domingo, 31 de janeiro de 2010

TRAIÇÃO

Traição. E agora?
Sedutora, silenciosa, surpreendente, assassina. A traição esmaga até o mais puro dos corações. Quem é o “Judas” em sua história? Você ou nós? Ninguém escapa. Na arena do trabalho, no ringue do lar, no coliseu dos estudos, em meio ao sagrado da religião, no profano da terra, no céu do céu, no Éden do seu gênesis, a traição é loucura de mentes fétidas, lixo acumulado ao longo do tempo, pequenos detalhes que foram ignorados.
As marcas são deixadas em um ou mais indivíduos. As cicatrizes podem perdurar por anos, da infância a velhice. Desejo velado, ambição, injustiça, nada justifica. Trair alguém ou a si é um ato covarde e traiçoeiro. Juntar os cacos de um relacionamento quebrado é tarefa difícil, mas não impossível.
Você sente-se rejeitado, está magoado, o seu coração parece um violão sem cordas, sua visão ficou embaçada para as grandezas do amor, sente-se o menor dos menores, tem sido grosseiro e egoísta. Se regozija quando alguém comete um deslize, se entristece ao ver o sucesso alheio. Tem sido tão amargo que os outros percebem em você uma pessoa ciumenta, orgulhosa, prepotente, individualista e desleal. Em algum momento de sua trajetória uma voz fala dentro de você: E agora? Não tenha medo, essa voz é conhecida, é de alguém muito especial, você! E agora?
Não precisa trair para reverter o placar do jogo. O grande lance está por vir. Entregar os pontos nessa altura do campeonato é não acreditar nem em você. O passado já era e o presente é todo seu. Não dá para recolher as penas do travesseiro? Construa um novo! Recomeçar não é fácil, é o seu possível, é a sua parte, faça-a. É hora de mover a montanha de lugar, é tempo de ser semente. A terra que lhe cobre, no fundo do poço, sufoca e suga para baixo. Você é apenas um grão prestes a ser potencializado. É necessário ser rasgado para desabrochar. Daqui a pouco, a escuridão e a solidão devem passar. O raio de sol que aquece e dá vida há de puxar para cima, para o alto. Seu crescimento é natural, mais sementes e frutos podem vir. Não endureça o solo de seu coração, espante o pássaro devorador que ronda em sua volta, ultrapasse o pedregulho, rompa as barreiras da frieza e nasça, pois você é digno!
Existe esperança para traídos e traidores, vítimas e agressores. Submeta esse sujo coração, jogue-se nos braços do Senhor da reconciliação. Ele é sua face perante o Pai e com experiência de quem é traído e rejeitado, o Amor em pessoa, o Cristo que lavou os pés e partilhou o pão na ceia da paixão, está disposto a ajudar você a experimentar um novo tempo. Corra sem remorso para a Vida. Seu exemplo de hoje produz resultados eternos. Olhe além de você, veja o céu azul surgindo em meio às carregadas nuvens, o trovão emudeceu, o raio passou.
Por mais que o estrago tenha sido grande e os prejuízos desastrosos para o corpo, a mente e a alma, há um poder imenso em suas palavras e atos. Sabemos que dignidade e caráter são pessoais, e que por mais sofrido que seja você tem condições de resgatar o que perdeu ou venha perder. Apesar dos embates enfrentados, até o nosso pior inimigo deve ser respeitado. Quando reconhecemos quem temos sido e quem podemos ser, a despeito das nossas debilidades e fortalezas, damos os primeiros passos em direção a nova aliança, desintoxicamos a alma, abrimos as comportas do perdão, cerramos as algemas da intolerância e preparamos nossos olhos para contemplarmos com pureza e fidelidade, os frutos do amor enxertados em nós. “Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus”. Mateus 5:8J.
Washington F. Alves é jornalista, radialista e escritor.
http://www.editorafazbem.comtexto/ extraído do livro E agora? A pergunta da vida.
FONTE:
FAZ BEM

DEPRESIÓN

Tratan con éxito la depresión estimulando el 'centro de placer' del cerebro
EUROPA PRESS. 31.01.2010 - 18.12 h
A la izquierda, la zona del cerebro estimulada para tratar casos graves de depresión. (Imagen: WIKIPEDIA)
-Expertos alemanes estudian la zona cerebral que debe ser estimulada en pacientes que no responden a terapias antidepresivas convencionales.
-La incapacidad para experimentar placer es uno de los síntomas en personas con depresión.
-Estimulando la zona mostrada en la imagen se podrían solucionar los casos más complejos.
-Este tratamiento, mediante electrodos, reduce también estados de ansiedad y tiene leves efectos secundarios.
Expertos del Hospital Universitario de Bonn (Alemania) han asegurado estos días que la estimulación con electrodos de una pequeña región del cerebro implicada en el procesamiento de estímulos placenteros puede resultar eficaz como tratamiento de la depresión, según un artículo que publica en su último número la revista 'Biological Psychiatry'.
La estimulación cerebral profunda (DBS, por sus siglas en inglés) se utiliza para tratar a aquellos pacientes que no mejoran lo suficiente con la terapia convencional, aunque las investigaciones actuales trataban de ajustar cuál es la zona del cerebro que se debe estimular para mejorar el pronóstico, sobre todo porque un tercio de pacientes con este trastorno mental no obtiene una respuesta antidepresiva satisfactoria.
Hasta ahora se había analizado la respuesta al estimular otras regiones como la corteza prefrontal subgenual, aunque estos investigadores aseguran que la clave puede estar en el 'núcleo accumbens', una región del cerebro del tamaño de una avellana que juega un papel importante en la recompensa y la motivación, de ahí que sea conocida como el "centro del placer".
De hecho, la incapacidad de experimentar placer es un síntoma clave en las personas con depresión, como ya demuestran estudios previos que comprobaron que el funcionamiento de esta región del cerebro estaba afectada en estos pacientes.
Para comprobar su hallazgo, los autores de este estudio utilizaron el tratamiento con DBS en 10 pacientes con depresión grave a largo plazo que no habían respondido a múltiples tratamientos antidepresivos, incluyendo psicoterapia, medicación y tratamiento con electrodos. Tras un año de tratamiento, todos los pacientes mostraron alguna mejoría, y la mitad de ellos experimentaron mejoras significativas en sus síntomas de depresión, sorprendente teniendo en cuenta que no había respondido a ningún tratamiento antidepresivo previo.
Además, los pacientes mostraron una reducción en puntuaciones de ansiedad y tenían sólo efectos secundarios menores. Según explicó Bettina H. Bewernick, una de las autoras de este estudio, en ningún caso se vio afectado el funcionamiento general del cerebro por este tratamiento.
Pese a estos datos, los autores reconocen que en el estudio sólo han contado con pocos pacientes, por lo que es necesario seguir investigando antes de considerar la DBS aplicada en esta región cerebral como un tratamiento clínicamente útil para el tratamiento de la depresión resistente.
FUENTE:
20 MINUTOS - ESPAÑA

sábado, 30 de janeiro de 2010

Suíça

Centenas manifestam-se contra Fórum Económico Mundial
por Lusa - Hoje

Várias centenas de pessoas manifestaram-se hoje em Basileia e Davos (Suíça) contra o Fórum Económico Mundial que se realiza desde sexta-feira naquela estância alpina, informou a Polícia helvética.
Em Basileia (Norte) a manifestação "contra o capitalismo" juntou cerca de 300 pessoas no centra da cidade, precisou à France Presse a Polícia local. Os organizadores afirmaram por seu turno à agência noticiosa suíça ATS, que reuniram mil pessoas.
Basileia foi escolhida pois é onde este fim de semana se desenrola a 10.ª Conferencia da associação altermundialista Attac, sob o lema "A Outra Davos".
Segundo a Polícia registaram-se alguns incidentes como fachadas pintadas, vidros partidos de viaturas e do banco cantonal.
Em Davos onde acontece o Fórum, uma manifestação organizada pelos Verdes reuniu cerca de 130 pessoas, sem se ter registado quaisquer incidentes, segundo a polícia.
FONTE:
DN GLOBO

Quem paga os seus cuidados médicos?

Sismo no Haiti
EUA suspendem retirada de feridos graves do Haiti
por Lusa - Hoje
O Exército norte-americano suspendeu hoje os voos de retirada de feridos graves haitianos, à espera de uma decisão sobre quem paga os seus cuidados médicos.
"Temporariamente suspendemos os voos de evacuação dos haitianos, mas temos meios de os retomar", disse o capitão Kevin Aandahl, porta-voz da Transcom, unidade de gestão dos transportes do Pentágono, num comunicado enviado à France Presse.
"Aparentemente, alguns Estados (norte-americanos) recusam-se a aceitar no seu território pacientes haitianos que precisam de cuidados pós-operatórios, e nós não podemos transportar se não nos deixam aterrar", prossegue no mesmo texto.
Alguns Estados, como a Florida, declinam o encargo dos custos dos cuidados prestados aos haitianos feridos na sequência do sismo de 12 de janeiro.
O governador da Florida, Charlie Crist, pediu já oficialmente ao Governo Federal que participe nos custos dos cuidados prestados aos haitianos.
FONTE:
DN GLOBO

ÁSIA

Ataque suicida mata pelo menos 16 no Paquistão
Pelo menos 16 pessoas morreram em um ataque provocado por um homem-bomba em um posto de controle militar no noroeste do Paquistão, neste sábado, informaram as autoridades do país.
Dois dos mortos eram membros das forças de segurança paquistanesas.
O ataque, ocorrido na região tribal de Bajaur, perto da fronteira com o Afeganistão, deixou ainda mais de 20 feridos.
A área vinha sendo palco de combates entre as forças paquistanesas e militantes, e segundo o governo, pelo menos 24 suspeitos foram mortos nos confrontos.
Há tempos, Bajaur é considerada como o local onde estão escondidos Osama Bin Laden, Ayman Al-Zawahiri e outros líderes da rede Al-Qaeda.
Ainda neste sábado, autoridades do Waziristão do Norte anunciaram que um avião americano atacou com mísseis uma base de militantes, matando pelo menos cinco pessoas.
FONTE:
BBC BRASIL

Caverna dos Cristais no México

Ciência
Equipe da BBC visita Caverna dos Cristais no México

Uma equipe de televisão da BBC conseguiu chegar à Caverna dos Cristais ou Caverna Naica, no norte do México.
A caverna foi descoberta em 2000, por acaso, quando mineradores das minas de prata de Naica, conseguiram atravessar uma das paredes da caverna e ficaram surpresos ao descobrir cristais enormes, os maiores cristais naturais já encontrados no mundo.
Alguns dos cristais de selenita chegam a mais de dez metros de extensão.
A equipe da BBC, uma das poucas do mundo a conseguir chegar no local, foi liderada pelo professor de geologia da Universidade de Plymouth, Grã-Bretanha, Iain Stewart que comparou os cristais a uma exposição de arte moderna .
Mas Stewart conta que, para os responsáveis pelas minas de Naica, a Caverna dos Cristais tem importância secundária, e poderá ser fechada no futuro.
Para uma equipe conseguir ficar dentro da caverna, é preciso enfrentar condições difíceis. A temperatura chega aos 50 graus e a umidade do ar é de 100%.
O geólogo afirma que isto faz com que fluidos se condensem nos pulmões de quem não usa equipamentos especiais e muitos exploradores chegam a desmaiar dentro da caverna.
Para conseguir as imagens para a BBC a equipe teve que usar uma roupa onde podiam ser armazenados cubos de gelo e uma máscara que fornecia ar fresco e seco.
Poucos geólogos tiveram a chance de chegar até a Caverna dos Cristais.
E apesar da perspectiva de fechamento da caverna, o geólogo Iain Stewart afirma que um consolo para os estudiosos é que talvez existam muitas outras cavernas como a de Naica que ainda precisam ser descobertas, na própria região de Naica e em outros lugares do planeta.
FONTE:
BBC BRASIL

HAITI

Crianças são alvo de traficantes
29/01/2010

Proteger os centenas de órfãos deixados pelo terremoto do último dia 12 agora é preocupação dos EUA e das organizações humanitárias, que trabalharão juntos com o governo do Haiti na proteção das crianças. “Nós temos preocupações com os traficantes e com os pedófilos”, afirmou o porta-voz do Estado norte-americano, P.J.Crowley.
O primeiro-ministro haitiano, Jean-Max Bellerive, confirmou haver tráfico de crianças , assim como de órgãos no país. “Há tráfico de órgãos para crianças e outras pessoas, porque existe uma necessidade para todo tipo de órgão.”
Enquanto isso, EUA, Espanha, Holanda e França querem acelerar os processos de adoção dos pequenos haitianas. A ONG Save The Children calcula que 1 milhão de crianças estão desabrigadas ou perderam pelo menos um dos pais na tragédia.

FONTE:

OPINIÃO E NOTÍCIA
http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/america-latina/criancas-sao-alvo-de-traficantes/?ga=dptf1

PEDOFILIA

Polónia: Mega operação policial detém 120 pessoas
Varsóvia – A polícia polaca deteve esta quinta-feira 120 pessoas acusadas de posse e distribuição de material pornográfico infantil.
O porta-voz da polícia polaca, Karol Jakubowski, explicou que esta «foi uma operação planeada meticulosamente, onde foi necessária a coordenação de várias centenas de agentes de todo o país que participaram nela».A polícia realizou buscas em mais de 100 casas, apreendeu 112 computadores, 47 discos rígidos, 10 mil DVDs, CDs, videocassetes e equipamento fotográfico que servia para distribuir as imagens dos menores, fundamentalmente através da Internet.Na Polónia, a posse de material pornográfico relacionado com menores de 15 anos é penalizada com até cinco anos de prisão, enquanto a distribuição destes conteúdos leva a penas de até oito anos.
(c) PNN Portuguese News Network
FONTE:
JORNAL DIGITAL

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

TECNOLOGIAS

Fundadores perdem controlo da Google
Os fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin, venderam 10 milhões de acções da empresa, famosa pelo seu motor de busca na Internet.
A operação, que envolve 3,9 mil milhões de euros, significa abdicar do controlo da empresa, ao reduzirem a participação de 59% para 48%.
FONTE:
DN BOLSA

PRAIA DA LUZ

Missa assinala mil dias sem Maddie
por Lusa

Uma missa na Igreja Anglicana da Praia da Luz, no Algarve, assinala na quarta-feira mil dias sobre o desaparecimento da menina inglesa Madeleine McCann, em simultâneo com uma angariação de fundos em Londres.
A cerimónia na Igreja Anglicana da Praia da Luz, programada para as 19:00, reúne amigos dos pais da criança desaparecida a 03 de Maio de 2007 do quarto de um apartamento turístico da Praia da Luz.
À mesma hora, na capital inglesa, Kate e Gerry McCann promovem uma angariação de verbas para o Fundo Find Madeleine e, como referem em nota enviada à agência Lusa, "para a investigação pelo desaparecimento da nossa filha".
O casal britânico observa ainda que 50 por cento dos proveitos reverterão para as associações Missing People e Missing Children Europe.
Os pais da criança britânica explicam que a angariação de fundos na capital britânica é um "evento privado", reservado às "pessoas que ajudaram significativamente na procura de Madeleine".
"Desde Maio de 2007, temos recebido sucessivamente maior apoio e incentivo a que avancemos com novos eventos de angariação de fundos. E temos avançado com alguns, por exemplo na escola de Madeleine, onde há uma enorme solidariedade. E agora teremos este momento onde esperamos angariar mais algum suporte financeiro", sublinham.
Kate e Gerry notam que "sem apoio financeiro" não teriam "conseguido suportar a investigação", confessando que ficaram surpreendidos "pela ajuda e compaixão das pessoas de diferentes origens" na altura do desaparecimento de Madeleine.
Os pais de Madeleine McCann acreditam que a filha ainda está viva, apesar de a investigação da Polícia Judiciária ter concluído que o casal esteve envolvido no desaparecimento da criança, houve simulação de rapto e ocultação de cadáver.
Kate e Gerry form constituídos arguidos em Setembro de 2007, acabando por ser ilibado em Julho de 2008, com o Ministério Público a arquivar o processo por falta de provas.
O processo poderá ser reaberto caso surjam novos dados considerados consistentes sobre o desaparecimento da criança.
FONTE:
DN PORTUGAL

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Gripe A (H1N1)

Farmacêutica nega "relações impróprias" com a OMS
por Lusa

A farmacêutica que forneceu a Portugal as vacinas contra a gripe A H1N1 considera "sem fundamento" as declarações de um membro do Conselho da Europa que acusou a Organização Mundial de Saúde de ter "relações impróprias" com a indústria.
A 14 de Janeiro, o presidente da comissão de Saúde da assembleia parlamentar do Conselho da Europa, Wolfgang Wodarg, apresentou uma moção para investigar se há conflito de interesses entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as farmacêuticas.
"O maior escândalo médico do século"
Wodarg considerou que se assistiu "ao maior escândalo médico do século" e acusou a OMS de ter "relações impróprias" com as empresas do sector farmacêutico. O Conselho da Europa analisa hoje como a OMS tratou este assunto.
A porta-voz da Glaxosmithkline em Portugal, Marta Mello Breyner, lembrou à Lusa que a empresa está há 10 anos a trabalhar com a OMS e "outros interlocutores de saúde pública para um cenário de pandemia".
Investimento na investigação de vacinas e ampliação da produção em grande escala de um anti-viral entram nessa estratégia, referiu.
Relativamente à vacina, a responsável lembrou que o facto de ter sido submetido à Agência Europeia do Medicamento um protótipo contra o H5N1 (o vírus que indiciava a pandemia da gripe das aves) facilitou que rapidamente se apresentasse outro contra a estirpe H1N1.
"E o resultado foi uma aprovação mais rápida", explicou.
Todo este processo levou a um investimento superior a 2,6 mil milhões de euros, adiantou a mesma fonte.
No início de Outubro, os impactos financeiros directos da gripe A nos custos do Estado português já ascendiam a 67,5 milhões de euros com a compra de vacinas, no valor de 45 milhões de euros, e do anti-viral Oseltamivir, no valor de 22,5 milhões de euros.
O Governo gastou este ano 45 milhões de euros na compra de seis milhões de doses de vacinas contra a gripe A à Glaxo Smith Kline (GSK) e gastou, nos últimos três anos, 22,5 milhões de euros na compra do anti-viral Oseltamivir à Roche, inicialmente destinado ao combate à gripe das aves.
Por apurar estão ainda os custos indirectos, dependendo da evolução da pandemia, mas um estudo efectuado pela Deloitte, em colaboração com a Intelligent Life Solutions, refere que os custos para o Estado estão estimados em 330 a 500 milhões de euros.
Esta estimativa contabiliza as perdas em IRS, as contribuições para a Segurança Social e subsídio de doença.
Se se contar com o absentismo laboral, a Deloitte estima que a gripe A poderá originar uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) nacional entre os 0,3 e os 0,45 por cento, ou seja, entre os 490 e os 740 milhões de euros.
FONTE:
DN GLOBO

domingo, 24 de janeiro de 2010

A Nova Era Glacial

A Nova Era Glacial
"A versão oficial é um conto da carochinha"

Fala-se muito sobre o aquecimento global, visando impedir que países pobres e em desenvolvimento caminhem para uma situação mais próxima dos atuais países ricos. Na realidade, não está acontecendo um processo de aquecimento global, mas sim um processo de resfriamento global, provavelmente pelos próximos 20 anos, conforme o estudo feito pelo meteorologista Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas. Veja esta entrevista dele ao Programa Canal Livre, da Televisão Bandeirantes - Brasil [1] e essa na Jovem Pan [2].
Referências:
[1]http://www.youtube.com/view_play_list?p=8DBE8348D791E55E&search_query=luiz+carlos+molion&rclk=pti
[2] http://www.youtube.com/watch?v=oC2KoWBhxP8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LqbRyVHYu-I&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Lfmvt1B_xOQ&feature=related
FONTE:
SAÚDE PERFEITA

ACORDO EUA / UE

Acordo de segurança assinado entre a UE e os EUA
2010-01-22 16:14:18
Madrid - A União Europeia (UE) e os EUA assinaram esta quinta-feira o primeiro acordo conjunto, em matéria de combate ao terrorismo, centrado, sobretudo, em questões de segurança aérea.
A declaração foi aprovada esta quinta-feira, em Toledo, Espanha, pelos ministros do Interior europeus e pela secretária de Segurança Nacional norte-americana, Janet Napolitano. «Este é o primeiro acordo em matéria de política anti-terrorista» entre as duas partes, declarou Alfredo Pérez Rubalcaba, ministro do Interior espanhol. O encontro faz parte do encontro dos responsáveis da Justiça, Administração Interna e Imigração dos 27.Do acordo fazem parte questões como o reforço da segurança dos documentos de viagem, recurso a elementos biométricos e a inspecção de passageiros, não fazendo ainda nenhuma referência a tecnologias que possam vir a ser usadas, em particular aos scanners corporais, cuja utilização é defendida por Washington.Segundo a declaração assinada pela UE e pelos EUA, as duas partes deverão colaborar na identificação «o mais cedo possível» de pessoas que «possam representar um risco» para a segurança, identificar substâncias ilícitas que possam ser levadas ou enviadas por avião e fomentar o diálogo e colaboração conjunta com terceiros países.
(c) PNN Portuguese News Network

FONTE:

JORNAL DIGITAL - PORTUGAL


PROJETO HAARP

HAARP: Hugo Chávez acusa os EUA de usar Arma de Terremotos no Haiti (Earthquake)

FONTE:
YOUTUBE
http://www.youtube.com/watch?v=P4RCA5yYeDs&annotation_id=annotation_914857&feature=iv

Segun Hugo Chavez : Estados Unidos Provoco Terremoto - Earthquake en Haiti

FONTE:
YOUTUBE
http://www.youtube.com/watch?v=ul8q8XxI8SM&NR=1

Projeto HAARP

O Projeto HAARP
Este projeto foi implemantado, gerando locais com conjuntos de antenas que são usadas para emitir sinais eletromagnéticos de baixa frequência em direção à ionosfera terrestre que, em princípio, pode ser refletido de volta à superfície terrestre, onde pode causar problemas climáticos e geológicos (terremotos). As perturbações geológicas podem ser usadas, pelas empresas petrolíferas, para a prospecção de petróleo. O local mais conhecido onde existe uma instalação HAARP é em Gakona, no Alaska. Outra instalação está em Ramfjordmoen, na Noruega, que especialistas informam que foi a causadora de estranhos fenômenos atmosféricos recentemente [1].
Veja estes vídeos para ter uma noção dos possíveis efeitos que podem ser causados por essa tecnologia:
1. http://www.youtube.com/watch?v=-4WSk6OrjFo&feature=player_embedded#
2. http://www.youtube.com/watch?v=VLTq053oAwQ&feature=player_embedded
3. http://www.youtube.com/watch?v=z2-Sb6nmFRA&feature=player_embedded
4. http://www.youtube.com/watch?v=INY2-ZEsYHw&feature=player_embedded
Conforme pode ser visto nestes vídeos, a tecnologia HAARP pode ser usada para:
1. Gerar perturbações atmosféricas (furacão Katrina, por exemplo), climáticas (por exemplo, excesso de chuvas em determinadas regiões do planeta, como o que está ocorrendo aqui no Brasil ultimamente) e ionosféricas (como, por exemplo, as espirais circulantes no céu da Noruega [1]);
2. Gerar perturbações marítmas, como o tsunami da Indonésia de 2004; em um dos vídeos acima, informa-se - e mostra-se uma foto - que o céu da Indonésia ficou tingido de uma cor parecida com aquela das auroras, pouco antes da ocorrência do tsunami de 2004.
3. Gerar perturbações geológicas, como o recente terremoto do Haiti [2];
4. Derrubar aviões (como, por exemplo, um avião Airbus da Air France) e destruir satélites artificiais;
5. Gerar perturbações mentais nas pessoas, viabilizando o que se chama de "controle mental". Comenta-se que isto pode ter sido usado na Primeira Guerra do Golfo, no Iraque, em que todas as forças armadas iraquianas foram desativadas de combate, deixando as forças armadas norte-americanas livres para apenas passear nos campos de combate;
6. Fazer explodir locais com substâncias inflamáveis (como, por exemplo, o foguete VLS brasileiro em sua plataforma de lançamento, em Alcântara-MA).
Percebe-se, portanto, que o HAARP é uma arma de destruição em massa (usável para guerra climática) que tem sido usada para gerar muitas perturbações que são atribuídas a eventos naturais, mas que são artificialmente induzidas, sem que ninguém possa apontar o verdadeiro culpado. Essas armas eletromagnéticas não são visíveis no campo de batalha selecionado pelo equipamento HAARP. Nenhum país pode, portanto, acusar o país agressor que usa essa arma. Nos vídeos acima, informa-se que a China e a Rússia também já desenvolveram esta arma e, portanto, devem estar sendo poupadas dessas calamidades, por poderem retaliar (os EUA) "na mesma moeda".
Referências:
[1] Postagem deste blog, de 08.01.10: Luz no Céu Noturno da Noruega: Consequências
[2] http://video.tiscali.it/canali/truveo/422273164.html
FONTE:
SAÚDE PERFEITA
http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/2010_01_01_archive.html

COSTA RICA E PANAMÁ

Terremoto de 5,2 graus atinge fronteira entre Costa Rica e Panamá
O tremor aconteceu às 7h08 de Brasília, a uma profunidade de 28,9 quilômetros.
Agência EFE
- 23 de janeiro de 2010 - 15h20

Estados Unidos - Um terremoto de 5,2 graus na escala Richter atingiu hoje a área fronteiriça entre Costa Rica e Panamá, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).O tremor aconteceu às 7h08 de Brasília a 250 quilômetros da capital costarriquenha, San José.O epicentro ficou cerca de 30 quilômetros ao su-sueste de Golfito, na Costa Rica, e 65 quilômetros ao oeste de David, no Panamá, a uma profunidade de 28,9 quilômetros.Cerca de 35 minutos depois, houve uma réplica de 4,7 graus de magnitude na escala Ritcher.

FONTE:
JORNAL VS

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

¿A quién se parecerá el anticristo?

¿A quién se parecerá el anticristo?
por Ed Dickerson

¿Reconocería usted al anticristo si apareciera hoy? ¿Qué dice la Biblia sobre este misterioso personaje profético?
En la escuela secundaria trabajé durante un tiempo en una imprenta. El gerente se complacía en contar un chiste sobre el peor falsificador del mundo. Este sujeto, supuestamente había hecho una copia perfecta de un billete, solo que se trataba un billete de 19 dólares, y la había hecho con un centímetro de más. El gerente de la imprenta se disolvía en risas cada vez que contaba el chiste, por eso lo recuerdo todavía. Y cada vez que surge el tema del anticristo, recuerdo el viejo chiste de mi ex jefe, porque el anticristo es la falsificación más grande de todas.
Y solo hay un falsificador con suficiente habilidad y experiencia como para forjar el gran engaño final. Por supuesto, estoy hablando del diablo, el falsificador consumado. No solo inventó la falsificación y el engaño, sino que lo ha estado perfeccionando durante miles de años. El anticristo será el engaño definitivo de parte del diablo, su obra maestra. Esta falsificación será la mejor de todos los tiempos, de hecho, engañará, “si fuese posible, aun a los escogidos” (S. Marcos 13:22).
Y este es el problema que tengo con algunas representaciones del anticristo. Tienden a enfatizar la parte del “anti” y excluyen la parte de “Cristo”. Las representaciones populares del anticristo por lo general lo pintan como siniestro y malo. Por ejemplo, Nicolae Carpathia, el personaje del anticristo en los libros y videos de Left Behind (Dejados atrás), es un político maquinador y asesino, proveniente, ni más ni menos, de Rumania; así que habla con el mismo acento que asociamos con Drácula. ¿Será que la gente cree que guarda algún parecido con Cristo? No es exactamente sutil, y probablemente nadie lo confundiría con Cristo.
Ángel de luz
Sin embargo, esa es la razón de ser del anticristo. Él no es meramente el adversario de Cristo, sino un usurpador, un impostor, un pretendiente al trono, alguien que desea lo que Cristo tiene y pretende ser como él. En especial busca ser adorado. Para conseguir lo que quiere, para persuadir a la gente a adorarlo, tiene que convencerlos de que él es el Cristo. La falsificación por fuerza debe parecerse al producto genuino.
Por supuesto, las personas tienen diferentes ideas acerca de la apariencia de Jesús, pero nadie sabe con certeza. La Escritura nos advierte, sin embargo, que “Satanás se disfraza como ángel de luz” (2 Corintios 11:14). La expresión “ángel de luz” concuerda bastante con la idea de engañar. Algo impresionante, pero un tanto difuso.
Un llamamiento a nuestras aspiraciones más elevadas
La Biblia no nos da ninguna información acerca de la apariencia física del anticristo, pero sí nos dice cómo son sus acciones, porque sabemos el tipo de cosas que Jesús dijo e hizo. Y es seguro afirmar que el anticristo hablará palabras hermosas y de paz. Sin duda hablará de amor, paz, justicia y fraternidad universal, porque eso es lo que la gente espera. De hecho, esta apelación a nuestros más elevados ideales y aspiraciones es lo que hará que sus mentiras sean tan irresistibles.
El deseo original de Lucifer, que llevó a su caída del cielo, fue llegar a ser “semejante al Altísimo” (Isaías 14:14), ser como Dios mismo. Y utilizó esa misma tentación con Eva. Le dijo que si comía de la fruta del árbol del conocimiento del bien y del mal, sus ojos se abrirían y ella sería como Dios (Génesis 3:5). Ser como Dios suena a algo sumamente bueno. El gran seductor esconde con frecuencia sus tentaciones bajo una bondad aparente.
Vemos esto demostrado en la película Lutero (2003), en la que un joven idealista llamado Aleandro llega a Roma. En el Vaticano, un cardenal le pregunta:
—¿Cuál es tu mayor deseo?
—Servir a Dios con todo mi corazón —responde Alejandro.
—Entonces, en base a esto serás tentado —le advierte el cardenal.
Conforme avanza la película, vemos cómo el deseo de Aleandro de servir a Dios lo lleva a la traición, al secuestro y al asesinato. Así es cómo funciona el demonio: nos ofrece lo mejor para conseguir que hagamos lo peor.
En el desierto, el diablo ofreció a Jesús cosas buenas, incluso bendiciones. Le dijo a Jesús que le daría el pan para sostener su vida, una oportunidad para demostrar el cumplimiento de la promesa de Dios de enviar ángeles para rescatarnos, y el señorío sobre todos los reinos de la tierra. En sí, todas estas cosas son buenas. Algunas incluso fueron parte de la misión y el propósito de Cristo. El mal estaba en lo que el diablo le pidió a Jesús que hiciera para lograrlas. Y a nosotros nos dice lo mismo: “Haz esta cosita pequeña, y todas estas cosas buenas pueden ser tuyas”. Este es un truco conocido por todos los mentirosos y estafadores.
Y el diablo es el padre de todos los mentirosos, el estafador original. Así que en su función de anticristo, él sabrá decir las palabras adecuadas y tocar los botones emocionales precisos, para que nos sintamos seguros de que todas sus intenciones son puras y benévolas, que seguirlo a él solo nos producirá alegría. Habrá suficiente verdad en sus palabras como para hacer que las mentiras sean creíbles; suficiente azúcar para ocultar el veneno. Pero serán mentiras. Como Jesús dijo de él: “Cuando habla mentira, de suyo habla” (S. Juan 8:44).
Señales y prodigios
Sin embargo, las palabras no serán suficientes. La Biblia nos dice que el anticristo desviará nuestra atención de sus mentiras con “señales y prodigios [milagros]” (S. Marcos 13:22). El capítulo 13 de Apocalipsis presenta a un falso profeta que obra milagros, que tiene las características del Cordero [es decir, de Cristo], pero habla “como un dragón”, refiriéndose a Satanás (Apocalipsis 13:11; 12:9). Y para ocultar sus mentiras, “también hace grandes señales, de tal manera que aun hace descender fuego del cielo a la tierra delante de los hombres. Y engaña a los moradores de la tierra con las señales que se le ha permitido hacer en presencia de la bestia, mandando a los moradores de la tierra que le hagan imagen a la bestia que tiene la herida de espada, y vivió” (Apocalipsis 13:13, 14).
Sin embargo, hay algunas cosas que el demonio no podrá falsificar, y una de ellas es la segunda venida de Cristo en gloria y majestad. Apocalipsis describe el regreso de Jesús: “He aquí que viene con las nubes, y todo ojo le verá” (Apocalipsis 1:7; la cursiva es nuestra). Todo ser humano en el planeta Tierra verá a Jesús cuando regrese.
Sin embargo, el diablo lo intentará. Jesús nos advirtió: “Si os dijeren: Mirad, está en el desierto, no salgáis; o mirad, está en los aposentos, no lo creáis. Porque como el relámpago que sale del oriente y se muestra hasta el occidente, así será también la venida del Hijo del Hombre” (S. Mateo 24:26, 27). En estos versículos nos enteramos de dos cosas. En primer lugar, el anticristo aparentemente intentará falsificar la venida de Jesús apareciendo en diferentes partes de la tierra. Pero, y este es el segundo punto, el regreso de Cristo va a llamar la atención mundial. Jesús aparecerá en el cielo, visible desde un extremo de la tierra al otro. Pablo nos dio otra descripción muy importante de la segunda venida de Cristo: “Porque el Señor mismo con voz de mando, con voz de arcángel, y con trompeta de Dios, descenderá del cielo” (1 Tesalonicenses 4:16, la cursiva es nuestra). Así, además de ser visible en todo el mundo, la segunda venida de Cristo será sumamente audible. ¡El estruendo será imposible de ignorar!
Cuando Jesús regrese a la Tierra, ¡usted lo sabrá!
Evite el engaño
Entonces, ¿cómo usted y yo podemos evitar ser engañados por el anticristo cuando aparezca?
Los banqueros y otros que enfrentan la amenaza de la falsificación saben que la mejor manera de detectar un billete falso es familiarizarse con el billete genuino. De manera que los empleados bancarios no pasan su tiempo analizando el dinero falso. Por el contrario, se concentran en conocer lo genuino.
El mismo método nos funcionará a nosotros. Es extremadamente importante que entendamos todo lo que la Biblia dice acerca de la verdadera segunda venida de Cristo, porque solo por su testimonio vamos a entender la verdad con claridad suficiente para discernir la segunda venida falsa del anticristo. Si entendemos que Jesús volverá en las nubes del cielo con poder y gloria y gran estruendo como de trompeta, podemos fácilmente reconocer a un impostor que se presenta en diferentes partes del mundo, haciéndose pasar por Cristo.
Si bien es importante saber cómo se presentará el anticristo, es mucho más importante conocer al verdadero Cristo. Jesús nos asegura: “Mis ovejas oyen mi voz, y yo las conozco, y me siguen, y yo les doy vida eterna; y no perecerán jamás, ni nadie las arrebatará de mi mano” (S. Juan 10:27, 28). Quienes conocen al verdadero Jesús, no tienen que temer a los falsos cristos. Ellos conocen el producto genuino. Hablan con él y escuchan a Dios todos los días. Conocen su voz. Y nadie, ni el anticristo ni ningún otro, los puede arrebatar de su mano.
Si usted sabe lo que dice la Biblia acerca de la segunda venida de Cristo, y conoce a Cristo personalmente, no necesita ser engañado por el anticristo cuando se manifieste.
El autor escribe desde Garrison, Iowa.
FUENTE:
EL CENTINELA

NIGÉRIA

Violência religiosa faz mais de 200 mortos
Construção de uma mesquita num bairro cristão foi o rastilho para o banho de sangue na cidade de Jos
Confrontos entre cristãos e muçulmanos deixaram mais de 200 mortos pelas ruas da cidade nigeriana de Jos.
O exército da Nigéria foi enviado de emergência para a região para tentar controlar a violência religiosa que continuava apesar de ter sido decretado o recolher obrigatório.
Desde domingo que havia relatos de trocas de tiros e casas incendiadas. Mas só agora um clérigo muçulmano denunciou a matança.
"Esta manhã recebemos 156 cadáveres e à tarde chegaram mais 36", disse à AFP o líder da principal mesquita da cidade, Balarabe Dawud.
"A mesquita está cheia de corpos", acrescentou.
Segundo Dawud, pelo menos 800 pessoas ficaram feridas e 90 foram retiradas para hospitais militares com ferimentos graves.
Não se conhece o número de vítimas na comunidade cristã.
Um bomba relógio
A construção de uma mesquita num bairro cristão foi o rastilho que fez começar a matança.
O analista da BBC Shehu Saulawa escreve que Jos é uma bomba relógio que há muito se preparava para explodir.
Em 2008, perto de duas centenas de pessoas morreram em confrontos entre as duas comunidades. Uma manifestação em 2001 deixou perto de mil mortos.
A cidade está na linha que separa o norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, do sul cristão.
Banho de sangue
Habitantes descreveram pelo telefone à AFP um cenário de guerra nas ruas da cidade.
"De onde estou, ouço tiros e vejo colunas de fumo em vários bairros da cidade. Dir-se-ia que toda a parte norte de Jos está em chamas," afirmou Ibrahim Mudi, residente no bairro de Sabon Fegi.
David Maiyaki, cristão, explicou que ouviu gritos durante a noite: "Acordámos com os combates. Há tiros e incêndios à nossa volta. Ninguém respeita o cessar-fogo".
FONTE:
DN GLOBO

IRLANDA

Irlanda
Papa manda chamar bispos irlandeses por causa de abusos
por PATRÍCIA VIEGAS
Papa quer discutir os escândalos sexuais sobre menores ao longo de décadas.
Bento XVI decidiu agir em relação aos escândalos de abusos sobre menores que envolvem membros da Igreja Católica na Irlanda. O Papa convocou os bispos irlandeses, de 15 a 16 de Fevereiro, para discutir o conteúdo de dois polémicos relatórios que foram divulgados o ano passado no país: um sobre abusos físicos e sexuais cometidos em instituições geridas por congregações religiosas e outro sobre o encobrimento ao mais alto nível dos abusos levados a cabo por padres da zona de Dublim.
Esta convocação surgiu "no contexto dos problemas que tem a Igreja na Irlanda", disse à AFP o padre Federico Lombardi, porta- -voz do Vaticano. Os bispos irlandeses terão recebido as convocatórias na terça-feira e anunciaram que iriam reunir-se amanhã com carácter extraordinário para evocar a actual situação. Quatro bispos irlandeses já apresentaram a demissão ao Papa e a arquidiocese de Dublim foi acusada de encobrir padres pedófilos que violaram centenas de crianças ao longo de décadas.
"Sei que nenhuma acção da minha parte vai fazer desaparecer o sofrimento das pessoas. Espero que seja honrada a verdade que os sobreviventes tanto lutaram por descobrir e que isso abra caminho a um futuro melhor", disse em comunicado o bispo Jim Moriarty, ex-bispo auxiliar de Dublim, entre 1991 e 2002. Donal Murray, da diocese de Limerick, também pediu a demissão, depois de ter sido acusado de sempre "ter sabido das queixas e suspeitas de abusos na arquidiocese".
No primeiro dia do encontro, o Papa entregará aos responsáveis religiosos uma carta pastoral, na "qual indicará quais são as iniciativas que devem ser tomadas para responder à situação", noticiou ontem o Guardian. A missiva deverá ser depois lida aos fiéis católicos irlandeses no dia 17 - Quarta- -Feira de Cinzas.
A Irlanda permanece como um dos países mais católicos da União Europeia, havendo questões que são tabu. O aborto, por exemplo, é uma delas. Na campanha para os referendos ao Tratado de Lisboa, esse foi um dos temas mais usados pelos adversários do novo documento. Tentaram criar a ideia de que o tribunal europeu poderia passar a sobrepor-se à justiça irlandesa e a autorizar a facilitação da interrupção voluntária da gravidez. Não tiveram sucesso, pois o tratado acabou por ser aprovado a 2 de Outubro de 2009.
No encontro com o Papa, os bispos poderão ainda partilhar as suas reflexões . No segundo dia irão reunir-se com os responsáveis da cúria romana, entre as quais os da Congregação para a Doutrina da Fé. Bento XVI recebera já, a 11 de Dezembro, o prelado da Igreja irlandesa, cardeal Sean Brady.
Na altura, o Papa classificou as acções de padres pedófilos como "crimes abomináveis". Bento XVI falou em "momento difícil" e indicou que iria "continuar a seguir com muita atenção este caso muito grave".
O cardeal Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, afirmou recentemente que "é preciso estabelecer objectivamente de quem são as responsabilidades por tanta dor. É preciso ir até ao fim com determinação, mesmo recorrendo à justiça ordinária", para punir os culpados pelos abusos contra crianças.
FONTE:
DN GLOBO

IRLANDA

Vítima era violada e depois mandada rezar dez avé marias
por dn.pt
O padre Maeliosa O'Hauallachain é acusado de ter abusado sexualmente de uma menor de idade nos anos 80.
Era abusada pelo padre e em seguida ele mandava-a rezar dez avé marias para obter perdão divino pelos seus pecados. Foi esta a descrição feita em tribunal por uma mulher que acusa o padre Maeliosa O'Hauallachain, do condado de Dublin, de ter abusado sexualmente dela quando era adolescente, mais propriamente entre os 13 e os 14 anos.

Tudo começou no dia 31 de Julho de 1981, quando a rapariga decidiu ir confessar-se na paróquia deste padre. Ao ver que era ela mandou-a entrar, fechou a porta do confessionário, sentou-a no seu colo, beijou-a na boca, acariciou-lhe os seios, obrigou-a a mexer-lhe no pénis, contou, citada pelo Irish Independent.
"Ele disse-me para rezar dez avé marias como penitência e para não contar a ninguém o que tinha acontecido. Estúpida, fui rezar as avé marias porque me sentia muito mal por aquilo ter acontecido dentro da Casa de Deus", relatou, explicando o estrago psicológico que um ano de abusos lhe causou.
A mulher, de 42 anos, disse ter começado a beber aos 15, a sentir nojo da sua pele e a esfregá-la com um creme antiséptico. "Eu sentia-me suja, sabia que era errado, mas tinha medo dele, medo de que se quebrasse o silêncio Deus me fizesse mal", contou ao Tribunal Criminal de Dublin na Irlanda.
A queixosa explicou ainda que muitas vezes o padre não usava cuecas por debaixo do hábito e a obrigava a masturbá-lo na sacristia ou mesmo no seu quarto.
O padre, hoje com 72 anos, nega todas as acusações. O seu é apenas um dos muitos casos de padres pedófilos que envergonham a actual Igreja Católica da Irlanda. Vários casos foram ocultados ao mais alto nível durante décadas, mas vieram à luz do dia com dois relatórios publicados em 2009.
FONTE:
DN GLOBO

Liberdade Religiosa

Plano desagrada até as religiões afro-brasileiras
Dilma Rousseff adia lançameno para evitar problemas com evangélicos e católicos em ano eleitoral
Agência Estado - 22/01/2010 - 14:55

O Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa, cujo lançamento foi adiado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para evitar problemas com católicos e evangélicos no ano eleitoral, também não agradou a adeptos das religiões afro-brasileiras, que o consideraram decepcionante.
"Você dá concessões de rádio e televisão para os neopentecostais e me dá cesta básica e mapeamento? Eles vão usar o rádio e TV para me atacar, me chamar de demônio. Isso é desigual", reagiu Ivanir dos Santos, integrante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro.
Para ele, o adiamento do anúncio - relevado na quinta-feira (21) pelo jornal O Estado de S. Paulo - se deu também pela recepção fria que o plano teve dos credos que supostamente seriam beneficiados. "Não queremos um plano que só fale em assistência, queremos um plano que dê poder", afirmou.
Santos, que teve acesso ao plano e chegou a ser convidado para ir a Brasília participar de seu lançamento, cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a realização de uma reunião da comissão com ministros para discutir a proposta. O encontro, afirmou, foi prometido por Lula aos ativistas em 20 de novembro de 2008, Dia Nacional da Consciência Negra, mas ainda não ocorreu.
"Quero um plano, quero contribuir para um plano, mas um plano para valer", afirmou ele, reclamando da falta de outras medidas. "Pergunta o que tem no Orçamento da União para implantar a Lei 10.639/203, que ordena o ensino de história da África nas escolas: nada. Quem mais se opõe a isso são os neopentecostais, dizendo que vão ensinar macumba nas escolas", disse.
No fim da tarde, a comissão lançou nota lamentando o adiamento. "Já que o Estado é laico, nada mais comum e natural que o tratamento dispensado a todas as religiões seja igualitário", diz o texto, que também cobrou a reunião prometida pelo presidente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
FONTE:
REDE RECORD

TELEVISÃO

Uma hora de televisão por dia aumenta risco de morte
Cada hora passada em frente à televisão aumenta em 11% o risco de uma morte prematura e 18% o risco de morrer de acidente cardiovascular.
As conclusões são de um estudo australiano, publicado em Circularion: Journal of the American Heart Association, que analisou os hábitos de vida de 8800 pessoas de 2000 a 2006. A investigação prova que o sedentarismo ligado ao facto de se ver televisão tem uma influência nefasta sobre a taxa de açúcar e de gordura no sangue.
Não importa se somos obesos, temos excesso de peso ou somos saudáveis: uma hora de televisão por dia aumenta 11% o risco de morrer prematuramente, 9% de morrer de cancro e 18% de ter um acidente cardiovascular.
Aqueles que vêem quatro horas de televisão por dia aumentam os riscos de morte prematura em 46% e de doença cardiovascular fatal em 80%.
"O corpo humano está concebido para se mexer, mas não para ficar sentado durante longos períodos", indicou David Dunstan, principal autor do estudo e professor do Instituto de Diabetes de Victoria, na Austrália, citado pela AFP.
"As evoluções tecnológicas, sociais e económicas fazem com que as pessoas não accionem mais os seus músculos como antigamente, logo os seus níveis de gasto de energia baixa", acrescenta. "Para muitos, os movimentos quotidianos resumem-se a passar de uma cadeira para a outra, do assento do automóvel para a cadeira do escritório e depois para o sofá", indicou.
FONTE:
DN CIÊNCIA

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

H1N1

Polémica
Críticas sobre H1N1 fazem OMS rever regras para pandemia
por PATRÍCIA JESUS - Hoje

OMS vai submeter-se a uma avaliação externa sobre a sua actuação face à doença.
As críticas sobre o alarme criado à volta da gripe A podem fazer com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reveja as regras internacionais para declarar uma pandemia. Isto depois de ter anunciado, na semana passada, que vai pedir uma avaliação externa à forma como geriu a situação, na sequência de acusações de conivência com a indústria farmacêutica.

Actualmente, a principal condição para se declarar uma pandemia é a propagação geográfica da doença, mais do que a gravidade. Mas o facto de a gripe A se ter revelado, até agora, mais benigna do que os cenários iniciais - levando muitos a criticar o nível de alerta determinado - pode fazer com que a OMS mude essa regra. Para a directora-geral da organização, Margaret Chan, o problema em relação à gripe A "é a diferença entre o que esperávamos e o que se passou".
Mas para o director do Centro de Análise de Resposta à Gripe Pandémica, Constantino Sakellarides, é preciso esclarecer todas as dúvidas sobre a actuação da OMS. O especialista, que trabalhou oito anos na organização, não tem dúvidas sobre a idoneidade desta estrutura e considera a sua credibilidade fundamental para assegurar a sua eficácia no futuro. "Isto é grave porque não temos muitas instituições nas quais podemos confiar e a OMS tem sido barómetro da decência", indica. O especialista admite a possibilidade de um dos muitos peritos ser conivente com as farmacêuticas, mas considera que, no conjunto, a OMS "não é permeável" a influências económicas ou políticas.
A questão foi levantada por um grupo de parlamentares do Conselho da Europa, liderado por Wolfgang Wodarg, que acusou a OMS de ter "relações impróprias" com as empresas do sector farmacêutico e de ter contribuído para o "maior escândalo médico do século". O médico alemão, que está de saída do Conselho da Europa (CE), apresentou um documento a pedir uma investigação à "falsa pandemia", que será discutido no próximo dia 25.
Piotr Mierzewski, da divisão de saúde do CE, salienta que mesmo que esta moção seja aprovada é apenas uma recomendação ao Comité de Ministros dos 47 estados membros. "Não estamos a julgar a OMS", conclui. A indústria farmacêutica, que terá obtido lucros suplementares de 10 mil milhões de dólares graças à venda de vacinas e medicamentos contra a gripe A, já se declarou disponível para participar, bem como a OMS.
A organização decidiu entretanto realizar uma avaliação externa, mas até ontem limitou-se a indicar que esta será feita por um grupo de peritos e que será tornada pública - não se sabe ainda quando nem como. O inquérito deve esclarecer quais foram os critérios para aumentar o estado de alerta até à declaração de pandemia e se houve influência das farmacêuticas nas recomendações emitidas.
FONTE:
DN CIÊNCIA

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Germinados en el plato

Germinados en el plato, fuente de vitaminas
Destacan por su riqueza en vitaminas, minerales, enzimas y clorofila, muy funcionales y que mejoran las digestiones
Cualquier semilla de leguminosa o de grano de cereal se puede germinar, aunque los más comunes son los brotes de soja. El proceso en casa es sencillo, ya que los instrumentos para llevarlo a cabo son múltiples. Todos ellos proporcionan una humedad, aireación y temperaturas adecuadas para que las semillas broten. Cuando lo hacen, los germinados se convierten en un alimento rico en vitaminas, con un valor nutritivo semejante al de frutas y verduras.
Además de los germinados de soja, son muy apreciados los de judía mungo y de alfalfa, tiernos y con buen sabor, los de cereales como el trigo y la cebada o las semillas de hortalizas como el berro, el rábano, el brécol, la calabaza, el girasol, el lino y el sésamo. Realizar el proceso de germinado en casa da la oportunidad de disfrutar de alimentos muy nutritivos siempre que se desee.
Nutrientes que se concentran
Los germinados tienen un valor nutritivo que se asemeja al de frutas y verduras por su contenido en agua y su riqueza en vitaminas y minerales, enzimas y clorofila. Los componentes que se concentran durante este proceso son muy funcionales; estimulan los procesos digestivos y resultan fáciles de digerir, son ricos en antioxidantes (vitamina C y betacarotenos) y minerales como el magnesio y su aporte calórico es escaso: 100 gramos de brotes de soja se traducen en 30 calorías.
El consumo de estos alimentos está indicado en caso de anemia debido a su riqueza en clorofila, con demostrados efectos antianémicos. También es oportuno para quienes, por complicaciones de estómago, no toleren las legumbres cocidas. Éstas se pueden sustituir por sus germinados, que se digieren mejor tras un escaldado previo de un minuto.
Germinar en casa
Los granos destacan por su sabor y calidad nutritiva. No obstante, cualquier semilla se puede germinar, salvo las de tomate y patata. Si el proceso se realiza en un frasco de vidrio, las semillas más indicadas son las de alfalfa, judías mungo, lentejas y guisantes. Basta con colocar el recipiente en el lugar más cálido de la casa y asegurarse de que las semillas permanecen lejos de la luz directa del sol, que enverdecería los brotes.
Los pasos para un correcto germinado son sencillos: se cubre el fondo del bote con tres capas de granos y se añade agua en una cantidad tres veces superior al volumen de las semillas o granos. El recipiente se guarda durante unas horas en un lugar oscuro y cálido, a una temperatura que ronde los 20ºC. En este tiempo, comienza la pregerminación.
En el caso de achicoria, col, rábano y comino, el proceso dura unas cinco horas; para la alfalfa, basta con cuatro; diez horas para el alforfón, los guisantes, y la zanahoria; y entre 12 y 14 horas para garbanzos, lentejas, soja verde, semillas de girasol y de trigo. Finalizado este periodo, se escurren los granos y se enjuaga el contenido con agua fría. A continuación, se tapa el recipiente con una gasa y se deposita de nuevo en un lugar oscuro y cálido, colocado boca abajo, de manera que los granos húmedos estén en contacto con la gasa. Para finalizar, se enjuagan los granos dos o tres veces al día durante los primeros días -después sólo una vez diaria hasta que germinen-. Conviene lavarlas y escurrirlas muy bien antes de consumirlas.
RECETAS CON GERMINADOS
Las semillas germinadas se pueden añadir a las ensaladas, a diversas salsas o saltear para dar más sabor a una tortilla. Lo más común es agregar los germinados crudos a las ensaladas. El recetario de CONSUMER EROSKI propone diferentes y originales recetas de ensalada con germinados, como la de lentejas con germinados de la propia legumbre, arroz salvaje, patata con germinados de brécol y lombarda o rúcula con brotes de lombarda.
Los brotes pueden servir de ingrediente crujiente y nutritivo para enriquecer variados platos como una sopa de germinados, una sopa fría de hinojo y apio o una guarnición para acompañar a un pescado como el salmón. Estos alimentos se añadirán a los platos cocinados al final para que el calor no altere sus propiedades.
FUENTE:
CONSUMER EROSKI
http://www.consumer.es/web/es/alimentacion/aprender_a_comer_bien/alimentacion_alternativa/2001/04/18/34830.php

ALERTA PARA A ALIMENTAÇÃO

Especialistas alertam para riscos de frangos de 10 kg
por ELISABETE SILVA - Hoje

Aves resultam de cruzamento entre espécies e são criadas em Israel. Impacto na saúde pode demorar anos a revelar-se.
O acasalamento de um pequeno frango sem penas com outro mais gordo resultou num animal de 10 kg, já depenado. A experiência foi feita em Israel - pioneiro na biotecnologia alimentar - e a recente reportagem de um cozinheiro garantiu que a carne era mais tenra e saborosa. Estas mutações são vistas com desconfiança pelos especialistas, pois as experiências do passado comprovam muitos fracassos nestas alterações, que nalguns casos foram fatais para o homem.
A nutricionista Alexandra Bento considera as alterações genéticas negativas, as em animais ou em vegetais. "Os nutricionistas vêem com receio as modificações. Aconselha-se que as pessoas a recorram a alimentos naturais", disse ao DN.
A presidente da Associação de Médicos Veterinários, Sofia Almendra, subscreve o alerta. A especialista defende que "só daqui a uns anos teremos a percepção se estas mutações são ou não negativas para a saúde humana. Não são feitos estudos e muito menos testes em humanos, pois tal não é possível". E lembra que muitas vezes consequências só são visíveis a longo prazo, como no caso das vacas loucas, cujo período de incubação pode chegar aos 12 anos.
"A inovação nesta área não é necessária. Se falássemos de distribuição de alimentos pelos locais que mais necessitam ainda se compreenderia, mas o objectivo destas experiências é apenas vender", realça Alexandra Bento.
Sofia Almendra não acredita que a criação de frangos com 10 kg seja uma preocupação para o futuro de outras espécies. "Na história da humanidade o que temos mais são exemplos de mutações de animais, este é apenas mais um", afirmou. Para a veterinária a possibilidade de se ver no mercado frangos tão grandes é quase nula. "Há uns anos tentou-se criar um porco com mais uma costela, para se ter mais uma costeleta. O resultado foi desastroso", relembra.
Sofia Almendra destaca o cuidado existente no País para a mutação de animais.
"O exemplo de Israel dificilmente se tornaria realidade em Portugal. Aqui há muitas regras e são cumpridas", garante.
FONTE:
DN CIÊNCIA - PORTUGAL

Cuidado com o que você come

Cuidado com o que você come
Consumidores não se preocupam com origem e conservação dos alimentos que compram
Por Paula Desgualdo

Segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, nem todo mundo está atento à origem e à conservação dos produtos que consome. A grande maioria dos entrevistados não confere etiquetas, data de validade e a aparência da comida que leva para casa (veja os números nos complementos da matéria). “Participaram da pesquisa 400 pessoas com o sistema imune comprometido, que estão mais sujeitas a doenças causadas por alimentos”, conta o autor, William Waissmann. “Se entre elas já há esse descuido, imagine entre indivíduos saudáveis”, deduz. O resultado levou o pesquisador a criar um hotsite educativo para crianças e adultos. Em http://www.cuidardosalimentos.fiocruz.br/, você encontra dicas sobre compra, preparo e armazenamento.

Complementos :

O que revelam os números

Entenda o rótulo

FONTE:

SAÚDE É VITALhttp://saude.abril.com.br/edicoes/0311/nutricao/conteudo_471748.shtml

“Pílulas inteligentes” viram realidade

“Pílulas inteligentes” viram realidade
15/01/2010

Fonte: Economist
Com a aproximação do fim de inúmeras patentes, as farmacêuticas estão buscando alternativas de lucro. Novartis, uma gigante do setor, começa a investir em “pílulas inteligentes”. Esta nova tecnologia permite que remédios ingeridos pelos pacientes enviem dados sobre eles para seus médicos.

A tecnologia funciona por um chip que, antes de ser digerido, envia um sinal para um segundo chip inserido na pele, que por sua vez envia os dados para um celular ou direto para o computador, usando a internet. Com os dados é fácil identificar quando os pacientes não estão tomando o remédio na hora ou estão tendo efeitos colaterais. A pílula inteligente resolveria estes problemas que levam a internações que, estima-se, custem US$ 100 bilhões por ano só nos Estados Unidos.
Existem preocupações sobre violação de privacidade. Conforme elas vão se tornando mais sofisticadas, as empresas poderão utilizar os dados para pesquisas. Governos com sistemas de saúde pública também estão obrigando as empresas a provar que as pílulas funcionam como deveriam. Peter Lawyer, do Boston Consulting Group, acredita que a supervisão do governo pode ser salutar para garantir que a tecnologia seja usada de forma adequada.

FONTE:

OPINIÃO E NOTÍCIA

http://opiniaoenoticia.com.br/vida/ciencia/%e2%80%9cpilulas-inteligentes%e2%80%9d-viram-realidade/

PLÁSTICOS E PROBLEMAS CARDÍACOS

Estudo confirma ligação entre plástico e problemas cardíacos
De acordo com cientistas a exposição constante a um componente químico presente em plásticos pode causar doenças cardíacas. A substância, chamada bisfenol A, quando detectada na urina de pacientes, sempre estava conectada a problemas no coração.
Para os especialistas, o bisfenol também pode ter um papel importante em doenças do fígado e na diabetes.
A substância é normalmente usada para endurecer canos de plástico, garrafas pet de bebidas e outras embalagens de alimentos. Os cientistas agora se preocupam em abolir seu uso em embalagens de alimentos e bebidas, e a U.S. Food and Drug Administration (FDA), o órgão americano que controla a qualidade de remédios e alimentos, já começou a alertar contra o uso deste tipo de plástico em alimentos de crianças. No Canadá o governo já está para lançar uma lei que proíba o uso do bisfenol em mamadeiras.
Os especialistas estimam que o bisfenol pode ser encontrado no corpo de 90% da população da Europa e dos Estados Unidos. Atualmente são produzidas 2,2 toneladas da substância por ano. [Reuters]
FONTE:
HYPESCIENCE

Tecnologia

Primeiro transplante de músculos artificiais é feito com sucesso nos olhos
18/01/2010

O primeiro transplante de músculos artificiais foi feito com sucesso por cirurgiões da UC Davis Medical Center, nos Estados Unidos. Pacientes com paralisia facial receberam o transplante nos olhos e retomaram a capacidade de piscar.
A experiência irá ajudar pessoas que não conseguem fechar os olhos ou mexer a região dos olhos após terem sofrido derrames, ferimentos ou cirurgias mal sucedidas. Além disso, em um futuro próximo, a mesma técnica poderá ser usada em outras partes do corpo.
Os músculos artificiais foram feitos com polímeros de silicone e pequenos eletrodos. A técnica é chamada de EPAM (músculos artificiais feitos com polímeros eletroativos, na sigla em inglês) e promete revolucionar a área de reabilitação facial. O EPAM age como os músculos verdadeiros, expandindo ou contraindo de acordo com ajustes de voltagem.
FONTES:

O Globo - Primeiro transplante de músculos artificiais é testado com sucesso na área dos olhos

OPINIÃO E NOTÍCIA http://opiniaoenoticia.com.br/vida/saude/primeiro-transplante-de-musculos-artificiais-e-feito-com-sucesso-nos-olhos/?ga=dstf1

domingo, 17 de janeiro de 2010

CIRURGIA EXPERIMENTAL

Procuradora pede a suspensão da cirurgia experimental que promete curar diabetes
O médico Aureo Ludovico de Paula terá de se defender na Justiça Federal da acusação de usar pacientes como "vítmas/cobais" de técnicas experimentais
Ivan Martins
AUREO E DALIANA O médico (à esq.) diz que não faz cirurgia ilegal. Sua paciente (à dir.) diz que foi enganada e prejudicada. Outras 11 famílias dizem o mesmo e buscam justiça
O médico Aureo Ludovico de Paula tornou-se conhecido por realizar operações que prometem curar o diabetes. Agora, terá de se defender na Justiça Federal da acusação de praticar em seres humanos técnicas experimentais de medicina. Segundo a Procuradoria Federal de Goiás, suas técnicas teriam levado à morte pelo menos sete pessoas. A acusação contra ele foi apresentada na semana passada pela procuradora federal Léa Batista de Oliveira. Num documento de 39 páginas, ela se refere aos pacientes de Aureo como “vítimas/cobaias” e termina com o pedido de suspensão imediata da técnica cirúrgica conhecida como interposição ileal. Aureo pratica a técnica experimental de forma não regulamentada. Operou gente famosa, como o apresentador de televisão Fausto Silva e o senador Demóstenes Torres. A procuradora também acusa o Conselho Regional de Medicina de Goiás de omissão diante das ações do médico.
Um despacho assinado na quinta-feira pelo juiz Urbano Leal Berquó Neto, da Justiça Federal de Goiás, intima Aureo e o CRM de Goiás a se manifestarem sobre as acusações em 72 horas. Na mesma quinta-feira, o CRM de Goiás recebeu uma denúncia coletiva contra o médico por “cirurgia experimental clandestina, ilegal e imoral em seres humanos”. A denúncia foi apresentada por seis pessoas (quatro delas parentes de pacientes mortos) e pede interdição imediata do médico e cassação de sua licença ao final do processo. “São várias pessoas contra o mesmo médico, com a mesma queixa. Nunca vi nada assim”, diz o advogado Marcelo Di Rezende, que apresentou a denúncia.
Em entrevista a ÉPOCA, Aureo queixou-se de que não teve acesso às acusações contra ele. Afirmou que dispõe de farta documentação científica em sua defesa. “O que eu faço não é ilegal nem experimental”, afirma. “É uma revolução que já beneficiou mais de 700 pacientes. Só estão olhando para um lado da história.”
Aureo tornou-se conhecido em 2007, quando uma revista semanal dedicou reportagem de capa ao método cirúrgico que ele pratica. A revista estampou uma maçã do amor na capa e a chamada “Cura do diabetes: a esperança está numa cirurgia”. O médico operava em vários hospitais, inclusive no conceituado Albert Einstein de São Paulo. Segundo a denúncia da procuradora, cobrava caro por seu trabalho – ainda que a cirurgia não fosse regulamentada e tampouco seguisse o protocolo exigido por lei para tratamentos experimentais. Entre outras restrições, o protocolo proíbe a cobrança de honorários.
Em julho do ano passado, uma de suas pacientes, Daliana Kristel Gonçalves Camargo, apresentou queixa contra Aureo na Procuradoria Federal de Goiás. Disse ter sido usada como cobaia involuntária de uma experiência médica que resultara em danos gravíssimos a sua saúde. A família pagou R$ 28 mil e ela foi submetida sem seu conhecimento à interposição de íleo, embora não fosse diabética. Hoje tem uma fístula (um buraco) no estômago que a impede de comer ou tomar líquidos. Daliana se alimenta por sonda. A Procuradoria de Goiás reuniu 11 famílias com reclamações semelhantes contra o médico. Em novembro do ano passado, o Conselho Nacional de Saúde considerou ilegal a técnica cirúrgica oferecida por ele. Agora o assunto está nos tribunais.
FONTE:
REVISTA ÉPOCA
Atualizado em 17/01/2010 - 13:57

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CASAMENTO

Una pareja centenaria se convierten en el símbolo del amor eterno en Turquía
-Tienen 112 y 110 años y llevan 90 juntos.
-Afirman que no han tenido problemas y que quieren morir juntos.
-Su secreto: su alimentación natural y saludable.

AGENCIAS. 15.01.2010 - 11.42 h Foto: Ensar Ozdemir / EFE
Los turcos Abdullah y Elif Adigüzel, de 112 y 110 años, respectivamente, llevan 90 años casados.

Llevan 90 años casados, tienen 112 y 110 años, juntos han visto caer al Imperio Otomano y nacer nuevos países y su máxima aspiración sigue siendo seguir unidos hasta la muerte. La historia de amor de la centenaria pareja que forman Abdullah y Elif se ha convertido en un símbolo del amor perdurable en Turquía.
Nos queremos mucho. Nunca hemos tenido problemas durante 90 años.
Abdullah Adigüzel, nacido en 1898, y su esposa, Elif, nacida en 1900, se enamoraron en su juventud y aseguran no haber tenido ni un sólo problema matrimonial en toda una vida de convivencia. "Nos queremos mucho. Nunca hemos tenido problemas durante 90 años. Sólo tenemos un último deseo: tenemos que morir juntos. Porque si uno de nosotros muere, el otro sentirá que ha perdido la mitad de sí mismo", explicó Elif a la agencia turca Anadolu.
El hijo más joven de la pareja, Ismail, de 60 años y que vive aún con ellos, asegura que sus padres son un "ejemplo de amor" y de "matrimonio perfecto", no sólo para la familia sino para todo aquel que los conoce.
La mujer dio a luz diez hijos, de los que viven siete. La familia sigue aumentando y suma 113 miembros entre nietos y bisnietos y, cada año, en ocasiones especiales y durante las fiestas religiosas, todos se juntan en el pequeño pueblo de Yazibasi en la provincia oriental de Malatya, donde viven Elif y Abdullah.
Sólo tenemos un último deseo: tenemos que morir juntos
El hombre cumplirá 113 años el próximo mes y conserva vivos recuerdos de los tiempos muy pasados. Tanto él como su mujer nacieron cuando su país era aún Imperio Otomano y juntos han vivido la caída de los sultanes, la fundación de la moderna República de Turquía y varias guerras. Por ejemplo, Abdullah se acuerda perfectamente de la Primera Guerra Mundial y de cómo, unos años después, en 1920, hizo el servicio militar en los Dardanelos, y hubo de cavar nuevas trincheras donde aún permanecía viva la destrucción de una de batallas más sangrientas de la Primera Guerra Mundial.
Los apacibles ancianos turcos creen que el secreto de su larga vida está en su alimentación natural y saludable. "Comemos cosas del pueblo. Antes, todo tenía su propio sabor. Pero en los últimos años ya no encuentro esos viejos sabores. He dejado de comer verduras porque huelen a medicinas. Ya hasta me parece que el pan que cocemos en casa no sabe igual que antes", explica Elif.
FUENTE:
20 MINUTOS - ESPAÑA

RIO DE JANEIRO

Temperaturas de 50 graus no Rio de Janeiro
2010-01-15 14:21:38

FONTE:
RTP PORTUGAL
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Temperaturas-de-50-graus-no-Rio-de-Janeiro.rtp&headline=20&visual=9&article=310904&tm=7

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CHINA

Google denuncia ataque e acaba com censura na China
por DN.PT com agências

Está aberta a guerra entre a Google e a China: a gigante tecnológica americana denunciou um ataque "hacker" das autoridades chinesas aos activistas pelos direitos humanos, deixou de filtrar os seus conteúdos na versão chinesa do motor de busca e promete retirar-se da China se a situação não for esclarecida.
A Google, gigante tecnológico norte-americano, denunciou terça-feira ataques informáticos em massa provenientes da China, visando militantes chineses dos direitos humanos e afectando "pelo menos 20 grandes empresas". Os Estados Unidos também já pediram explicações à China, que não comenta as acusações da Google.
"Detectámos um ataque muito sofisticado e dirigido contra a nossa infra-estrutura, oriunda da China e que resulta num roubo de propriedade intelectual", afirmou David Drummond, responsável jurídico da Google, em comunicado.
O ataque afectou "pelo menos 20 outras grandes empresas em vários sectores, sobretudo Internet, finanças, tecnologia, comunicação social e química".
A Google diz ter "a provas de que o objectivo primeiro dos assaltantes era aceder às contas de correio electrónico do Gmail de defensores chineses dos direitos humanos" e estima que, nesta altura, o ataque não cumpriu o objectivo.
A empresa disse que não vai filtrar mais a informação no seu motor de busca na China e David Drummond, anunciou que a empresa poderia retirar-se da China na sequência destes acontecimentos.
Em reacção às acusações da Google, os Estados Unidos exigiram à China explicações sobre os ataques informáticos.
"A Google informou-nos destas acusações, que nos suscitam graves inquietações", declarou a secretária de Estado Hillary Clinton em comunicado. "Poder trabalhar com confiança no ciberespaço é fundamental numa sociedade e na economia moderna", sustentou Hillary Clinton, que avisa no comunicado: "Estamos à espera de uma explicação do governo chinês.

China não comenta possível saída da Google

Um responsável chinês recusou hoje comentar a anunciada disposição da Google de se retirar da China, afirmando que as autoridades estão ainda a procurar informações acerca do referido anúncio.
"É difícil dizer se a Google sai da China ou não. Ninguém sabe", disse um alto funcionário do Gabinete de Informação do governo chinês à agência noticiosa oficial chinesa.
"Estes ataques e a vigilância que eles evidenciam, conjugados com as tentativas registadas no ultimo ano para limitar ainda mais a liberdade de expressão na Web, levaram-nos a concluir que devemos rever a viabilidade das nossas operações comerciais na China", escreveu David Drummond no seu blogue.
A Google tem um site chinês, "google.cn", e emprega cerca de 700 pessoas na China.
"Drummond disse que a censura na China e recentes ataques aos serviços da Google na China forçaram a companhia a proceder àquela revisão", referiu a agência noticiosa oficial chinesa.

FONTE:

DN GLOBO

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1469008&seccao=%C1sia