terça-feira, 31 de maio de 2011

Uso de celulares pode provocar câncer

Uso de celulares pode provocar câncer, diz OMS
REUTERS
Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 31/5/2011 15:43
LONDRES (Reuters) - O uso de celulares pode aumentar o risco de ocorrência de certos tipos de câncer no cérebro em humanos, afirmaram especialistas em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.
Os especialistas também disseram que consumidores devem pensar em formas de reduzir sua exposição.
Um encontro de 31 cientistas de 14 países na Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em inglês) da OMS afirmou que uma análise de todas as evidências científicas disponíveis sugere que o uso de celulares deve ser classificado como 'possivelmente cancerígeno'.
A classificação pode fazer com que o corpo de saúde da Organização das Nações Unidas revise suas orientações sobre celulares, afirmaram cientistas da Iarc, mas é necessário fazer mais pesquisas antes de dar uma resposta mais definitiva sobre qualquer conexão entre a doença e o uso dos aparelhos.
A OMS já dissera anteriormente que não havia evidências o suficiente para que se estabelecesse uma conexão entre o uso de celulares e o câncer.

Refrigerantes

Refrigerantes: um problema para os dentes
47 votos Refrigerantes: Um Problema para os Dentes
Nas diversas regiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado ? o refrigerante. Porém, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sérios problemas de saúde bucal.
Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.
Bebidas sem açúcar, que respondem por apenas 14 porcento do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais1. Entretanto, elas são acidíferas e têm potencial para causar problemas.
Está-se Bebendo Cada Vez Mais
O consumo de refrigerantes nos Estados Unidos aumentou drasticamente em todos os grupos demográficos, especialmente entre crianças e adolescentes. O problema é tão grave que autoridades de saúde como a American Academy of Pediatrics começou a alertar sobre os perigos.
Quantas crianças em idade escolar bebem refrigerantes? Estimativas variam de uma em cada duas à quatro em cada cinco consumindo pelo menos um refrigerante por dia. Pelo menos uma em cada cinco crianças consome um mínimo de quatro porções por dia.2
Alguns adolescentes chegam a beber 12 refrigerantes por dia.3
Porções maiores agravam o problema. De 180 ml na década de 80, o tamanho do refrigerante aumentou para 570 ml na década de 90.
Crianças e adolescentes não são as únicas pessoas em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Conforme as pessoas vivem mais, mais pessoas terão probabilidade de apresentar problemas.
O Que Fazer
Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes que consomem, e também com as terapias bucais disponíveis. Eis algumas medidas que você pode tomar:
Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas e estimule seus filhos a fazer o mesmo.
Enxágüe a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
Use creme dental e solução para bochecho com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor, como o Colgate Total® 12. Fazer bochechos com uma solução com flúor também pode ajudar. Seu dentista pode recomendar um enxaguatório bucal que você compra na farmácia ou supermercado ou prescrever um mais concentrado dependendo da gravidade do seu problema. Ele também pode prescrever um creme dental com maior concentração de flúor.
Faça aplicação de flúor com o profissional: Seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução. Os refrigerantes são implacáveis com seus dentes. Reduzindo a quantidade que você ingere, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista e higienista, você pode neutralizar seus efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.
1 Harnack L, Stang J, Story M. Soft drink consumption among US children and adolescents: Nutritional consequences. Journal of the American Dietetic Association 1999;99:436-444.
2 Gleason P, Suitor C. Children s diets in the mid 1990s: Dietary intake and its relationship with school meal participation. Alexandria, VA: US Department of Agriculture, Food and Nutrition Service, Office of Analysis, Nutrition and Evaluation;2001.
3 Brimacombe C. The effect of extensive consumption of soda pop on the permanent dentition: A case report. Northwest Dentistry 2001;80:23-25.

ALEMANHA

Bactéria E.coli já fez 15 mortos na Alemanha
Por Redacção
13:18 - 31-05-2011
A Alemanha conta já com 15 mortos provocados pela bactéria E.coli, uma mulher morreu na Suécia com a mesma infecção e e em Espanha há uma pessoa em estado grave.
A bactéria continua a propagar-se, uma vez que a fonte infecciosa continua activa e ainda não foi identificada.
Na Alemanha, há mais de 1400 doentes e 353 casos da forma agravada da doença, que ataca os rins e o sangue e destrói os glóbulos vermelhos, levando à morte, pelo que se teme que o número de vítimas mortais aumente a cada dia.
O governo avisou que a propagação da bactéria está a assumir proporções europeias e voltou a aconselhar os cidadãos a não consumirem legumes crus, já foram destruídas toneladas de legumes e fruta.

Médicos se mobilizam no Dia Mundial sem Tabaco

Médicos se mobilizam no Dia Mundial sem Tabaco
Entidades médicas promovem debate no Senado com base científica.
No Rio de Janeiro e em São Paulo, médicos alertam a sociedade.
31/05/2011 06h30 - Atualizado em 31/05/2011 06h30
Do G1, em São Paulo
No Dia Mundial sem Tabaco, que é nesta terça-feira (31), será realizado no Senado Federal um encontro de médicos para debater os projetos de lei que tramitam na casa sobre a proibição do fumo em ambientes fechados.
Dois desses projetos são o PL 315/08 e o PL 316/08, que divergem sobre que forma tomaria a proibição do fumo, originado ou não do tabaco, em todo “recinto coletivo fechado, privado ou público”. Enquanto o PL 315/08 defende a extinção dos fumódromos, o PL 316/08 permitiria a existência dessas áreas.
O Fórum das Entidades Médicas sobre Tabagismo pretende apresentar evidências científicas sobre os efeitos para a saúde causados pela exposição à fumaça ambiental de tabaco. O evento é fruto de uma parceria entre Associação Médica Brasileira, o Conselho Federal de Medicina, a Federação Nacional dos Médicos e as Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia, de Cardiologia e de Oncologia, entre outras. Alexandre Padilha, ministro da saúde, é aguardado para o debate.
Outras ações
Em São Paulo, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia está organizando o “mutirão da bituca”. Médicos vestidos de jalecos vão limpar restos de cigarros na região da Avenida Paulista. Além disso, vão distribuir materiais informativos, tirar dúvidas, avaliar a capacidade respiratória dos fumantes e ajudá-los a calcular o gasto financeiro que o cigarro traz.
No Rio de Janeiro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) também promoverá panfletagem e esclarecimentos nas ruas a respeito dos riscos do tabaco. À noite, o Cristo Redentor será iluminado de vermelho, cor adotada pela luta antitabagista.

Dia Mundial sem Tabaco

Dia Mundial sem Tabaco: cigarro pode matar 8 milhões até 2030
31/05/2011 - 6h02
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.
A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.
No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.
Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, registraram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..
Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).
Edição: Graça Adjuto

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PEPINOS CONTAMINADOS

El síndrome letal causado por pepinos contaminados
BBC Salud
Lunes, 30 de mayo de 2011
Científicos en Europa intentan identificar la fuente de una cepa particularmente virulenta de la bacteria Escherichia coli (E. coli) que ha causado ya diez muertes en Alemania.
El patógeno, que se cree está siendo propagado por pepinos contaminados, provoca en los pacientes una enfermedad llamada síndrome urémico hemolítico (SUH) que se caracteriza por insuficiencia renal, diarrea y sangre en las heces.
Se informa que se han registrado al menos 270 casos de SUH en Suecia, Dinamarca, Reino Unido y Holanda de personas que viajaron desde o hacia Alemania.
El brote de SUH, sin embargo, ha sorprendido a los científicos porque este trastorno suele afectar principalmente a los niños menores de cinco años y ahora se está presentando mayoritariamente en adultos y en mujeres.
Cepa letalEl Centro Europeo para la Prevención y Control de Enfermedades (ECDC), basado en Suecia, calificó a este brote de SUH como "uno de los mayores que se han descrito en todo el mundo y el mayor que se ha registrado en Alemania".
Este síndrome se presenta frecuentemente después de una infección gastrointestinal que, en el caso de Alemania, está siendo causada por una peligrosa cepa de la bacteria E. coli, llamada Escherichia coli productora de la toxina Shiga o STEC.
La cepa STEC de E. coli, como su nombre lo indica, produce un compuesto tóxico llamado Shiga que es el causante de una infección severa en el ser humano.
La toxina Shiga actúa destruyendo los glóbulos rojos, lo cual conduce a insuficiencia renal y en casos severos provoca convulsiones y complicaciones graves en el sistema nervioso.
Hay cerca de 200 tipos de STEC -unos 100 asociados con enfermedades en el ser humano- y cualquiera de estos brotes es considerado un grave problema de salud pública por su potencial infeccioso y porque presenta la amenaza de causar complicaciones graves en el paciente.
Una de estas complicaciones es el síndrome urémico hemolítico o SUH.
Según el ECDC, este síndrome "es considerado la causa más común de insuficiencia renal aguda en niños europeos".
Pero ahora, la enfermedad ha dejado perplejos a los científicos porque, tal como informa el ECDC, está mostrando "una distribución de los casos atípica en los grupos de edad y sexo" y, en vez de niños, está atacando a adultos.
Según el organismo, 90% de las víctimas hasta ahora han sido adultos y 70% de éstas son mujeres.
Brote "digno de atención"La bacteria STEC se propaga principalmente en comida o agua contaminada o por contacto con animales enfermos.
Según los expertos, la transmisión de persona a persona también es posible. Pero ahora se sospecha que la fuente de contagio son pepinos orgánicos.
Los científicos sospechan que tanto tomates como lechuga y pepinos frescos pueden ser vehículos de infección, pero hasta ahora sólo se han obtenido análisis positivos de contaminación en muestras de pepinos en Hamburgo, presuntamente procedentes de España.
La E. coli produce una toxina que causa complicaciones letales.
Los síntomas típicos de la infección gastrointestinal son fiebre moderada y vómito y en algunos casos diarrea con sangre en las heces.
La mayoría de los pacientes suelen recuperarse en unos siete días. Sin embargo, una minoría de estos pacientes, entre 10 y 15%, desarrollan la complicación severa de SUH.
Hasta ahora se pensaba que los niños menores de 5 años eran los que estaban más en riesgo de esta complicación, pero los casos en Alemania muestran lo contrario.
Según el ECDC, "el brote de STEC que se registra en Alemania es digno de atención considerando su magnitud".
En sólo unas semanas, agrega el organismo, se han registrado 276 casos de SUH y diez muertes debido a esta enfermedad.
"Esto quiere decir que en el actual brote es probable que estén ocurriendo varios cientos de casos de STEC con diarrea".
Además, también se han identificado casos de SUH fuera de Alemania: en el Reino Unido, Dinamarca, Suecia y Holanda, todos relacionados con viajes al norte de Alemania.
Los científicos del ECDC están analizando el ADN de la bacteria para tratar de encontrar formas de detectarla en sus primeras etapas de infección en los pacientes.
Sin embargo, las autoridades en Alemania ya advirtieron que la fuente de infección podría estar todavía activa lo que significa que existen probabilidades de que el brote de contagio sea aún mayor.

domingo, 29 de maio de 2011

BACTÉRIA LETAL NA ALEMANHA

Bactéria letal mata pelo menos 10 pessoas e afeta outras 300 na Alemanha
Atualizado em 29 de maio, 2011 - 09:15 (Brasília) 12:15 GMT
Assistente médica colhe amostras de vegetais possivelmente contaminados
Autoridades de saúde da Alemanha afirmam que pelo menos dez pessoas já morreram e outras 300 estão sendo tratadas no país devido à infecção por um tipo letal da bactéria E. Coli.
O governo suspeita que pepinos orgânicos importados da Espanha e contaminados com a bactéria possam ser a causa da epidemia.
De acordo com o correspondente da BBC Mark Lobel, este tipo de contaminação é a maior já registrada na Alemanha e uma das maiores em todo o mundo, de acordo com especialistas suecos em controle de doenças.
A maior parte das mortes, causadas pela ingestão de alimentos contaminados, ocorreu na cidade de Hamburgo, no norte do país.
O tipo de bactéria registrado na Alemanha é o E. Coli enterohemorrágico (EHEC), que causa diarreia com sangramento e pode levar à insuficiência renal.
Lobel diz que, diferentemente da maioria dos casos da doença, que afeta em geral crianças de até cinco anos de idade, quase todos os infectados na Alemanha são adultos, em sua maioria mulheres.
Segundo o correspondente da BBC, pessoas originárias da Alemanha já apareceram doentes em países como Suécia, Dinamarca, Holanda e Grã-Bretanha.
Especialistas em saúde do governo alemão estão recomendando à população do norte do país que não consuma tomates, pepinos ou alface crus.
"Também é possível que haja infecções secundárias durante esta epidemia", disse à BBC a cientista da Universidade de Munster, Helge Karch. "Estas novas infecções se espalham de pessoa para pessoa, mas podem ser evitadas", afirmou.
"Por isto, precisamos fazer todo o possível para assegurar que a higiene pessoal das pessoas seja aprimorada."
Outros países
As autoridades alertaram que os pepinos possivelmente infectados podem ter sido enviados para República Checa, Áustria, Hungria e Luxemburgo.
De acordo com Lobel, restrições foram impostas sobre dois exportadores de pepinos espanhóis, embora não se saiba se a infecção ocorreu na Espanha, durante a viagem dos produtos ou na chegada dos alimentos à Alemanha.
O grupo de bactérias Escherichia coli (abreviada como E. Coli) é grande e diversificado, formado em sua maioria por cepas inofensivas. No entanto, alguns tipos de E. Coli podem causar diarreia, infecções urinárias, doenças respiratórias e pneumonia.

regulação para a internet

Líderes do G8 querem regulação para a internet
Líderes do G8, grupo de países industrializados formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia vai lançar, em breve, um comunicado pedindo por regulação mais firme da internet. Quem encabeça a proposta é o presidente da França, Nicolas Sarkozy.
Os representantes vão reclamar a adoção de medidas para proteger crianças de “predadores online”, para melhorar o direito à privacidade e para combater a pirataria. Ao mesmo tempo, para evitar controvérsias, o documento irá incentivar as iniciativas de negócios privados na internet e seu desenvolvimento desvinculado de governos.
A reunião dos países, que ficou conhecida como E-G8, foi marcada por um discurso de Sarkozy que falou sobre a “revolução da internet” e a comparou com momentos históricos como a Era das Navegações e a Revolução Industrial. “A revolução da internet não possui bandeiras, nem um slogan, ela pertence a todos”, disse ele.
Diante de um público que incluía executivos de companhias como Google, Facebook, Amazon e eBay, ele fez uma ressalva: “o universo que vocês representam não é um universo paralelo. Ninguém pode esquecer que os governos são as únicas instituições legítimas para representar a vontade do povo nas democracias. Desconsiderar este fato significa riscos de um caos democrático e de anarquia”.
A iniciativa do presidente da França em parear a regulação da internet a assuntos como comércio, economia, terrorismo ou mudanças climáticas foi aplaudida por setores como a indústria da música, que foi arrasada pela pirataria digital. Contudo, as empresas de internet e outros setores manifestaram sua preocupação com a abertura e a liberdade que caracteriza a internet, pelo menos na maioria dos países ocidentais.
Um rascunho do comunicado, escrito no dia 20 de maio, diz: “Governos, setor privado, usuários e investidores, todos têm um papel importante em criar um ambiente onde a internet pode se desenvolver de maneira equilibrada. (…) Nós concordamos, na presença de líderes da internet, com a criação de alguns princípios, incluindo liberdade, respeito à privacidade e propriedade intelectual, segurança e proteção contra crimes”.
O primeiro-ministro inglês, David Cameron, também decidiu enfrentar os desafios do mundo digital e declarou que pedirá ao Parlamento que reveja as leis de privacidade depois que figuras públicas, usuárias do Twitter, conseguiram ordens judiciais para prevenir que jornais publicassem histórias que envolvessem seus nomes.
Mas a França decidiu ir mais além. Entre as iniciativas de Sarkozy, está a lei de três reincidências para piratas digitais, com a punição prevendo suspensão do acesso à internet. Outra decisão é a autorização ao governo de filtrar sites suspeitos de conter pornografia infantil e outros conteúdos ilegais.
O representante do Google, Eric E. Schmidt, declarou que, em sua opinião, a tecnologia, e não leis, poderia cuidar dos problemas da internet, incluindo limite de tráfego de dados. Segundo Eric, antes de considerar regulamentações, os países deviam se perguntar se não há uma solução tecnológica (pois ela com certeza se moveria mais rápido que oito países juntos).

Tufão Songda

Tufão Songda chega ao Japão e se aproxima da usina de Fukushima
Autoridades japonesas alertaram para a possibilidade de maré forte, inundações e fortes tempestades
O tufão Songda, degradado a tempestade tropical forte, chegou neste domingo à costa sudeste do Japão com ventos de até 108 quilômetros por hora e se teme que na segunda-feira passe perto da usina nuclear de Fukushima, afetada por vazamentos radioativas.
Segundo informou a Agência Meteorológica do Japão, a tempestade já passou pela ilha de Kyushu (sul) e se encontra ao sul da cidade de Kochi (Shikoku). A frente de baixas pressões e fortes ventos se dirige para o norte pela costa do Pacífico japonês a uma velocidade de 55 km/h e está provocando fortes chuvas em uma ampla área do centro do Japão.
As autoridades alertaram da possibilidade de maré forte, possíveis deslizamentos de terra e inundações por causa deste tufão debilitado, o segundo da temporada, que já deixou pelo menos três mortos nas Filipinas. Espera-se que a tempestade chegue neste domingo à noite à região nordeste japonesa afetada pelo terremoto e posterior tsunami do dia 11 de março, por isso que as precauções em Fukushima estão sendo extremadas para evitar um aumento dos vazamentos.
O operador da central, a empresa Tokyo Electric Power (Tepco), tomou medidas como a instalação de diques de sacos de areia e a mudança dos guindastes móveis, que ajudam nos trabalhos de estabilização dos reatores, para lugares protegidos.
A Tepco assegurou que se as chuvas forem muito intensas todas as operações, exceto a vigilância, vão parar na unidade. Os operários estão preocupados com os níveis de água radioativa nos prédios de turbinas das unidades 2 e 3, que aumentaram e devem vigiar constantemente para prevenir que ela transborde e vaze para o exterior.

SAÚDE MENTAL

Pessoas extrovertidas são mais felizes
Um estudo recente descobriu que a chave da felicidade das pessoas extrovertidas pode estar em suas memórias
29/05/2011
Pessoas extrovertidas não apenas são enérgicas e companhias mais agradáveis, mas também são mais felizes. É o que revelou um estudo publicado em junho no periódico norte-americano ‘Personality and Individual Differences’.
“Nós descobrimos que pessoas muito extrovertidas são mais felizes com suas vidas porque eles tendem a reter uma imagem positiva e nostálgica do passado, e são menos suscetíveis a ter pensamentos negativos e arrependimentos”, explica o pesquisador Ryan Howell, psicólogo na Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos.
Howell e o co-autor do estudo entrevistaram 754 estudantes de graduação por meio de um formulário na internet com perguntas sobre personalidade, satisfação e memórias. Eles descobriram que aqueles que eram extrovertidos eram mais propensos a lembrar coisas boas do passado e minimizar as ruins.
Na verdade, ter uma visão mais positiva do passado explicou 45% da conexão entre extroversão e maior satisfação pessoal. Para os neuróticos, de personalidade ansiosa e irritável, uma visão mais negativa do passado explicou metade da ligação entre a personalidade deles e o nível de felicidade.
Dá para mudar de personalidade?
É difícil você conseguir mudar a sua personalidade, mas é possível se sentir mais feliz sobre sua vida, Howell explica. Uma maneira é saborear memórias felizes ou repensar aspectos positivos em suas lembranças tristes.
Estudos anteriores variam sobre a possibilidade de mudar sua personalidade. Uma linha sugere que uma pessoa não é capaz de mudar de um neurótico para um extrovertido. Outro estudo recente sugere que nossa personalidade é definida no primeiro ano de vida.

Central nuclear no Japão

Sistema de refrigeração do reactor 5 de Fukushima parou
por Lusa Hoje
A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da central nuclear japonesa de Fukushima, anunciou hoje a paragem do sistema de refrigeração do reactor número cinco e garantiu que os trabalhos para retomar a sua actividade estão em marcha.
De acordo com um despacho da agência japonesa Kyodo, as bombas de injecção de água no reactor e as piscinas de combustível da unidade cinco pararam no sábado pelo que a Tepco está a trabalhar para colocar em funcionamento os sistemas auxiliares.
A temperatura do reator aumentou 68 para 87 graus enquanto que a água da piscina subiu de 41 para 44 graus.
Os reactores cinco e seis da unidade de Fukushima são os únicos que não foram afectados pelo grave terramoto seguido de tsunami a 11 de Março e estavam mantidos em "paragem fria" o que significa que estavam estabilizados e refrigerados por uma corrente interna de água.
O reactor cinco estava ligado à rede eléctrica externa e não tinha sofrido qualquer explosão ou incêndio como aconteceu com as unidades 1, 2, 3 e 4, nem sofreu danos no edifício do reactor faz uma retenção primária nem nas piscinas de combustível usado.
Os engenheiros da Tepco esperaram conseguir retomar as funções de refrigeração da unidade cinco nas próximas horas e não acreditam na subida rápida da temperatura no complexo.
No caso dos reactores afectados, a Tepco está a utilizar bombas especiais externas até que consiga instalar no complexo um novo sistema de refrigeração em ciclo contínuo de água.
O Japão enfrenta a sua pior crise nuclear de sempre e já encerrou unidades de produção de energia com recurso ao nuclear devido a receios que um novo sismo provoque o caos no país.

Los perros ayudan a familias con autismo

Los perros ayudan a familias con autismoLos perros ayudan a los niños con problemas de autismo."Comenzamos a usar a Boogie para ayudar a Oak con este tipo de transiciones, es decir, pasar de una situación a otra. Es una forma de tranquilizarlo, porque piensa que si Boggie puede hacerlo él también puede"Rowan Saunders
Anna-Marie Lever
BBC
Los perros pueden ayudar a reducir el estrés que provoca el autismo en una familia, revela un estudio.
Los científicos de la Universidad de Lincoln, Inglaterra, compararon a 20 familias con perros con 20 familias que no tenían esta mascota.
Encontraron que cualquier raza de perro logra mejorar la comunicación y las relaciones entre los miembros de la familia.
El profesor Daniel Mills, experto en medicina veterinaria conductual utilizó en su estudio grabaciones de video que muestran cómo los perros pueden mejorar los hábitos de alimentación, sueño y conducta de los niños.
Durante un curso de apoyo para padres de niños con autismo, las familias nombraron varias formas en las que su perro les había ayudado, desde el desarrollo de lenguaje y el establecimiento de rutinas hasta usar a la mascota para que, sin confrontación, el niño logre poner atención.
Transiciones
Una de estas familias, los Saunders, decidieron adoptar a Boogie, un cocker spaniel de 18 meses, porque, dicen, Oak, su hijo de cuatro años tiene una relación muy cercana con los animales.
"Oak presenta problemas particulares cuando se trata de salir de la puerta de la casa", le explicó a la BBC Rowan Saunders, el padre.
"Para él, es como si tuviera que saltar a un precipicio".
"Así que comenzamos a usar a Boogie para ayudarle a Oak con este tipo de transiciones, es decir, pasar de una situación a otra. Es una forma de tranquilizarlo, porque piensa que si Boggie puede hacerlo, él también puede".
"Las capacidades de lenguaje de Oak también han mejorado", agregó Saunders.
"Y también su alimentación, porque él se encarga de alimentar a Boogie y le da distintos tipos de alimentos. También el arreglo y peluquería de Boogie ha ayudado porque Oak está aprendiendo sobre hábitos de higiene y limpieza personal".
"En los últimos cuatro meses Oak ha mejorado mucho, y todos los días nos sorprende".
Según el profesor Mills, "hemos recibido muchas sugerencias de maneras en las que los perros pueden ayudar. Sin embargo, hay muy poco financiamiento para investigar este campo científicamente".
Perros alerta
La organización de ayuda Dogs for the Disabled (Perros para los Discapacitados) informó que ha tenido 1.300 llamadas durante los últimos seis meses de padres que preguntan de qué forma pueden ayudarles los perros.
El presidente ejecutivo de la organización Peter Gorbing, señala que "el mantenimiento de un perro es de bajo costo y bajo esfuerzo".
"Previamente la gente se mostraba escéptica sobre el papel que estos animales podrían desempeñar, pero recientemente hemos encontrado un público mucho más receptivo. Las cosas están cambiando rápidamente", agrega.
El estudio de la Universidad de Lincoln fue presentado durante una conferencia de la Royal Society of Medicine (Sociedad Real de Medicina).
En la conferencia también se anunció que el primer "perro alerta", que ayuda a quienes sufren narcolepsia, un trastorno de sueño, empezará a asistir a una niña.
"Todavía estamos en las primeras etapas. Pero si el programa es exitoso, el perro podría cambiar la vida de esta niña", afirma Claire Guest, presidenta de la organización Medical Detection Dogs (Perros de Detección Médica).
Esta organización también está utilizando perros para ayudar a la detección de cáncer de próstata y vejiga.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

REZAR PELA SAÚDE

Religião: mais americanos estão rezando por sua saúde agora                        

Em relação ao ano passado, os americanos ficaram mais religiosos, pelo menos no que diz respeito à saúde. Segundo um novo estudo, durante a última década, a porcentagem dos americanos que dizem que rezam pela sua saúde aumentou 36%.
Os pesquisadores dizem que a oração aumentou entre as pessoas com boa renda e acesso aos cuidados médicos. Isso significa que as pessoas não estão trocando seguro de saúde pela oração; elas provavelmente utilizam a reza como um complemento e não como um substituto.
Estudos anteriores sugerem que a oração pode melhorar a percepção da saúde física e mental e serve como um amortecedor ou protetor contra a depressão, ansiedade e estresse.
Depois do ataque de 11 de setembro, houve um aumento na frequência religiosa dos Estados Unidos. A maior participação em atividades religiosas após essa data pode explicar em parte o aumento da oração pela saúde.
Segundo os pesquisadores, tem havido uma série de mudanças no mundo nos últimos 15 anos. Embora a participação em atividades religiosas públicas não tenha mantido o nível alto logo após 11 de setembro, parece que as pessoas continuam a participar de atividades religiosas particulares.
Os cientistas analisaram informações do Levantamento Nacional de Saúde americano, que, entre outras questões, perguntou aos participantes se eles oraram por sua saúde no ano passado.
O estudo analisou respostas de mais de 31.000 adultos em 2002 e 23.000 em 2007. Entre 2002 e 2007, o percentual de adultos que oraram por sua saúde aumentou de 43 a 49%. Um estudo anterior descobriu que o percentual de pessoas que oraram por sua saúde em 1999 era de 13,7% (ou seja, um aumento dramático ao longo de 10 anos).
As mulheres tinham mais probabilidade de orar pela saúde do que os homens. Em 2002, 51% das mulheres disseram que oraram por sua saúde em comparação com 34% dos homens. Em 2007, os percentuais eram de 56 versus 40% para mulheres e homens, respectivamente.
Aqueles que tiveram uma piora ou melhora na saúde eram mais propensos a rezar. Isso sugere que as pessoas com uma doença progressiva, ou aqueles que experimentam uma mudança repentina de saúde, são mais propensos a recorrer a oração como uma maneira de lidar com a situação.
Na pesquisa, os que oraram por sua saúde também eram mais propensos a ser afro-americanos, casados e educados além do ensino médio. Por outro lado, os com rendimentos elevados e os que se exercitavam regularmente eram menos propensos a rezar pela saúde.
Segundo os pesquisadores, é importante que os médicos reconheçam que há uma ligação entre espiritualidade e saúde. Eles devem se certificar de que seus pacientes tenham acesso aos recursos que necessitam caso se considerem religiosos ou espirituais. Por exemplo, se o paciente está internado e é religioso, o médico pode se certificar se que há uma capela naquele hospital.
Um estudo de 2006 descobriu que a maioria dos médicos estão dispostos a discutir religião com seus pacientes, mas apenas cerca da metade realmente conhece a fé deles

Geleiras

Geleiras derretem a taxa mais rápida da história
                            
Segundo um novo estudo, o derretimento das geleiras está subindo os níveis do mar mais rápido agora do que em qualquer momento dos últimos 350 anos.
Pesquisadores analisaram prazos mais longos que o habitual para chegar a essa conclusão. Eles mapearam mudanças em 270 das maiores geleiras entre o Chile e a Argentina desde a “Pequena Idade do Gelo”. Isto ocorreu por volta de 1870 para o campo de gelo norte, e em 1650 para o campo de gelo do sul (a última vez que eles estiveram muito maiores).
O campo norte se estende por cerca de 200 quilômetros e cobre uma superfície de 4.200 quilômetros quadrados, enquanto o campo de gelo do sul tem mais de 350 quilômetros de comprimento, cobrindo 13.000 quilômetros quadrados.
A pesquisa centrou em imagens de sensoriamento remoto do derretimento de geleiras do sul e do norte da Patagônia. As geleiras situam-se na Cordilheira dos Andes, na fronteira entre Chile e Argentina.
Os resultados mostram que as geleiras perderam volume em média 10 a 100 vezes mais rápido nos últimos 30 anos. A taxa de rápido derretimento está ligada à sua contribuição para o nível global do mar.
Segundo os pesquisadores, as estimativas anteriores de contribuição no nível do mar pelas geleiras eram baseadas em escalas de tempo muito curtas, cobrindo apenas os últimos 30 anos ou mais quando as imagens de satélite já eram usadas para calcular as taxas de variação.
Os cientistas apostaram em uma abordagem diferente, utilizando um novo método que permitiu a observação de tempos mais longos, que cobrem períodos de 1650/1750 a 2010 e 1870 a 2010.
Eles sabiam que as geleiras na América do Sul eram muito maiores durante a Pequena Idade do Gelo. Dessa forma, mapearam a extensão das geleiras na época e calcularam a quantidade de gelo perdida pelo recuo e afinamento das geleiras.
Os cálculos mostram que nos últimos anos os glaciares de montanha têm aumentado rapidamente sua taxa de derretimento e, assim, aumentando o nível global do mar. Os números atuais mostram estimativas bem acima das outras médias
FONTE 1
FONTE 2

Coreia do Norte

Mais de seis milhões à beira de morrer de fome
por Lusa   Hoje
Mais de seis milhões de norte-coreanos, cerca de um terço da população do país, "estão à beira de morrer de fome" e "necessitam de ajuda urgente", alertou hoje um jornal chinês citando o Programa Alimentar Mundial (PAM).
O alerta coincidiu com a secreta visita à China do líder norte-coreano, Kim Jong-il, "centrada", de acordo com um perito local, na "cooperação económica" e na "assistência chinesa" à Coreia do Norte.
A "escassez de comida" forçou a Coreia do Norte a pedir ajuda externa, disse Zhang Liangui, especialista em assuntos norte-coreanos da Escola Central do Partido Comunista Chinês, citado pelo jornal Global Times.
As estimativas do PAM, divulgadas em março, referiram que a Coreia do Norte necessitará de 450.000 toneladas de alimentos.
Zhang Liangui considerou que "para a comunidade internacional, há sempre um dilema na ajuda à Coreia do Norte".
"Por razões humanitárias, é necessário ajudar as pessoas com fome, mas por outro lado há o receio que a ajuda seja usada pelos militares e pelo governo para financiar o programa de desenvolvimento nuclear", explicou.

PORTUGAL

Saúde
Portugal não recebeu pepinos que causam infecção fatal
por Lusa          Hoje
Portugal não foi indicado pelas autoridades europeias e alemãs como sendo país de destino de pepinos espanhóis, que a Alemanha alega estarem na origem de um surto infeccioso fatal no seu território, informou hoje o Ministério da Agricultura.
Num esclarecimento à agência Lusa, o Ministério de António Serrano refere que "Portugal não foi informado pelas autoridades alemãs ou pela Comissão Europeia como sendo um país de destino desses produtos". A nota adianta que "todos os organismos responsáveis pela segurança alimentar estão atentos à situação e vigilantes".
As autoridades alemãs alegaram hoje que o surto infeccioso causado por uma perigosa variante da bactéria intestinal Escherichia coli - que provoca diarreias com sangue e já matou três pessoas e atingiu outras 600 - teve origem em pepinos de Espanha comercializados no mercado central de Hamburgo. O foco infeccioso foi detectado após a realização de análises a quatro pepinos escolhidos aleatoriamente entre os legumes à venda no mercado central de Hamburgo, dos quais três eram espanhóis, um deles de agricultura biológica.
A Federação Espanhola de Produtores e Exportadores de Frutas e Hortaliças assegurou que, "em princípio, não existe nenhuma constatação oficial" de que um carregamento de pepinos espanhóis tenha causado um surto infeccioso na Alemanha

quarta-feira, 25 de maio de 2011

mal de Parkinson

Bactéria é suspeita de desencadear mal de Parkinson

Mal de Parkinson é uma desordem neurológica que mata as células produtoras de dopamina em algumas partes do cérebro. Pessoas com a doença têm dificuldade para controlar seus movimentos. Cerca de 60 mil novos casos da doença são diagnosticados a cada ano nos Estados Unidos. No Brasil, aproximadamente 400 mil pessoas são possuem mal de Parkinson.
Alguns estudos anteriores sugeriram que pessoas com mal de Parkinson são mais suscetíveis do que as saudáveis ​​a terem tido úlcera em algum momento de suas vidas, assim como têm mais chances de serem infectadas pela H. pylori. Mas só agora os cientistas conseguiram encontrar provas circunstanciais da ligação entre a bactéria e a doença.
No experimento, ratos de meia idade infectados com a bactéria que causa úlcera desenvolveram padrões de movimentos anormais durante vários meses de infecção, de acordo com Traci Testerman, microbiologista no Centro de Saúde e Ciências da Universidade do Estado de Louisiana, em Shreveport, Estados Unidos. Camundongos jovens infectados com a bactéria não mostram quaisquer sinais de problemas nos movimentos.
Colega de Testerman, o neurocientista Michael Salvatore descobriu que os ratos infectados pela Helicobacter produzem menos dopamina nas partes do cérebro que controlam o movimento, possivelmente indicando que as células produtoras do neurotransmissor estão morrendo da mesma forma que acontece em pacientes com mal de Parkinson.
Mesmo que os cientistas comprovem que a H. pylori pode causar ou contribuir diretamente para o surgimento da doença, não está claro se se livrar do organismo seria uma coisa boa. Embora a bactéria cause úlcera e câncer no estômago, ela também ajuda a proteger o organismo contra alergias, asma e câncer de esôfago, assim como outras doenças do sistema digestivo.
“É difícil precisar neste momento qual o efeito de deixar a bactéria no organismo ou tirá-la de lá pode ter sobre a saúde de uma pessoa”, conta Stanley Maloy, microbiologista da Universidade Estadual de San Diego, Califórnia, EUA. “Mas é claro que uma possível ligação entre mal de Parkinson e a bactéria no estômago não pode ser ignorada”.
Um estudo feito em ratos descobriu que os micróbios causadores de úlcera de estômago também podem afetar as células do cérebro. A Helicobacter pylori, uma bactéria que vive no estômago de cerca de metade das pessoas no mundo, pode ajudar a causar mal de Parkinson.

propriedade intelectual

UE: Sarkozy quer punir roubo de propriedade intelectual
por DN.pt           Hoje
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, convidou um grupo de empresários e peritos em Internet para debater com o G8 medidas para detectar e castigar violações online das leis de propriedade intelectual. A Comissão Europeia (CE) também que blindar o 'copyright'. Ambos propõem uma vigilância reforçada sobre a web.
Num campo onde se confrontam os defensores da liberdade total de acesso à informação e os que exigem protecção aos autores, Sarkozy defende "um conjunto mínimo de regras, de valores que têm de ser respeitados para continuarmos a evoluir". O Presidente francês, que lidera o G8, grupo das oito maiores economias do mundo, inaugurou ontem um fórum com empresários e peritos para discutir esta questão. Sarkozy defende que os governos são "os únicos representantes legítimos da vontade geral" que devem levar esses valores para a Internet, para a tornarem "civilizada" e "responsável", escreve o jornal espanhol Público.
Em França vigora a lei dos três avisos: um fornecedor de Internet pode desligar os serviços a um cliente que continue a violar as leis da propriedade intelectual após ter recebido três avisos por parte da empresa. "Mais do que dar aos criadores os direitos de propriedade das suas obras, isso garantiu-lhes a independência, deu-lhes a liberdade", vincou Sarkozy.
Mas as multinacionais consideram que a moralização da internet não será gratuita e colocará em causa os lucros produzidos com o actual modelo de negócio, baseado em publicidade. O comissário europeu do Mercado Interno, Michel Barnier, apresentou uma documento com medidas para serem discutidas nos próximos meses, nomeadamente uma maior coordenação entre os fornecedores de Internet e as sociedade de gestão dos direitos de autor, para que sejam detectadas violações online das leis através da troca de ficheiros ou do visionamento de filmes e séries, uma proposta baseada no modelo em vigor na Holanda.
O segundo eixo da proposta comunitária é o encerramento dos sites que facilitem a troca de músicas, filmes e software, como o Pirate Bay. A proposta baseia-se na lei em vigor em Espanha, onde uma queixa leva à abertura de um processo administrativo, sob vigilância do tribunal, que pode levar ao encerramento do site denunciado.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Regular y controlar internet

El mundo quiere controlar internet
BBC Mundo, Tecnología
Los líderes de las empresas de internet y medios de comunicación más poderosos del mundo están en París para una reunión de dos días en la que se debatirá si es necesario -y posible- regular y controlar internet.
En París empresas y gobiernos debatirán si es posible controlar a internet.
La cumbre es auspiciada por el presidente francés Nicolás Sarkozy y contará con la participación de empresas como Facebook, Google y Amazon, entre otras
Y sus conclusiones serán debatidas por los líderes del G8 la próxima semana.
Esta es la primera vez que internet estará en la agenda de los mandatarios más poderosos del mundo, lo que ocurre en momentos en que el mundo discute qué tanto y hasta dónde se puede regular la red.
Y aunque es probable que los gigantes de internet defiendan la libertad de la red, la gran interrogante es cómo buscarán regular la vida digital los gobiernos del orbe.
Estrictos controles
Europa es una de las regiones del planeta que más está favoreciendo una mayor regulación de internet: son varios los países de la región que creen que la red se les puede ir de las manos si no la controlan.
Y uno de los principales adalides de esta tendencia es el presidente francés, Nicolás Sarkozy.
Nicolás Sarkozy, presidente de Francia
"El universo que (internet) representa no es uno paralelo, libre del imperio de la ley, libre de la moral y de los principios fundamentales que gobiernan la  vida social en los países democráticos", dijo Sarkozy en la apertura de la cumbre.
"Desde el momento en que internet se convirtió en parte de la vida de la mayoría de la población, sería una contradicción mantener al gobierno lejos de este inmenso foro. Nadie puede o debe olvidar que los gobiernos en las democracias son los representantes legítimos de la voluntad popular", aseveró el mandatario.
Y aunque EE.UU. originalmente se mostraba reticente a incluir el tema de la regulación de internet en la cumbre del G8, finalmente cedió.
Ello, a pesar de que en su estrategia internacional sobre la red, Obama ha llamado a crear un catálogo de "buenas conductas" en línea.
No todos, sin embargo, están de acuerdo en los controles a la red de redes más grande del mundo.
"Hemos tratado de civilizar el ciberespacio durante 22 años y creo que tenemos diferentes nociones de lo que eso significa", aseguró a la BBC John Perry Barlow, cofundador de la Electronic Frontier Foundation, una organización que defiende los "derechos digitales" de las personas
Nosotros creemos que civilización implica libertad, implica apertura, implica la mínima regulación y diría que de eso no se trata esta conferencia"
John Perry Barlow, cofundador de la Electronic Frontier Foundation.
"Nosotros creemos que civilización implica libertad, implica apertura, implica la mínima regulación y diría que de eso no se trata esta conferencia", sentenció Perry Barlow.
Pero al tiempo que este debate inicia, la Comisión Europea presentará este martes polémicas recomendaciones a los países miembros de la Unión Europea (UE).
En ellas se espera que recomiende usar a los proveedores de servicios de internet (ISP, por sus siglas en inglés) como intermediarios para revelar a los usuarios que descarguen ilegalmente archivos de música o películas.
Los críticos aseguran que esta estrategia amenaza con dañar la privacidad de las personas bajo el argumento de identificar a piratas digitales.
La Comisión Europea afirmó en un comunicado que las leyes de derechos de autor debían revisarse porque las distintas maneras en las que eran manejadas por los países miembros impedían el crecimiento económico de algunos países.
¿Regulación o censura?
En otras partes del mundo la preocupación gira en torno a lo que se puede publicar o no en internet.
 El gobierno de India acaba de aprobar estrictas regulaciones para internet.
Internet ha jugado un papel importante como plataforma de comunicación para activistas en el Medio Oriente y el norte de África en la que, a través de las redes sociales, publican información e imágenes de las protestas en el momento en que ocurren.
Pero en India el gobierno acaba de introducir nuevas leyes más severas sobre el tipo de contenido que se puede publicar en la red.
Bajo la nueva regulación cualquier comentario que sea considerado como "objetable" sebe ser removido por el sitio que lo aloja en un periodo no mayor a 36 horas tras recibir una queja.
Lo objetable puede ser un comentario "muy dañino, acosador, difamatorio y blasfemo, obsceno, pornográfico, pedófilo, invasivo de la privacidad de otra persona, con odio, racista, que aliente a lavar dinero o apostar, o que viole la ley de cualquier otra manera".
Las reglas han causado una ola de protestas en línea y muchos bloggers y tuiteros han dicho que los términos de lo que no es aceptable están abiertos a la interpretación. y podrían provocar que que comentarios inocentes sean retirados por miedo a provocar una ofensa.
"Durante la revolución de El Cairo mucha de la información se difundió gracias a las redes sociales. Regulaciones como ésta podrían impedir que la gente hable en internet porque alguien podría considerar sus comentarios objetables" dijo a la BBC Nikhil Kumar Verma, el tuitero con más influencia en el país.
Un portavoz del gobierno de India le dijo a la BBC que no creía que la libertad de expresión haya sido restringida por las nuevas guías, pero los activistas afirman que seguirán luchando por un cambio.
"El universo que (internet) representa no es uno paralelo, libre del imperio de la ley, libre de la moral y de los principios fundamentales que gobiernan la vida social en los países democráticos"

Las vuvuzelas

Las vuvuzelas "pueden propagar infecciones"
BBC Salud
Las fastidiosas vuvuzelas, esas trompetas largas de plástico que se volvieron famosas durante la última Copa Mundial, no sólo causan contaminación de ruido sino que también pueden propagar infecciones.
Ésa es la conclusión de un estudio que afirma que un soplido corto del instrumento puede crear una corriente de saliva similar a un estornudo, la que viaja a una velocidad de cuatro millones de partículas microscópicas por segundo.
Las vuvuzelas desataron controversia durante la Copa Mundial.
Así, en establecimientos concurridos, una persona que sopla una vuvuzela puede contagiar a muchos individuos con infecciones como influenza o tuberculosis, afirma la investigación publicada en la revista PLoS One.
Actualmente los organizadores de las Olimpiadas de Londres 2012 están considerando si permitir o no las vuvuzelas durante las competencias.
Aerosoles peligrosos
Los aerosoles, las partículas microscópicas de saliva suspendidas en el aire, juegan un papel muy importante en la propagación de enfermedades transmisibles.
El contagio con aerosoles puede ocurrir a través del aire, cuando las gotas contaminadas que exhala un individuo infectado son inhaladas por otro individuo susceptible.
Y también puede ocurrir cuando las gotas microscópicas que se encuentran en la boca o nariz se propagan por contacto físico, a menudo con las manos.
Estos tipos de propagación de aerosoles están vinculados en la transmisión de infecciones como el resfriado común, varicela, rubiola, influenza, enfermedad neumocócica y síndrome respiratorio agudo severo.
Ahora, el nuevo estudio, llevado a cabo por investigadores de la Escuela de Higiene y Medicina Tropical de Londres, encontró que las vuvuzelas parecen ser un medio ideal de propagación de aerosoles contagiados.
En el pasado, ya se había criticado a las vuvuzelas y se les calificó de peligrosas debido a su potencial de generar un estruendo más fuerte que el despegue de un avión.
La doctora Ruth McNerney y su equipo investigaron los riesgos de las vuvuzelas utilizando un aparato láser para medir cuántas partículas microscópicas producían ocho voluntarios al soplar estas trompetas.
En promedio se encontró que expulsaban de sus instrumentos 658.000 aerosoles por litro de aire.
Las partículas viajaban al aire a una velocidad de cuatro millones por segundo.
En comparación, cuando se pidió a los voluntarios que gritaran -como lo harían en un estadio- produjeron sólo 3.700 aerosoles por litro de aire a una velocidad de 7.000 por segundo.
"Cuando una persona asiste a un evento deportivo y está rodeada de individuos soplando vuvuzelas, lo más probable es que inhale grandes números de aerosoles respiratorios durante el curso del evento" explicó la doctora McNerney.
Sin embargo la experta no aboga por una prohibición de vuvuzelas. Lo que se necesita, dice, es una "etiqueta" para el uso de vuvuzelas.
"Igual que con la tos o los estornudos, se deben tomar medidas para prevenir la transmisión de la enfermedades, y la gente con infecciones debe evitar soplar una vuvuzela cerca de otras personas", dijo la investigadora.

FIM DO MUNDO

Fiéis tentam compreender ausência de 'fim do mundo'
Seguidores do radialista evangélico que havia declarado o último sábado o "Dia do Julgamento" estão, agora, tentando entender o porquê de a profecia não ter se concretizado.
Alguns seguidores de Harold Camping expressaram surpresa depois de o dia ter passado sem nenhum acontecimento apocalíptico; outros disseram que a ausência de ocorrências era mais uma forma de Deus colocar sua fé à prova.
Fiéis dizem que gastaram dinheiro fazendo publicidade da profecia
Enquanto isso, Camping, a figura no centro da polêmica, não é visto em público há dias.
Procurado pela agência Associated Press, ele disse que daria explicações em um pronunciamento na noite desta segunda-feira.
Camping havia previsto que Jesus Cristo retornaria à Terra em 21 de maio de 2011, data em que os crentes levados, “extasiados”, rumo ao céu.
O radialista de 89 anos havia usado seus pronunciamentos em uma rede cristã e outdoors para divulgar suas ideias, que acabaram se tornando conhecidas em todo o mundo.
Harold Camping previu que um terremoto gigante ocorreria no sábado
Camping alegava que textos bíblicos indicavam que um terremoto gigante – que começaria às 18h de cada parte do mundo – marcaria o começo da destruição do planeta no sábado. Até 21 de outubro, todos os descrentes estariam mortos.
‘Algum ceticismo’
Robert Fitzpatrick, funcionário aposentado do setor de transportes em Nova York, afirma ter gasto mais de US$ 140 mil de sua poupança em publicidade para a previsão de Camping.
Depois que as 18h passaram e nada aconteceu, ele declarou: “Não entendo o porquê... Não entendo como nada aconteceu”.
“Não posso lhe dizer o que sinto neste momento. Obviamente não entendi bem (a previsão), porque ainda estamos aqui.”
Outros seguidores disseram que já tinham dúvidas quanto à previsão.
“Tinha algum ceticismo. Mas estava tentando superá-lo porque acredito em Deus”, disse Keith Bauer, que viajou 4,8 mil quilômetros (do Estado de Maryland à Califórnia, onde fica a sede da rádio de Camping) para o “Êxtase”.
“Estava torcendo por isso, porque acho que o céu deve ser bem melhor do que esta Terra”, disse Bauer.
‘Sem plano B’
Segundo o jornal The Washington Post, centrais de atendimento a suicidas estão de sobreaviso para o caso de fiéis caírem em depressão após a falha na previsão.
Um grupo de frequentadores de uma igreja em Milpitas, Califórnia, organizou uma missa no domingo de manhã, para confortar os seguidores de Camping, informou o New York Times.
“Estamos aqui porque nos preocupamos com estas pessoas”, disse ao jornal o clérigo James Bynum. “É fácil tirar sarro deles. Mas por quê (fazê-lo)?”
Muitos outros grupos cristãos haviam rejeitado as ideias de Camping, chamando-o de “falso profeta”.
Outra profecia dele havia falhado em 1994, mas ele alegou que isso ocorreu devido a um erro matemático.
Já ateus americanos promoveram festas para celebrar a falha na previsão. Um grupo chegou a se reunir diante da rádio de Camping, em Oakland, Califórnia.
“É uma das coisas mais tristes que já ouvi, a ideia de que há pais que gastaram as poupanças universitárias de seus filhos, que venderam suas casas (para divulgar as ideias de Camping)”, disse à BBC uma das pessoas que estiveram em Oakland.
Em sua profecia, Camping havia dito que sabia “sem sombra de dúvidas” que o “Dia do Julgamento” estava prestes a chegar e que não havia um “plano B”.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

religião sem crença?

Flertando com Deus: religião sem crença?
Data de publicação : 18 Maio 2011 - 12:52pm
Por Michel Hoebink (RNW)
A Holanda é pioneira numa nova tendência religiosa: a religião sem crença, argumenta o estudioso holandês Koert van der Velde numa dissertação deverá defender esta semana.
"Para muitas pessoas a religião tradicional foi desmascarada pela ciência", afirma Koert van der Velde. "Muitas vezes, porém, vê-se que essas mesmas pessoas continuam a praticar a religião de uma forma ou outra, tais como na astrologia, na terapia de vidas passadas, nos treinamentos espirituais no mundo dos negócios, ou simplesmente cantando a ‘Paixão Segundo São Mateus’. Quando questionados, no entanto, os que exercem essas práticas negam acreditar nas subjacentes premissas religiosas."
Como jornalista especializado em temas teológicos, Van der Velde contou a centenas de pessoas sobre suas experiências religiosas. Alguns disseram sentir uma presença divina por trás das coincidências em sua vida, outros tiveram uma experiência de quase-morte, viram aparições fantasmagóricas, ou UFOs, ou ainda se sentem ‘unidos com a natureza’ ao entardecer. A riqueza de dados recolhidos por ele o convenceu de que havia descoberto um novo fenômeno ainda não estudado.
Em apuros
"As pessoas sentem um desejo profundamente enraizado de viver experiências religiosas", diz Van der Velde. "A conexão com um outro mundo, além da sua percepção sensorial normal, um mundo metafísico, dá sentido às suas vidas."
Nos últimos dois séculos, o homem religioso tem estado em apuros: por mais que ele queira, já não pode satisfazer suas necessidades religiosas. O progresso da ciência desencanta o mundo, tornando difícil continuar a acreditar nos ensinamentos da religião tradicional. "Tome Darwin, por exemplo, que demonstrou que o mundo não foi criado em sete dias, mas desenvolveu-se gradualmente, sem necessidade de intervenção divina. Desta forma, a ciência desmascarou uma base de pressupostos religiosos atrás da outra."
Promessa sem garantia
Como resultado deste dilema, tem surgido uma nova forma de religião, que Van der Velde define como “religião sem crença”. "Muitas pessoas não acreditam mais nos pressupostos religiosos tradicionais, mas por vezes agem como se eles de fato existissem e acabam tendo uma experiência religiosa." Van der Velde encontrou numerosos exemplos desta nova postura. Ele menciona a viúva de um escritor holandês, que afirmou na televisão que, embora não acredite em Deus, reza para ele desde que seu marido morreu, e um folheto sobre um grupo de terapia da reencarnação que afirma: ‘Funciona, mesmo que você não acredite’.
O título da dissertação de Van der Velde, ‘Flertando com Deus’, segue uma ideia do escritor tcheco Milan Kundera, que define um flerte como uma “promessa sem garantia”. Mostra-se a alguém que se gosta dele ou dela, sem qualquer forma de compromisso. Essa é a maneira como muitas pessoas hoje em dia lidam com a religião. Van der Velde diz: "Não conhecemos todos a alguém que fala interminavelmente sobre astrologia, explicando todo o mundo por meio dela? Mas se você perguntar se ele realmente acredita nisso tudo, seguramente dirá: ‘Claro que não, não passa de um passatempo’.”
Livre para experimentar
Os teólogos modernos tentam resgatar a crença religiosa descartando imagens e ideias que não passam no teste da ciência moderna. Mas Van der Velde opina que estão buscando soluções no lugar errado. "O resultado de seus esforços é um universo religioso estéril, presentemente incapaz de gerar experiências religiosas, o que justamente constitui o cerne da religião. O público religioso moderno que eu descrevo está fazendo exatamente o oposto: eles mantêm a imagética religiosa e descartam as crenças e convicções.”
De acordo com Van der Velde, a Holanda assume a liderança nesta nova tendência religiosa. "A Holanda sempre foi um país formador de opinião no que diz respeito à religião. Atualmente, a Holanda é um dos países mais secularizados do mundo. Mas isso também faz com que seja um país onde as pessoas se sintam livres para experimentar novas formas de religião.”

DEPRESSÃO

Hábitos típicos da depressão podem piorar o quadro da doença
Isolamento social e pensamentos negativos afundam ainda mais o depressivo
por Ana Paula de Araújo
A depressão está longe de ser um mal menor - pelo contrário, é uma doença séria que exige acompanhamento médico. A importância do tratamento foi reforçada com a divulgação do estudo "Health in Brazil" (Saúde no Brasil), publicado no periódico científico Lancet, no último dia 9 de maio. Um dos dados mais alarmantes dessa extensa pesquisa é o de que as doenças psiquiátricas, incluindo a depressão, têm diminuído a expectativa de vida do brasileiro mais do que doenças cardiovasculares, que ocupam o segundo lugar no ranking. Aparentemente silenciosa, a depressão é responsável por 19% dos anos a menos - junto a outros distúrbios psíquicos, como psicose e abuso do álcool -, enquanto problemas cardiovasculares foram responsabilizados por 13% desse retrocesso.
De acordo como a pesquisa, 18 a 30% dos brasileiros já apresentaram sintomas de depressão. Além disso, 10,4% dos moradores adultos da região metropolitana de São Paulo sofrem com a doença. Não é fácil lidar com a depressão, ainda mais quando sabemos que, em geral, o comportamento do paciente costuma enterrá-lo ainda mais no quadro. "O 'slogan' dele é 'não vejo saída, não tem solução'", explica a psicóloga e escritora Olga Tessari, de São Paulo. Confira a seguir quais são os hábitos mais nocivos ao tratamento da doença.
 Isolamento social
É um dos principais comportamentos nocivos e pode variar de acordo com o nível da depressão. A psicóloga Aridinéa Vacchiano, do Rio de Janeiro, diz que, em casos de depressão leve, ainda há algum envolvimento e até mesmo vontade de superação. Em nível moderado, existe mais dificuldade em suportar a pressão, o que compromete o rendimento de sua produção e a clareza da percepção. Isso facilita o isolamento. Já na depressão severa, o depressivo pode sofrer até mesmo de amnésia e ilusões, chegando ao isolamento total.
Nesse último estado, o ciclo de pensamentos negativos se torna constante, podendo levar a pessoa até mesmo ao suicídio. Aqui, familiares e amigos são fundamentais para resolverem algo que está fora do alcance das mãos do depressivo: sua recuperação. O convívio social tem papel importantíssimo, já que tornará menos frequente essas ideias ruins.
A dica da psicóloga Olga Tessari é chamar a pessoa para fazer coisas que a agradem. Brigas frequentes em casa ou a obrigação de ter que fazer algo que não gosta diminui ainda mais a autoestima do portador da depressão, piorando o quadro da doença.
Ao mesmo tempo, a ajuda médica jamais deve ser esquecida. "A depressão provoca desequilíbrio na produção de algumas substâncias e precisa de medicação para restabelecer essa produção, alem de terapia, que tratará das causas da doença", esclarece Olga.
                                     
 Compulsão por álcool e comidas gordurosas
Quando o depressivo não encontra solução de seus problemas em lugar algum, ele pode recorrer à garrafa de álcool mais próxima, com a promessa de fugir da realidade por alguns instantes. Segundo a neuropsicóloga Evelyn Vinocur, do Rio de Janeiro, o álcool é um grande depressor do sistema nervoso central (SNC), que leva o consumidor ao estado de euforia inicial com relaxamento. No entanto, depois que o efeito passa, a sensação de que nada tem solução retorna.
Outro comportamento perigoso é a compulsão alimentar, que também aparece como tentativa de escapar do sofrimento e suprir necessidades afetivas, seja com doces, refrigerantes, frituras ou outros alimentos gordurosos. "É uma carência, mas, como essa forma de substituir o afeto não é preenchida emocionalmente, a pessoa repete a compulsão, que passa a ser um círculo vicioso", conta a psicóloga Aridinéa Vacchiano.
                                
 Automedicação com antidepressivos e ansiolíticos
Embora a medicação seja tarja preta, ou seja, altamente restrita, são comuns os casos de auto-medicação entre depressivos. Os comprimidos - antidepressivos, fórmulas para emagrecer e calmantes -, podem vir de familiares, vizinhos, ou até mesmo de uma compra ilegal. "Alguns ingerem em torno de 20 a 40 comprimidos de uma só vez, em uma tentativa impensada de parar de sofrer", exemplifica a neuropiscóloga Evelyn Vinocur. Atitudes como essa, segundo a psicóloga Olga Tessari, podem piorar o quadro de prostração do depressivo.
Antidepressivos também podem ter efeitos devastadores em pessoas que apresentam quadro de depressão bipolar. Essa depressão representa uma fase característica do portador do transtorno bipolar, que varia entre a fase de euforia e a de depressão, conta o psiquiatra Max Fabiani, da Clínica Conviver, de São Paulo.
Evelyn completa, dizendo que a medicação pode causar a chamada "virada maníaca", onde, segundo Fabiani, o paciente tem uma drástica mudança de estado. "Nestes casos, o uso do antidepressivo só pode ser feito junto com um estabilizador de humor ou antipsicóticos de última geração", adiciona a neuropsicóloga.
                                    
 Abandono do tratamento
Mesmo depois de procurar o tratamento médico, a batalha não está vencida. Isso porque, explica o psiquiatra Max Fabiani, a perda de ânimo é tamanha que até a medicação pode ser abandonada. Outro desestímulo é a mudança frequente de medicações que acontece no começo do tratamento. Quando isso acontece, os sintomas voltam ainda mais fortes. Em casos de depressão leve a moderada, o quadro de isolamento social piora e a pessoa tende a se tornar mais irritadiça.
"O abandono é muito complicado, pode agravar ainda mais o quadro e, nisso, angústia se torna tão forte que a pessoa realmente quer se matar", alerta Fabiani. Ele conta que, em sua experiência em clínicas psiquiátricas, pôde observar que o suicídio é, de fato, recorrente em pacientes que abandonam o tratamento.
A ajuda que pode ser dada por quem está próximo ao depressivo nada tem a ver com estímulos como "Força, não se deixe dominar!" ou "Saia dessa cama!". "É um distúrbio grave e sério, e o tratamento deve ser incentivado", justifica o psiquiatra. Segundo ele, o que pode ser feito é o acompanhamento nas consultas, de forma que a pessoa se sinta estimulada a continuar o tratamento.
                                     
 Sedentarismo
A atividade física é uma importante arma contra qualquer tipo de desânimo, já que estimula a produção de substâncias ligadas à felicidade, a serotonina e dopamina. O grande problema, em casos de depressão, é tirar o doente de seu estado letárgico.
O depressivo, como explica a psicóloga Olga Tessari, está prostrado, sem vontade de fazer nada. "O corpo fica cansado, as 'pernas parecem chumbo', e a vontade de deitar e ficar em casa aumenta", adiciona a neuropsicóloga Evelyn Vinocur. Portanto, para que o depressivo pratique alguma atividade física, ele precisará de ajuda médica ou um incentivo emocional.
                                     
Você mesmo
O pior inimigo do depressivo pode ser ele mesmo. Pensamentos como "não adianta" ou "não tem solução" não irão parar sozinhos. Pelo contrário, aumentarão, conforme a pessoa se afunda na depressão. Por isso, mesmo que o doente não assuma essa maneira que se sente, é importante que familiares e amigos estejam atentos aos seus sintomas.
"Uma série de sinais fazem você perceber se a pessoa não está bem, antes da depressão propriamente dita. Se ela anda irritada, foge de muita alegria, evita o contato social, reclama muito e tem dificuldade pra acordar de manhã, são sinais de que tem algo errado", enumera a psicóloga Olga Tessari. Insatisfação, insônia, alteração do apetite, falta de energia, fadiga, diminuição do desejo sexual, lentidão ou agitação excessiva, perda ou ganho de peso são outros indicativos que apontam para a depressão, segundo a psicóloga Aridinéa Vacchiano.
Você desconfia que algum querido seu esteja com depressão? Ajude-o! Faça-o rir, leve-o pra passear, incentive o tratamento. E o mais importante: não o julgue. "Tão logo ele melhore, ele vai ser o primeiro a querer sair e curtir a vida", conclui a psicóloga Evelyn Vinocur.