muito tempo
Uma grande parcela do investimento em marketing feito pela indústria do tabaco é direcionada a atrair crianças e adolescentes. Além de embalagens coloridas e com designs elaborados, a indústria introduziu uma ampla variedade de aromas e sabores atraentes, capazes de mascarar o gosto amargo de todos os produtos derivados do tabaco. Ao torná-los mais atraentes e agradáveis ao paladar ou com maior potencial de causarem dependência, esses aditivos aumentam, consequentemente, a possibilidade de causar danos à saúde.
Os aditivos estão nos cigarros, charutos, tabaco sem fumaça, kreteks, bidis e narguilé. Açúcar, mel, cereja, tutti-frutti, menta, baunilha e chocolate, entre outros sabores, visam mascarar tanto o gosto ruim do tabaco, quanto a irritação e a tosse que sua fumaça provoca; e, assim, facilitar a primeira tragada e o desenvolvimento da dependência à nicotina. Vários estudos indicam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm maior probabilidade que os adultos de ficar dependentes do tabaco. Muitos dos aditivos, inclusive o açúcar, ao serem queimados durante o ato de fumar, se transformam em substâncias altamente tóxicas e cancerígenas.
O único objetivo da indústria ao acrescentar sabores e aromas ao tabaco é atrair você.
Cuidado com as armadilhas!
E aí? Você tem liberdade de escolha ou não?

Dia Nacional de Combate ao Fumo

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, veja oito motivos para ficar longe do cigarro
Lista de efeitos maléficos do fumo é bastante extensa e inclui relação com doenças pulmonares, cânceres e consequentes óbitos
Fumaça do cigarro contém cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas
Foto: Gilmar de Souza
Nesta segunda-feira, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os malefícios do cigarro. Já se sabe que, além trazer consequências negativas para o fumante, o cigarro também afeta quem não fuma. Contudo, a lista de efeitos maléficos do fumo é bastante extensa e inclui relação com doenças pulmonares, cânceres e consequentes óbitos.
Confira abaixo oito razões para se manter bem longe do cigarro:
1:: A fumaça do cigarro contém cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas;
2:: Assim que tragada, a fumaça provoca alterações no organismo, como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sanguíneos;
3:: O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de estar relacionado a problemas pulmonares e cardíacos;
4:: Uma porcentagem muito baixa dos pacientes com câncer de pulmão sobrevivem à doença;
5:: Algumas lesões causadas pelo cigarro, como no caso do enfisema, são irreversíveis
6:: No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em função de doenças ligadas ao tabagismo;
7:: Crianças nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado;
8:: Os fumantes passivos também podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo.
Fontes: Ministério da Saúde e José Roberto Jardim, médico e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

5- O Sinal de Deus no Apocalipse

5- O Sinal de Deus no Apocalipse
5- O Sinal de Deus no Apocalipse from Brazilian Temple TV on Vimeo.

Áustria

Áustria: detido homem que violava filhas há 40 anos
Por Redacção
19:45 - 25-08-2011
As forças policiais austríacas prenderam hoje um homem de 85 anos, que espancou e abusou sexualmente das suas duas filhas, durante 40 anos.
As duas mulheres viviam trancadas numa pequena cozinha, onde tinham apenas um banco como peça de mobília, que usavam como cama, e sofriam de deficiências mentais, segundo as autoridades.
O pai sempre as proibiu de qualquer contacto social, pelo que se demonstram completamente incapazes de interagir com outras pessoas.
Os abusos começaram em 1970, e só agora foram descobertos: uma das filhas lançou o pai ao chão, que ficou sem se poder mover, e foi descoberto, dias depois, por uma assistente social.
Será acusado de violência, tortura, negligência contra menores ou pessoas incapazes de se defenderem, ameaças e violação.

DENGUE

Cientistas testam com sucesso método de impedir transmissão de dengue
Atualizado em 25 de agosto, 2011 - 05:07 (Brasília) 08:07 GMT
Cientistas australianos dizem ter testado com sucesso uma maneira eficiente e barata de impedir a transmissão do vírus da dengue, que mata mais de 12 mil e afeta mais de 50 milhões de pessoas por ano ao redor do mundo.
Segundo a OMS, um terço da população mundial corre risco de contrair dengue
A pesquisa publicada na revista científica Nature revelou que, após uma série de testes em laboratório, foi descoberto que a bactéria Wolbachia - que ataca apenas insetos - consegue bloquear a capacidade dos mosquitos aedes Aegypti de transmitir a dengue.
Os cientistas soltaram, então, 300 mil mosquitos adultos infectados com a bactéria em duas áreas relativamente remotas da Austrália ao longo de um período de cerca de dez semanas.
Pouco mais de um mês depois, quase todos os Aedes aegypti selvagens testados haviam sido infectados com a bactéria, ficando, portanto, incapazes de espalhar a doença.
Novos testes
O professor Scott O'Neill, da Universidade de Monash, um dos autores do estudo, diz estar otimista sobre o método.
"Este é o primeiro caso em que populações de insetos selvagens foram transformadas para reduzir sua habilidade de agir como vetores de doenças humanas", escreveram os cientistas.
Eles disseram que um elemento fundamental para o sucesso do teste foi convencer a população local de que soltar mais mosquitos na região era uma boa ideia.
Agora, os pesquisadores planejam fazer testes mais amplos nos próximos dois a três anos em países onde a dengue é endêmica, como Tailândia, Vietnã, Indonésia e Brasil.
Se os testes também forem bem-sucedidos, o método poderá começar a ser implementado como mecanismo de controle da doença em seguida, de acordo com O'Neill.

México

México: la violencia sin fin contra inmigrantes
Alberto Nájar
BBC Mundo, Ciudad de México
Hace 30 min
Hace un año México y algunos países de Centroamérica se conmocionaron con el hallazgo de 72 inmigrantes asesinados en un rancho en San Fernando, Tamaulipas. Pero según organizaciones civiles, 12 meses después la situación para los indocumentados ha cambiado muy poco.
Los indocumentados que cruzan México son la población más vulnerable: CNDH
Los secuestros masivos de migrantes siguen en algunas regiones del sureste mexicano, igual que las agresiones y homicidios.
Las autoridades capturaron a los probables responsables de la masacre, vinculados con el cartel de narcotráfico de Los Zetas, pero hasta ahora ninguno ha sido sentenciado por el delito.
Fernando Batista, visitador de la independiente Comisión Nacional de Derechos Humanos (CNDH), le dice BBC Mundo que los indocumentados en tránsito por el país son una población altamente vulnerable.
"Es una señal de la ausencia de política pública concreta y efectiva, en materia de prevención de delitos cometidos en contra de los migrantes, por la falta de coordinación de las autoridades", explica.
El Ministerio de Relaciones Exteriores de Guatemala comparte esta percepción.
A través de un comunicado advierte que tras la masacre en San Fernando "ha existido un considerable deterioro en la seguridad de la comunidad guatemalteca migrante en los Estados Unidos Mexicanos".
Diplomacia
La matanza de inmigrantes en Tamaulipas provocó algunas diferencias diplomáticas entre México y los gobiernos de Centroamérica, que parecieron endurecer el tono de sus reclamos por la seguridad de sus migrantes.
"Hay una impunidad total. ¿Dónde está el castigo a los funcionarios que protegen a los secuestradores? El resultado es desastroso"
Alejandro Solalinde, Pastoral de Movilidad Humana
Por ejemplo, la Cancillería de Guatemala dijo que el gobierno mexicano no atendió su petición para conservar los 13 cuerpos que permanecían sin identificar, pues entre ellos podría haber ciudadanos guatemaltecos.
Y es que en marzo pasado se logró ubicar entre los cadáveres que permanecían en la morgue a Nancy Pineda, originaria de la región de Escuintla.
"Lamentablemente, a pesar de la solicitud de la Cancillería, los 13 cuerpos pendientes de identificar fueron enterrados el pasado mes de junio", señala el Ministerio.
El gobierno guatemalteco exige que no se cierre la investigación de la masacre. Las autoridades de México responden que han hecho su tarea.
"El gobierno mexicano ha cumplido, como lo hemos manifestado tanto a entidades nacionales como a organismos internacionales, del avance de estas investigaciones", dijo el subsecretario de Gobernación, René Zenteno.
Pedradas
Más allá de las diferencias diplomáticas, lo cierto es que la violencia contra inmigrantes centroamericanos no se detiene, insiste el sacerdote Alejandro Solalinde, responsable de la católica Pastoral de Movilidad Humana en el sureste de México.
El guatemalteco Julio Cardona fue asesinado en Tultitlán, México. Foto cortesía de Prometeo Lucero
El caso más reciente fue el homicidio del guatemalteco Julio Cardona Agustín, en Tultitlán, municipio vecino a Ciudad de México.
El inmigrante fue "vendido" por policías locales a un grupo de jóvenes que lo asesinaron a pedradas.
Cardona había formado parte de la Caravana Paso a Paso por la Paz, una marcha de indocumentados y activistas que inició en Guatemala para reclamar un mejor trato a los inmigrantes.
Estas historias suceden cotidianamente, afirma Solalinde.
"Hay una impunidad total. ¿Dónde está el castigo a los funcionarios que protegen a los secuestradores? El resultado es desastroso", dice en conversación con BBC Mundo.
Un informe que la CNDH entregó al relator de la Corte Interamericana de Derechos Humanos documenta el secuestro de 11.333 indocumentados, sólo entre abril y septiembre de 2010.
"Ha existido un considerable deterioro en la seguridad de la comunidad guatemalteca migrante en los Estados Unidos Mexicanos" Ministerio de Relaciones Exteriores de Guatemala
Después de esa fecha no se conocen las cifras, pero organizaciones civiles estiman que diariamente son plagiados 62 inmigrantes.
Para frenar la violencia, los gobiernos de México y Centroamérica firmaron un acuerdo para ordenar el flujo migratorio en la región, así como proteger los derechos humanos de los indocumentados.
Además, recientemente el Congreso mexicano modificó la Ley General de Población para cancelar las sanciones a quienes ingresen al país sin documentos.
Las medidas son insuficientes, porque el control del flujo migratorio en México se mantiene como una tarea de seguridad pública, asegura Solalinde.
Y el visitador de la CNDH, Fernando Batista, completa: "Es importante que hechos como el de agosto de 2010 no queden en la impunidad, para evitar que en lo futuro se repitan".

Huracán Irene

Nueva York declara el estado de emergencia ante la llegada del huracán Irene
Hace 16 min
 El gobernador de Nueva York, Andrew Cuomo, declaró este jueves estado de emergencia ante el posible impacto durante el fin de semana del huracán Irene.
La declaración formal permite que el estado asista a los condados, ciudades y pueblos "más eficaz y rápidamente", que obtenga ayuda del Pacto de Asistencia de Manejo de Emergencia nacional y que logre apoyo federal anticipado, dijo el gobernador demócrata en un comunicado.
"Nos estamos comunicando con nuestros socios federales y locales para realizar un seguimiento de la tormenta y para planificar una respuesta coordinada, y vamos a desplegar los recursos según sea necesario en las áreas que se espera sean las más afectadas", explicó Cuomo.
En estos momentos, Irene -con una categoría 3 en las escala Saffir-Simpson- está afectando a las islas Bahamas.
Los pronósticos indican que el huracán llegará a Carolina del Norte el sábado y que después subirá hasta Nueva York y Boston.

huracán Irene

Estados Unidos se prepara a recibir al huracán Irene
William Márquez
BBC Mundo, Washington
Última actualización: Jueves, 25 de agosto de 2011
La costa este de Estados Unidos apenas se está reponiendo del susto tras el terremoto que sacudió la región el pasado martes y produjo caos en Washington D.C., cuando tiene que prepararse para el impacto del huracán Irene.
Se proyecta que Irene impacte Carolina del Norte el sábado en la nocheEl Centro de Huracanes en Florida proyecta que el impacto suceda en la tarde y noche del sábado sobre el estado de Carolina del Norte con vientos de unos 185 kph y seguirá su rumbo hacia Nueva York, antes de desviarse en el Atlántico.
En la capital estadounidense se verá afectada la ceremonia de dedicación oficial del monumento al líder negro Martin Luther King Jr., programada para el domingo.
Irene se encuentra sobre las islas Bahamas, donde ya se reportan daños considerables y cuando llegue a Carolina del Norte se espera que alcance categoría cuatro.
¿Evacuar o no evacuar?
Agosto es un mes de vacaciones y las playas de Carolina del Norte, Virginia y Maryland son sitio predilecto de veraneo para muchos estadounidenses de la costa este, donde ya se emitió un llamado de atención ante el posible impacto.
No se sabe exactamente si el ojo del huracán toque tierra o pase cerca de la costa, aunque las llamadas islas Outer Banks se encuentran en el proyectado trayecto.
Este es el último fin de semana de la lucrativa temporada turística y la gobernadora de Carolina del Norte, Berverly Purdue, tiene que tomar la decisión si ordenar una evacuación obligada de las zonas costeras.
Más al norte, en Virginia, el gobernador Bob MacDonald -todavía lidiando con los efectos del terremoto del martes y sus réplicas- pidió a los residentes del estado que se preparen para lo peor, abasteciéndose de agua embotellada, alimentos, baterías y linternas.
FEMA, la Agencia Federal de Emergencia advirtió que no se deberían dejar los preparativos para última hora, cuando ya no haya cupo en los refugios.
Cambio de planes
La inauguración oficial del monumento a Martin Luther King se atrasará unas horas.
En Washington D.C., donde la capital se prepara con entusiasmo para la inauguración oficial del monumento a Martin Luther King Jr. con la asistencia del presidente Obama y otras altas personalidades, los planes para el evento ya se están moderando.
El terremoto ya afectó la agenda de celebraciones preliminares de la dedicatoria que han estado tomando lugar durante toda la semana con cambios obligados de las sedes donde se iban a realizar misas y cenas.
Los organizadores de la inauguración al monumento del líder negro habían declarado que la ceremonia seguiría así "llueve, truene o relampaguee".
Pues bien, va a llover, de manera torrencial. Así que el programa, previsto para la mañana del domingo, será atrasado para las horas de la noche, cuando se espera que lo peor de la tormenta haya pasado.
En Washington D.C. no se sentirá tanto el efecto de los vientos de Irene, que se prevén que estarán soplando a unos 55 kph. Lo que se espera es una severa precipitación, con unos 12 centímetros de lluvia el sábado en la noche.
Sin duda esto causará interrupción al sistema de transporte público en la capital, sobre todo al tren metropolitano.
La semana pasada fuertes lluvias inundaron varios túneles del subterráneo, que tuvo que suspende su servicio en varias de sus rutas.
De aquí, el huracán seguirá su proyectado rumbo hacia Nueva Jersey, Nueva York y los estados de Nueva Inglaterra a medida que pierde fuerza y se disuelve en el Océano Atlántico.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Protegam-se do Cancro

Protegam-se do Cancro, alimentem-se bem!

O cancro será dentro de alguns anos a maior causa de morte em Portugal, segundo alguns estudos realizados recentemente. Infelizmente não se pode fazer tudo para evitar ou impedir este flagelo, no entanto pode-se tomar algumas medidas consideradas preventivas de vários tipos de cancro.
Para além de todas as recomendações do devem evitar fumar ou consumir bebidas alcoólicas em demasia, no que toca à alimentação há um conjunto de alimentos com determinadas proteínas, que a ajudarão a prevenir o aparecimento de cancro.
Deverão então fazer uma alimentação rica em frutas, legumes, outras verduras e cereais, para além de preferir o consumo de óleo de soja ou girassol. Está comprovado que o consumo deste tipo de alimentos pode reduzir o aparecimento de cancro em cerca de 40%.
Para além de preferirem o consumo deste tipo de alimentos, deverão evitar o consumo de carnes vermelhas, pele de frango, carne de porco ou todo o tipo de gorduras com origem animal. Pessoas que consomem carnes vermelhas têm 3 vezes mais possibilidades de contrair cancro, enquanto está também comprovado que o consumo de poucas fibras pode provocar cancro no intestino, na próstata, nos ovários e no útero.
Para além disso, privilegiem todos os alimentos com Vitamina A, B e C que ajudam a evitar e proteger vários tipos de cancro.
Para além de manterem um estilo de vida saudável e de uma boa alimentação, não se esqueça do exercício físico regular, preferencialmente meia-hora, cinco dias por semana e de visitarem regularmente o vosso médico para fazer exames de rotina, isto porque o cancro, apesar de tudo aquilo que façamos para o evitar ou para o prevenir, pode aparecer a qualquer momento e a melhor maneira de o tratar é detectando-o atempadamente.

Martín Lutero

Documentos com a expulsão de Martín Lutero da Igreja Católica serão expostos em Roma
A bula pontifícia com o decreto de excomunhão do teólogo alemão Martín Lutero, em cujos ensinamentos se inspirou a Reforma Protestante, poderá ser vista durante uma inédita exposição de documentos dos Arquivos do Vaticano, no museu da prefeitura de Roma.
A exposição, que leva o título de “Lux in Arcana”, será aberta em fevereiro próximo por ocasião dos 400 anos da criação desses arquivos, em 1612, pelo Papa Paulo V.
Entre a grande variedade de documentos históricos, figura o famoso decreto do Papa Leão X “Decet Romanum Pontificem”, com que Lutero foi excomungado em 3 de janeiro de 1521 e que selava a ruptura completa com Roma, levando a guerras de religião fratricidas na Europa.
Segundo o site da exposição, inúmeros documentos históricos serão expostos pela primeira vez ao público pelo Vaticano.
Cerca de cem documentos, atos e manuscritos, da bula papal que destituía um imperador do século XIII até documentos sobre a Segunda Guerra Mundial, foram selecionados.
A mostra, que permanecerá aberta por sete meses, foi apresentada em junho pelo número dois do Vaticano, o secretário de Estado Tarcisio Bertone, que reconheceu que se trata de ume vento especial, já que saem excepcionalmente do palácio apostólico a fim de chegar a um público mais amplo.
Muitos dos documentos que serão expostos em Roma mudaram a história, como a bula “Dictatus Papae”, de Gregório VII, publicada em 1075, com vinte e sete axiomas que estabeleciam que o pontífice era o imperador do Sacro Império, senhor absoluto da Igreja e do mundo, e que a Igreja romana não erra e jamais errará.

Teólogo protestante deseja que papa lidere os cristãos

Teólogo protestante deseja que papa lidere os cristãos
O teólogo protestante Reinhard Frieling defende que o papa Bento XVI seja nomeado líder honorário de todos os cristãos. A proposta surge poucas semanas antes da visita do líder católico a Alemanha.
ALC/EPD
terça-feira, 23 de agosto de 2011
"O sonho da comunhão de todos os cristãos pode se tornar realidade se os protestantes oferecerem ao papa o papel de chefe honorário da cristandade", disse o ex-líder do Institute Kundlichen, de Bensheim.
Para o professor emérito da Universidade de Marburg, o papa poderia “falar em nome da cristandade em situações extraordinárias”. Ele argumentou que uma liderança comum daria crédito ao cristianismo como mensagem.
Se a proposta se viabilizar, o aniversário da Reforma em 2017, com seus 500 anos, poderá ser a ocasião certa para concretizar a visão, baseada em sua opinião do papa já ser "porta-voz para todos os cristãos."
O teólogo protestante sugere que as igrejas da Reforma abandonem sua "auto-suficiência" e assumam as "corajosas consequências ecumênicas".
Essa proposta lembra a que foi feita pelo bispo Johannes Friedrich, da Igreja Luterana da Baviera, há dez anos. Friedrich argumentava que o papa poderia ser aceito como porta-voz do cristianismo mundial como serviço ecumênico de unidade..
A visita do papa a Alemanha está prevista para os dias 22 a 25 de setembro, e inclui as cidades de Freiburg e Berlim, com um discurso diante do Bundestag (Parlamento) alemão, e uma reunião com representantes da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) no mosteiro agostiniano em Erfurt.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

4- O Homem do Apocalipse

4- O Homem do Apocalipse
Uma Porta Aberta no Céu, sinal de boas-vindas.
Não importa como temos vivido – as portas do Céu continuam abertas. Que tal buscarmos entrar no Céu?
Apesar dos nossos pecados esta porta continua aberta – Deus nos quer junto dEle!
Veja como entrar por esta porta!
4- O Homem do Apocalipse from Brazilian Temple TV on Vimeo.

Lúpus

Nova estratégia repara células brancas defeituosas do Lúpus

Linfócito com a enzima, que facilita sua sobrevivência, ativada (em verde). Crédito: Abel Suárez-Fueyo.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma patologia de origem autoimune e para a qual ainda não há cura. Medicamentos imunossupressores utilizados para controlar seus sintomas têm muitos efeitos colaterais que afetam a qualidade de vida dos pacientes.
Agora, uma equipe de cientistas liderada por Ana C. Carrera conseguiu reverter os defeitos de linfócitos T, que causam o Lúpus, ao inibir farmacologicamente a enzima PI3K delta. O resultado sugere que uma droga bloqueadora para esta enzima poderia ser um possível tratamento para a enfermidade, uma vez que sua inibição não afeta a resposta imunológica do organismo contra patógenos.
Carrera passou 27 anos estudando os linfócitos – as células do sistema imunológico que causam o Lúpus – no Centro Nacional de Biotecnologia do CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas), Espanha. Estes tipos de células brancas do sangue protegem o corpo contra microrganismos, mas ocasionalmente podem identificar as próprias proteínas do individuo como estranhas e, consequentemente, ataca-las. Algo como acontece em doenças como Diabetes do tipo 1, Artrite Reumatoide ou Lúpus propriamente dito.
Ao estudar o comportamento dos glóbulos brancos em amostras de sangue obtidas de voluntários, Carrera e seus colaboradores constataram que os portadores de Lúpus possuíam uma quantidade maior de linfócitos que atacam proteínas do próprio corpo, comparados às pessoas sadias.
O mais interessante de seus resultados é que as células T de pessoas com Lúpus tinham a atividade aumentada de uma enzima que ajuda as células a continuar vivendo, conhecida por PI3K delta. Esta enzima está, normalmente, associada ao câncer e alguns medicamentos já estão sendo testados para tratar vários tipos de tumores. Por esta razão, os pesquisadores decidiram testar em culturas de laboratório se bloquear a PI3K poderia ser uma nova estratégia para o tratamento de Lúpus eritematoso sistêmico.
O artigo “Enhanced phosphoinositide 3-kinase delta activity is a frequent event in systemic lupus erythematosus that confers resistance to activation-induced T cell death” publicado na revista The Journal of Immunology recentemente, mostra que ao diminuir farmacologicamente a atividade desta enzima no laboratório, a equipe foi capaz de reparar o defeito dos linfócitos T em pacientes com Lúpus sem prejudicar a resposta imunológica deste tipo de glóbulos brancos. Segundo Carrera, o resultado é bastante promissor, pois indica que um fármaco contra esta enzima poderia ser um possível tratamento para o Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Produtos tóxicos no vestuário de 14 grandes marcas

Denúncia da Greenpeace
Produtos tóxicos no vestuário de 14 grandes marcas
por Lusa Hoje
Adidas, a Uniqlo, a Calvin Klein, a Li Ning, a H&M, a Abercrombie & Fitch, a Lacoste, a Converse e a Ralph Lauren são algumas das marcas onde foram encontrados vestígios de substâncias químicas tóxicas, suscetíveis de afetar os órgãos reprodutivos de seres vivos, que foram detetados em produtos de catorze grandes fabricantes de vestuário, anunciou hoje a Greenpeace em Pequim.
A Greenpeace comprou em 18 países várias peças de vestuário destas marcas, fabricadas na China, no Vietname, na Malásia e nas Filipinas e posteriormente submeteu os têxteis para análise.
"Éthoxylates de nonylphénol (NPE) foram detetados em dois terços destas amostras", explicou numa conferência de imprensa em Pequim Li Yifang, durante a apresentação do relatório "Dirty Laundry 2 (Roupa suja 2)".
Os éthoxylates de nonylphénol (NPE) são produtos químicos frequentemente utilizados como detergentes em numerosos em processos industriais e na produção de têxteis naturais e sintéticos.
Derramados nos esgotos, decompõem-se em nonylphénol (NP), um subproduto muito tóxico.
"O nonylphénol é um perturbador hormonal", sublinhou Li Yifang, precisando que a substância pode contaminar a cadeia alimentar e pode acumular-se nos organismos vivos, ameaçando a fertilidade, o sistema de reprodução e o crescimento.
"Não é apenas um problema para os países em desenvolvimento, onde são fabricados os têxteis. Como quantidades residuais de NPE são libertadas quando o vestuário é lavado, os produtos são derramados em países onde o seu uso é proibido", insistiu Li Yifang.
No mês passado, a Greenpeace tornou público o "Dirty Laundry (Roupa Suja)", um relatório que mostrou como os fornecedores das grandes marcas têxteis poluem a água de certos rios chineses com as suas descargas químicas.
Na sequência desta publicação, as marcas Puma e Nike comprometeram-se a eliminar dos seus processos de fabrico qualquer substância química tóxica até 2020.
Em contrapartida, a Adidas limitou-se "a um comunicado vago, sem compromisso da sua parte", indicou Li Yifang.

TERREMOTO EM WASHINGTON

Terremoto causa danos em Washington e obriga governo a esvaziar Casa Branca
Alessandra Corrêa
Da BBC Brasil em Washington
Atualizado em 23 de agosto, 2011 - 21:07 (Brasília) 00:07 GMT
O terremoto de magnitude 5,9 que atingiu a costa leste dos Estados Unidos nesta terça-feira foi sentido por menos de 30 segundos em Washington, mas foi suficiente para alterar a rotina da capital americana.
Dois reatores nucleares localizados próximos ao epicentro foram desativados por precaução
Eram quase 14h quando o chão começou a tremer. Imediatamente, alarmes soaram e prédios foram evacuados.
Segundo o governo americano, logo após o tremor, partes do Pentágono, da Casa Branca e do Congresso foram esvaziados.
As calçadas ao redor da redação da BBC, no bairro de Dupont Circle, ficaram repletas de pessoas que abandonaram seus escritórios.
A maioria tentava completar chamadas telefônicas e se comunicar com familiares e amigos – em vão, já que as redes de telefonia celular ficaram temporariamente fora de operação.
Algumas pessoas relatavam, assustadas, terem sentido o chão e as paredes tremerem.
Outras, porém, perguntavam o que havia acontecido e diziam nem ter percebido o terremoto.
Distúrbios
A mesma cena, de prédios vazios e calçadas repletas, se repetiu por toda a capital nos momentos que se seguiram ao tremor.
Há relatos de danos em alguns prédios, entre eles a Catedral Nacional de Washington e a Embaixada do Equador, mas segundo as autoridades não houve feridos.
Quem resolveu ir para casa mais cedo enfrentou dificuldades, já que o metrô teve sua operação prejudicada, com grandes atrasos, as ruas ficaram congestionadas e era difícil encontrar táxis logo após o tremor.
Epicentro
De acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto foi o mais forte a atingir a costa leste desde 1897.
O tremor teve seu epicentro perto da cidade de Mineral, em Virgínia, a cerca de 140 quilômetros a sudoeste de Washington, e foi sentido em vários Estados e até mesmo em Toronto, no Canadá.
Dois reatores nucleares localizados próximos ao epicentro foram desativados por precaução.
Partes do Pentágono, da Casa Branca e do Congresso foram evacuadas
Apesar de não haver registro de feridos ou danos mais graves, o terremoto provocou apreensão entre os americanos e distúrbios em várias cidades.
Segundo autoridades, as chamadas para o serviço de emergência (911) registraram um pico logo após o tremor, mas depois foram normalizadas.
Aeroportos foram fechados e serviços de trem, suspensos temporariamente.
Strauss-Kahn
Em Nova York, até mesmo uma entrevista coletiva sobre o caso de Dominique Strauss-Kahn – o ex-diretor gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional) acusado de tentativa de estupro – foi interrompida pelo tremor.
O promotor Cyrus Vance falava aos jornalistas em Manhattan quando o prédio começou a tremer.
"O que está acontecendo? O prédio inteiro está balançando", disse Vance, enquanto os presentes começavam a deixar o local apressadamente.
Apesar de passado o susto, a coletiva não foi retomada, e Vance emitiu suas declarações em um comunicado.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ÓLEOS VEGETAIS

Ebpm Óleos
FONTE

3- A Manifestação do Mal

3- A Manifestação do Mal
O Mal tomou conta do nosso mundo.
Até quando nós conviveremos com tanta maldade?
Até quando ouviremos sobre mortes e tragédias?
Até quando nossos olhos verão a maldade?
Até quando ouviremos sobre crimes violentos?


3- A Manifestação do Mal from Brazilian Temple TV on Vimeo.

FONTE

Nova pílula contra câncer de pele é aprovada nos EUA


Nova pílula contra câncer de pele é aprovada nos EUA
Pílula voltado para o tratamento de pacientes com tumores cancerosos que expressam uma mutação genética chamada BRAF V600E
22 de agosto de 2011, às 10h37min
Folha
O FDA (agência reguladora de remédios e alimentos no EUA) aprovou nesta quarta-feira a pílula Zelboraf para pacientes com melanoma em etapa avançada ou inoperável, em particular em casos que apresentam uma mutação genética.
O Zelboraf (vemurafenib) será lançado no mercado nas próximas semanas voltado para o tratamento de pacientes com tumores cancerosos que expressam uma mutação genética chamada BRAF V600E -- proteína regularizadora do crescimento das células do corpo, que sofre mutações em cerca da metade dos pacientes com melanoma avançado.
Fabricado pela empresa Genentech do Grupo Roche, Zelboraf é capaz de bloquear a função da proteína BRAF afetada pela mutação. As autoridades não realizaram provas sobre a eficácia desta droga em pacientes que não apresentam essa mutação genética.
Esse é o segundo recurso para o melanoma avançado, depois que em março, a FDA aprovou também o Yervoy (ipilimumab). Ele demonstrou que os pacientes vivem mais tempo ao receber a pílula, de acordo com o diretor do escritório que investiga medicamentos contra o câncer, Richard Pazdur.
A agência reguladora disse ter aprovado tanto a pílula quanto a amostra de forma acelerada, antes das datas previstas para o último trimestre do ano. As autoridades estabeleceram a segurança e a eficácia do Zelboraf mediante uma prova clínica internacional em 675 pacientes com melanoma em estágio avançado que apresentava mutação, mas que não tinham recebido tratamento algum.
Um grupo recebeu Zelboraf e outro recebeu dacarbazina, mais um remédio contra o câncer. Dos pacientes que tomaram Zelboraf, 77% continuam vivos, em comparação com 64% dos pacientes que receberam dacarbazina.
Os efeitos colaterais mais comuns do Zelboraf incluíram dor nas articulações, brotoeja, perda de cabelo, fadiga, náusea e sensibilidade da pele exposta ao sol.O melanoma é a principal causa de morte por doenças de pele. O Instituto Nacional do Câncer assinala que em 2010 foram diagnosticados 68.130 novos casos de melanoma nos EUA e 8.700 mortes só este ano.

Droga anti-malária

Droga anti-malária mostra eficácia contra artrite, esclerose e câncer
Embora a cloroquina já venha sendo usada para tratar algumas doenças auto-imunes, o mecanismo de ação ainda era desconhecido
Isaude.net

Em um estudo publicado recentemente, cientistas do VARI Center for Structural Biology and Drug Discovery demonstram , em nível molecular , como a cloroquina ( medicamento anti-malária ) reprime a inflamação, o que pode fornecer um modelo de tratamento para uma variedade de doenças auto-imunes, como artrite, esclerose múltipla e certos tipos de câncer.
A cloroquina é uma droga amplamente utilizada que inibe o crescimento de parasitas. Durante décadas, esta substância e uma derivada, a amodiaquina, têm sido usadas como medicamentos anti-inflamatórios para tratar doenças como a artrite reumatoide, embora não se saiba qual o mecanismo exato pelo qual ela afeta o sistema imunológico. Fornecendo uma compreensão destas funções básicas, os pesquisadores agora podem ter as ferramentas necessárias para desenvolver tratamentos melhores para uma infinidade de doenças auto-imunes comuns.
"Estes resultados fornecem uma base mecanicista a estratégias terapêuticas para tratar inflamações e doenças auto-imunes e devem fornecer novas abordagens que podem ser testadas em ensaios clínicos", disse o neurologista Henry F. McFarland.
O diretor do VARI Center, H. Eric Xu, e seus colegas mostraram que a cloroquina reprime a inflamação pela ativação sinérgica da sinalização dos glicocorticoides , uma classe de hormônios esteroides que se liga m ao s respectivos receptor es presente em quase todas as células de animais vertebrados. Eles estão entre os agentes mais potentes e eficazes para tratar a inflamação e as doenças auto-imunes.
Os glicocorticoides sintéticos são usados para tratar asma, alergias e artrite reumatoide. Como eles também interferem em alguns dos mecanismos anormais das células cancerosas, são usados em doses elevadas para tratar certos tipos de câncer, como a leucemia e o linfoma. No entanto, em doses terapêuticas, os glicocorticoides podem causar uma gama de efeitos colaterais debilitantes, incluindo o diabetes, a osteoporose, a atrofia da derme e o retardo do crescimento.
A pesquisa revelou um a regulação inesperad a da sinalização glicocorticoide pelo funcionamento dos lisossomos, estruturas celulares que utilizam enzimas para quebrar resíduos e detritos. Os pesquisadores descobriram que poderiam imitar o efeito da cloroquina ao inibir o mecanismo lisossômico . Eles acreditam que o desenvolvimento de novas terapias para tratar as inflamações e as doenças auto-imunes envolve estratégias que combinam os inibidores de glicocorticoides e lisossômicos.
"Nós já sabíamos há algum tempo que esteroides e lisossomos afetam o sistema imunológico, mas não sabíamos que eles trabalhavam juntos. Os pesquisadores agora têm um caminho claro para a realização de projetos para desenvolver inibidores glicocorticoides e lisossomais e para melhorar a eficácia e a potência de cloroquina como um agente terapêutico", disse o presidente e diretor de pesquisa do VARI Center, Jeffrey Trent.

domingo, 21 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude 2013


Jornada da Juventude levará mais gente ao Rio que Mundial
por Lusa  Hoje
O presidente da Câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Pães, afirmou hoje que a Jornada Mundial da Juventude 2013 terá um impacto tão grande na cidade que "pode reunir mais gente do que o Mundial" de Futebol, um ano depois.
Paes falava aos jornalistas em Madrid depois de ouvir hoje o anúncio oficial, feito por Bento XVI na capital espanhola, de que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será no Rio de Janeiro.
"É um evento de dimensões muito maiores do que se pode imaginar. A multidão que se viu hoje nas celebrações da missa, e que se viram nas ruas de Madrid, emociona-me e faz-me pensar nas proporções que um encontro como este terá na nossa cidade", afirmou.
Recordando o tamanho do Brasil e "a fé do povo" brasileiro e de outros países vizinhos, tudo leva a pensar que o Rio acolherá mais pessoas na JMJ do que durante o Mundial.
Também o governador do Rio, Sérgio Cabral, se declarou emocionado pela escolha da cidade para a JMJ 2013, afirmando que já começou "a contagem decrescente para receber este evento, que é imenso, acima de tudo em esperança, espiritualidade e na motivação de todos os jovens e povo do Rio de Janeiro".
Os dois responsáveis consideraram que a cidade "abrirá os braços" para acolher os peregrinos de todo o mundo e que "tem condições para receber e acomodar bem" os cerca de quatro milhões de pessoas esperadas.
Bento XVI 'entregou' hoje a um grupo de peregrinos brasileiros a "Cruz dos Jovens", símbolo da JMJ, na conclusão da "Missa do Envio", a eucaristia que marca a recta final da edição de 2011 da JMJ, que trouxe à capital espanhola 1,5 milhões de peregrinos de todo o mundo.